Jamaica: o que fazer por lá em uma parada de navio?
.
Normalmente a Jamaica é destino de muitos cruzeiros por aí, principalmente aqueles que partem de Miami, incluindo o país para algumas horinhas por lá, para curtição dos turistas em algum cantinho pelo mar do caribe.

.

Os destinos na Jamaica com os navios de cruzeiro

.
E dentre os dois destinos em que o navio mais “estaciona” pela Jamaica estão Falmouth e Ocho Rios.
.
A minha viagem tinha como programação inicial a cidade de Falmouth mas, pelas condições climáticas, acabamos indo para Ocho Rios.
.
E então, mesmo com a mudança de roteiro, bora descer do barquinho e aproveitar para conhecer esse cantinho colorido do mapa – Ocho Rios, na Jamaica.
.

Jamaica: o que fazer em Ocho Rios numa parada de navio?

.
Ocho Rios é uma cidade pequena mas muito turística na Jamaica e que, segundo Wikipedia, não possui o que diz seu nome – “oito rios”.

Ocho Rios - Jamaica o que fazer

Ocho Rios – Jamaica

É quase que parada obrigatória de todas as rotas dos Navios de Cruzeiros pelo Caribe….
.
E, como eu disse, foi numa dessas que estive lá, no primeiro “stop” do MSC Divina após um dia inteiro de navegação depois da saída de Miami.

 Ocho Rios - Jamaica o que fazer

Ocho Rios – Jamaica

E então, chegando lá, o que fazer?
.

O que fazer em Ocho Rios, Jamaica

.

Pegar excursão do navio ou descer por conta?

.
A primeira dúvida de todos os navegantes é a respeito de pegar alguma excursão oferecida pelo próprio navio ou descer por conta.
.
Bom, eu já disse no post sobre como funcionam os passeios em terra nas viagens em cruzeiro, que o próprio navio possui boas opções de passeios, mas com preços, digamos que um pouco salgados (ainda mais nesse momento em que peguei o dólar a R$ 3,50).
.
Para vocês terem uma ideia, o valor mais barato das excursões disponíveis equivalia a U$ 39,90 (trinta e nove dólares e noventa centavos) e nada mais era do que te levar para praia em Ocho Rios.
.
Optamos por descer “por conta” + uma galera bacana que conhecemos no navio, para fechar alguma coisa em terra.
.
Para nossa alegria, estava chovendo horrores….ao invés de protetor solar tinha gente descendo de capa e guarda chuva do navio….
.
Mas ok, estamos no Caribe…bora tomar chuva gringa!!!
.

Fazer um city tour pela cidade

.
Uma opção que considero bem bacana de se fazer em qualquer destino é um city tour e, dessa forma, não seria diferente em Ocho Rios, ainda que numa parada de navio.
.
A primeira coisa que você tem que pensar quando fechar qualquer passeio por conta própria durante uma viagem de navio é o tempo que ele vai durar, afinal de contas existe o horário para se estar de volta ao navio para a partida ao próximo destino, certo?
.
Estando todos os horários condizentes com o seu tempo livre, ok, feche o passeio e aproveite.
.
E então, foi o que fizemos.
.
Verificado o horário do passeio, fechamos um city tour com uma Van, que estava a disposição bem no pier por onde descemos, pelo valor de U$ 20,00 (vinte dólares) por pessoa.
.
OBS: o único momento em que a chuva deu uma trégua foi no início do passeio quando paramos no mirante da primeira foto aqui do blog.
.
No tour vimos uma cidade de praia simples e hospitaleira, além de vários artistas de rua se exibindo por alguns trocos em dólar.
.
Algumas paradas estratégicas em mirantes acontecem durante o tour, além de uma paradinha em um centro local de gifts.
.

