Pessoas queridas…
.
.
Mais uma viajante mandou uma de suas histórias de viagem ao blog.
.
.
Hoje foi a vez da querida amiga e leitora BETH MUNIZ, que retratou uma experiência pessoal em um novo ponto turístico do Rio de Janeiro (passeio pelo Teleférico do Complexo do Alemão), publicou em seu blog e mandou para mim para que fosse compartilhado com vocês…
.
.
Bora viajar com ela…
.
.
Por Beth Muniz:
.
.
Com Bonsucesso visitei a Baiana e em seguida lhe dei um Adeus. O Alemão me convidou a conhecer o Itararé e depois me levou ao Palmeiras.
.
.
Entendeu?
.
.
É coisa de primeiro mundo, bem longe do mar de Copacabana, bom, bonito e barato, mas nem por isso menos importante.
.
.
Nenhuma pichação nas paredes, nenhum papel pelo chão, nada de ameaças à integridade física dos moradores e/ou turistas, e zero de atitude de desrespeito por parte dos funcionários do sistema. Os são banheiros são mais limpos que os de muitas estações do Metrô da Zona Sul.

.

Durante as subidas esbarrei com turistas da Alemanha, Japão, Estados Unidos, Argentina, São Paulo e Curitiba.

 

Conversei com os nativos e colhi as suas impressões. Todos felizes e sentindo-se como verdadeiros cidadãos que trabalham, pagam os seus impostos e colhem os frutos do investimento que fizeram durante toda a vida de trabalho, mas que só agora conseguem perceber o retorno. Um deles me falou: “Claro que nem tudo são flores. Mas, na boa… hoje, há mais flores que espinhos”! E depois, a meu pedido, me orientou na localização visual das comunidade.

 

Teleférico Rio de Janeiro

Teleférico Rio de Janeiro

 

Seis estações (Bonsucesso, Baiana, Adeus, Alemão, Itararé e Palmeiras) distribuídas ao longo dos 3,5 quilômetros percorridos pelo teleférico do Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro.

 

 

A Política de Pacificação
.
.
Inauguradas em julho de 2011, completa este mês um ano de feliz convivência com a cidade. As edificações foram projetadas pelo arquiteto Jorge Mario Jáuregui e tiveram como inspiração a iniciativa semelhante à adotada em Medellín, na Colômbia.

 

Parte integrante da Política de Pacificação das Comunidades, junto com a sua concepção e implantação trouxe no pacote, a iluminação pública, a pavimentação das ruas, a coleta seletiva do lixo, novas escolas, postos de saúde, cinemas, espaços para exposição e espaços coletivos para a prática de lazer e esportes.

 

Onde ontem havia o domínio do tráfico, hoje, do alto, dá para observar crianças brincando pelas ruas e vielas, meninos empinando pipas e a polícia militar executando o seu trabalho. Em cada estação existe ou está sendo implantada uma UPP.

 

– Como chegar

 

De qualquer estação do Metrô, siga na direção à da Estação Central do Brasil (Centro). Lá, pegue um trem do ramal da Central (Mangueira, Maracanã, Bonsucesso, Mágno, etc). Desça na Estação Bonsucesso (não precisa sair da estação) e suba até a parte em que fica o acesso aos teleféricos.

 

-Custo

 

Se for direto sem descer nas estações, o custo total é de R$ 2,00 (ida e volta). Se resolver descer, acrescente R$ 1,00 por cada parada (os moradores cadastrados no sistema pagam um valor diferenciado por conta do bilhete único).

 

Como gosto de sentir as coisas ao vivo e as cores, depois de participar da Rio+20, fui lá conferir, até para entender melhor o processo de pacificação, e me preparar para fazer a defesa da conquista de várias comunidades, que durante anos a fio, foram estigmatizadas pela mídia conservadora e a classe média carioca, apenas como marginais faveladas.

Então, gostou da dica?
.
.
Quando vier à Cidade Maravilhosa, não deixe de conhecer.
.
.

Autora: Beth Munizhttp://blogdabethmuniz.blogspot.com.br.

Se você quiser fazer como a Beth, enviar a história da sua viagem ao blog clique aqui.

.
Beth, adorei a dica. Certamente quando estiver novamente nesta cidade INCRÍVEL, farei este passeio.
.
.
E vocês? Gostaram da dica da Beth? Já percorreram por esse trajeto na cidade maravilhosa? Contem para nós ok?
.
.
.
.
E agora pine essa ideia:
.
.
Teleférico do Complexo do Alemão - RJ

Teleférico do Complexo do Alemão – RJ

 

 

Bora viajar com o Top 5 Tour?

É só clicar nos links dos parceiros do blog aqui embaixo, que você acessa os serviços com tranquilidade, não pagando nada mais por isso.

Hospedagem: Booking.com

Seguro de viagem: Seguros Promo

Alugue um carro: RentCars.com

Passagens aéreas: Menor preço

Cruzeiros: LogiTravel

Resumo
História viajante - Beth Muniz e seu passeio pelo Teleférico do Complexo do Alemão - RJ/BR
Nome do artigo
História viajante - Beth Muniz e seu passeio pelo Teleférico do Complexo do Alemão - RJ/BR
Descrição
História viajante de Beth Muniz - Passeio pelo teleférico do complexo do alemão. Rio de Janeiro - Brasil
Autor
Publicado por
Andrea - Top 5 Tour