Sabe o que significa IVA? – Imposto sobre valor agregado.

IVA - Imposto sobre valor agregado - Tax Free

IVA – Imposto sobre valor agregado – Tax Free

E o próprio nome já sugere o significado: imposto que está agregado a tudo que se compra e em, praticamente, todos os lugares do mundo.

Em cada país que o IVA vigora ele leva um nome diferente, com alíquotas diferentes, mas todos querem dizer a mesma coisa, ou seja, que se você comprar mercadoria ou serviço pagará por ele.

Mas porque é importante o conhecimento disso aos viajantes?

Explico:

Muitas vezes os viajantes estrangeiros tem direito a isenção desse imposto, ou, se pago, ao devido reembolso.

Como o imposto e a alíquota variam de país para país, o procedimento de isenção ou mesmo sobre a compra do que haverá a devolução da tarifa também varia em cada local.

Voltando agora de Montevideo no Uruguai, por exemplo, constatei que as isenções funcionavam apenas para pagamentos feitos no cartão de crédito e em locais determinados (a grande maioria eram restaurantes e que, logicamente, tinham que estar credenciados no serviço).

Alguns locais, quando do pagamento com o cartão de crédito, automaticamente, já constava no comprovante o valor isento ou que seria devolvido, pagando você pelo valor cheio, com um crédito direto na sua fatura.

Em apenas um local que fui foi diferente. Uma loja onde após a compra, houve a necessidade do preenchimento de um formulário próprio e que foi apresentado posteriormente na fronteira, quando do retorno ao Brasil para o devido crédito (em dinheiro ou crédito no cartão).

Mas lembre-se, o local tem que ser credenciado e a devolução do valor, se não feita na mesma hora quando do pagamento com o cartão, para se ter direito ao reembolso, o formulário apresentado quando do retorno ao país (fronteiras, aeroportos e afins) tem que ser próprio, não bastando qualquer nota fiscal com a informação do valor cobrado pelo imposto.

E vale a pena prestar atenção nisso?

Vale muito!

Sem considerar que qualquer valor economizado é importante, a alíquota do IVA é mais alta do que a do IOF que a gente paga no cartão, fazendo com que a quantia devolvida não seja “qualquer quantia”.

Vou dar um exemplo: como eu contei no post sobre o Reveillon em Montevideo, o valor que eu paguei pela noite foi o correspondente a 150 dólares (+- R$ 500,00) e que, pagando com o cartão, tive o retorno imediato no valor de R$ 95,00.

Não vale a pena?

Eu considero que sim.

Então “touristas“, fiquem ligados ao IVA quando vocês forem viajar e às condições de devolução, para não passar batido por um direito e economia que lhes pertence. #ficaadica.

E agora pine essa ideia no seu pinterest para consultar sempre que quiser:

IVA - Imposto sobre valor agregado - Tax Free

IVA – Imposto sobre valor agregado – Tax Free

 

Bora viajar com o Top 5 Tour?

É só clicar nos links dos parceiros do blog aqui embaixo, que você acessa os serviços com tranquilidade, não pagando nada mais por isso.

Hospedagem: Booking.com

Seguro de viagem: Seguros Promo