Como tirar o visto americano?

Como tirar o visto americano? Você sabe?
.
Muita gente tem essa dúvida não é? Não sabendo nem por onde começar…
.
Por tal razão pensei nesse post, esperando ajudar a todos.
.
Aqui vou falar especificamente de visto para não imigrantes que pretendem viajar para os Estados Unidos.
.

Como tirar o visto americano?

Antes de qualquer coisa saibam que é relativamente simples todo o procedimento para tirar o visto americano, dando para você mesmo fazer sozinho pela internet.

Agora o encontro para a retirada do visto se dá em duas etapas:

1a. Centro de Atendimento ao Solicitante do Visto – lugar onde é feito a apresentação de alguns documentos (finalização do formulário preenchido no site, docs. pessoais, etc. Também podem tirar foto e impressão digital).

2a. Consulado Americano – lá é onde efetivamente é feita a entrevista para a concessão do visto (levar toda a documentação por cautela, passaportes e vistos anteriores também).

Antigamente tudo era feito no Consulado e demorava praticamente metade de um dia. Agora, com essa divisão, tudo se resolve mais rápido, de meia a uma hora em cada lugar.

Tirar o visto americano ou renovar o visto americano?

Dúvida muito comum entre as pessoas é saber se deve solicitar a renovação de um visto americano ou tirar um visto americano.

A renovação do visto acontece quando você solicita um novo visto antes do seu vencimento final ou mesmo, segundo o próprio site do Consulado Americano, em até 48 meses da data de expiração do visto.

A solicitação primária do visto americano acontece quando a pessoa está pedindo pela primeira vez ou quando já ultrapassado o prazo acima da renovação.

De qualquer forma, seja um procedimento ou outro, o formulário DS 160 terá que ser preenchido totalmente por você, diferenciando a solicitação da renovação na prática apenas em não ter que comparecer no Consulado Americano se você for renovar, somente no Centro de Atendimento. Mas isso também poder ser que aconteça, a depender do próprio Consulado.

Bom, com passaporte em mãos, o começo de tudo…
.

Como tirar o visto americano – passo a passo

Acesse o site https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/

Essa é a página oficial do Consulado direcionada ao visto americano.

Clique em solicitar ou renovar visto que o formulário DS 160 já será aberto para que você possa preencher.

Formulário DS – 160

O preenchimento do formulário é obrigatório e está em inglês, mas se alguém não domina a língua fique tranquilo, pois tendo uma noção básica dá para preencher perfeitamente.

Além disso o próprio site conta com uma tradução (clique em cima da frase a traduzir com o botão direito do mouse que a tradução aparecerá para você).

É verdade que é um questionário um tanto quanto longo, pois tudo é perguntado, desde dados pessoais, até graduação, trabalho, etc. De qualquer forma, apesar de demorado, é de fácil preenchimento.
.
Esteja com todos os seus documentos em mãos ao iniciar esse processo para facilitar o preenchimento pois datas também serão solicitadas.
.
Após o preenchimento do formulário, o site gerará um boleto para pagamento da taxa de solicitação do visto – MRV – no valor de U$ 160 (cento e sessenta dólares). Essa taxa poderá também ser paga no cartão de crédito. As informações do cartão, nessa opção, já são passadas ao site nesse momento.
.
Após o pagamento é só agendar a entrevista.
.

Entrevista para o visto americano

Como disse acima, a primeira visita é no CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto e a segunda no Consulado Americano (o site automaticamente já agenda um e o outro na sequência).

Você poderá comparecer no CASV com ou sem foto (apesar do site sugerir que se leve uma foto com fundo branco 5×5). Caso você não compareça com foto, existe atendimento para tirar foto lá mesmo, mas o procedimento é mais rápido se você comparecer com foto.
.

Atualmente a agenda para as entrevistas estão um pouco longas, chegando a demorar até um ano – efeitos da pandemia. De qualquer forma, a sugestão é que mesmo que a sua data esteja longe, entre no site com frequencia para ver se alguma outra data anterior a sua foi liberada pois, sim, isso pode acontecer e a sua entrevista acontecer antes.

Após o atendimento no CASV, você receberá um e-mail do Consulado informando sobre a retirada do seu passaporte já com o visto ou o código de rastreio caso você tenha optado por receber pelo correio (existe a opção de pagar uma taxa extra no próprio site do Consulado e receber o passaporte com o visto pelo correio).

Caso você tenha agendamento também no Consulado, é só lá comparecer com os documentos em mãos, passar pela entrevista e aguardar a data para retirada (ou recebimento) do seu passaporte com o visto.

Agora é só esperar a viagem e curtir bastante esse país que todo brasileiro adora!!!!

E agora salve essa dica no seu pinterest para consultar sempre que precisar:

 

Saiba como tirar o visto americano
Saiba como tirar o visto americano

Compartilhe este post:

9 comentários em “Como tirar o visto americano?”

  1. Etapas simples para preencher seu pedido de visto de não imigrante nos EUA:

    Etapa 1) Preencher o Formulário DS-160
    Etapa 2) Pague sua taxa de solicitação de visto para os EUA
    Etapa 3) Agende sua entrevista de visto com uma embaixada ou consulado dos EUA em seu país de residência
    Etapa 4) Prepare seus documentos, fotografias e outra papelada relevante
    Etapa 5) Comparecer à entrevista de visto na embaixada ou consulado dos EUA

    Responder
  2. Oi Edu….
    Estava sentindo sua falta por aqui….rs
    As coisas melhoram mto mesmo e, como vc mesmo disse, talvez melhorem ainda mais com essa possibilidade…
    Bom vc ter registrado isso aqui. Fiquemos atentos e vamos aguardar pelas novidades…
    Beijos e obrigada pela visita e comentário!!!

    Responder
  3. Oi Andrea.
    Realmente hj em dia as coisas estão mais fáceis.
    Lembro que, há 2 anos, quando fui renovar o meu visto, acho que tive que esperar mais de 60 dias pra agendar a entrevista, além das 4 horas no Consulado Americano de SP… Ou seja: não adiantava ter pressa, pq nao iria fazer a fila andar mais rápido rs.
    Que bom que hoje todo esse trâmite é mais rápido… Agiliza td.
    Ah, e vale lembrar que, se Deus quiser, em breve a exigência do visto americano para a entrada nos EUA pode ser abolido. O Brasil e os EUA estão conversando a respeito desse assunto, pois o Brasil já preenche a maioria dos requisitos necessários para que não haja mais a necessidade de emissão do visto. O que facilitaria mto mais né?
    Vamos orar para que isso aconteça em breve.

    Parabéns pelo blog novamente.
    Bjs

    Responder

Deixe um comentário