Visitar a Cachoeira do Rio Dunn

.
Esse passeio pode ser comprado individualmente, indo você direto para lá, ou mesmo fazer parte de qualquer tour.
.
No meu caso fez parte do city tour, por indicação da guia que foi nos acompanhando, uma paradinha nessa  conhecida Cachoeira.
.
Um passeio até as Cachoeiras do Rio Dunn ou Dunn’s River Falls, é super conhecido e procurado, tanto que a maioria das opções de passeios que estavam disponíveis pelo navio incluía essa cachoeira.
.
Mas…..santo momento de falta de lucidez das criaturas – e isso por causa do tempo que pegamos nesse destino.
.
Escalaríamos aquela cachoeira monstro – 183 metros – com aquela chuva???
.
Se estivesse um sol bacana o passeio seria agradável, mas com aquela tempestade….fala sério!!!
.
Por que não fomos para a casa do Bob Marley??? Muito mais propício, não?!
.
Pois é, mas ali estávamos…
.
Pagamos mais U$ 20,00 (vinte dólares) para entrar no parque, além de U$ 7,00 (sete dólares) pelos sapatos que obrigatoriamente deveriam ser alugados (para não escorregar ou machucar os pés).
.
Só a chuva que era grátis mesmo….
.
A cachoeira é bem grande e pessoas de todas as idades se aventuram, dos mais novos aos mais velhos, de verdade….
.
O desafio é escalar pelo meio das águas e é encarado sem qualquer proteção, apenas de mãos dadas com algum guia ou com o seu próprio grupo.
.
Fiquei realmente impressionada com a disposição de todos (e com aquela água na cabeça!!!).
.
Cachoeira Rio Dunn

Cachoeira Rio Dunn


Acabei não entrando no circuito pois estava de shorts jeans sem qualquer elasticidade e o meu biquini não era adequado para a aventura.
.
Fora a cachoeira, o parque tem uma praia particular que, obviamente, conta com a água cristalina e linda demais do mar do Caribe, que lórrrrrrrico, tive que entrar – paguei U$ 20,00 para entrar no mar (com chuva)?!
.
Ok…. estou no Caribe!!!! : S
.

Posso dizer que fizemos um programa de índio por causa da “poronga” da chuva, que não parou nenhum minuto, mas o desafio da cachoeira em dia de sol deve ser muito bacana.

Conhecer a Casa do Bob Marley

Bob Marley, famoso cantor e compositor de reggae jamaicano…como não conhecer?!

Estando por lá, que tal um pulinho até a sua antiga residência, que hoje é um museu aberto a visitação dos turistas?

O museu fica em Nine Mile, distrito localizado a 45 km de Ocho Rios e então, sendo compatíveis os horários, acho que é um passeio que vale a pena para curtir bem o local.

Ir ao Mystic Montain

O Mystic Montain é um parque que, dentre outras atrações, possui o Bobsled para a diversão de todos.

Alguém aqui sabe do que se trata?

O Bobsled nada mais é do que uma descida em trenó pela encosta de uma montanha sinuosa e que, no caso, nesse parque, possui 834 metros de altura.

Lembram do filme “Jamaica abaixo de zero”?

Pois é….euzinha estava louca para ir nesse outro parque mas…..fica para uma próxima viagem….

Caso a sua opção seja essa, saiba que esse outro parque é um pouco mais caro, na faixa de uns U$ 70,00 (setenta dólares) a entrada.

Confira um video no youtube para curtir um pouco dessa aventura…..

Ir para alguma praia em Ocho Rios

Logicamente que se o seu dia estiver cheio de sol, uma das coisas a se fazer por lá é escolher uma praia para curtir alguns momentos.

Mas saiba, desde já, que a maioria das praias em Ocho Rios é particular e por isso cobram ingresso para a sua entrada. Valores entre U$ 3,00 a 15,00 dólares.

Existe uma pequena praia que é liberada, tem acesso gratuito, apesar da entrada acontecer através de um condomínio – Carib Ocho Rios.

Se a sua ideia for essa, bora curtir um pouquinho de sol na Jamaica.

E você? Já encarou o desafio das cachoeiras do Rio Dunn? Pegou chuva…rsrsrs? O que achou? Conte sua experiência aqui pra gente.
.
.
E salve essa ideia no seu pinterest:
Ocho Rios - Jamaica

Ocho Rios – Jamaica

CHECK LIST DE VIAGEM – PLANEJE TUDO POR AQUI

Resumo
Jamaica: o que fazer em algumas horas em Ocho Rios
Nome do artigo
Jamaica: o que fazer em algumas horas em Ocho Rios
Descrição
Jamaica: o que fazer em Ocho Rios numa parada de navio. Você sabe? Confira as dicas de passeios por Ocho Rios, na Jamaica
Autor
Publicado por
Andrea - Top 5 Tour