Ícone do site Top 5 Tour

Conheça a fonte dos cadeados em Montevideo

A fonte dos cadeados em Montevideo, capital do Uruguai, está lá lindinha, em uma de suas esquinas.

E então bora falar um pouquinho dela e encher esse blog de amorrrrrr…..

Fonte dos Cadeados – Montevideo

Uma das dicas de pontos turísticos que eu já mencionei inclusive em outros posts aqui do blog, como os 17 passeios por Montevideo, é conhecer a fonte dos cadeados.

Mas o que é a fonte dos cadeados em Montevideo, no Uruguai?

Comum em muitas cidades pelo mundo afora, é um local dedicado ao amor dos viajantes (ou dos nativos também, porque não?), seja em formato de ponte ou fonte e que na maioria das vezes acaba se formando “sem querer”.

No caso da capital do Uruguai é fonte – a fonte dos cadeados em Montevideo.

A história da fonte na capital do Uruguai e a lenda urbana

Conta a história que a fonte dos cadeados em Montevideo foi uma simples fonte colocada ali pelo proprietário do restaurante que tem bem à sua frente e apenas para a decoração do local como um todo.

Com o passar do tempo, involuntariamente, foi adquirindo os cadeados dos que passavam por ali.

Reza a lenda que as pessoas que se amam fecham um cadeado com as iniciais de seus nomes na fonte para que o amor seja eterno, além da promessa de voltarem juntos àquela cidade.

Veja o que diz na placa:

fonte dos cadeados 

“a lenda desta jovem fonte diz que se você colocar um cadeado com as iniciais de duas pessoas que se amam elas aqui voltarão e seu amor viverá para sempre”.

E, mesmo que sem querer, se formando com o tempo, acabou a fonte dos cadeados em Montevideo por se tornar uma atração turística da cidade.

Portanto, estando você por lá, não deixe de dar uma passadinha que seja na fonte para ver o cenário que você vai encontrar, tendo eu a certeza de que vai gostar e muito, além de lhe render muitas fotos, esteja você viajando com o seu amor ou não, deixando ali um cadeado de amor eterno ou não.

A fonte dos cadeados em Montevideo não é grande e o local já está bem abarrotado de cadeados…mas…a lenda segue, assim como as viagens e juras de amor, não podendo você deixar esse ponto turístico de fora do seu roteiro pela cidade.

Aproveite o seu passeio pela cidade velha e vá caminhando até lá (é pertinho). Você vai se deliciar com o colorido do amor das pessoas em forma de ferro que se perpetua pelo lugar.

Muito bacana!!!

A polêmica das fontes ou pontes de cadeados por aí e o local público

É bem verdade que tem cidades que sequer deixam esse tipo de atitude das pessoas progredir, cuidando para que os cadeados inseridos em determinado local sejam retirados assim que deixados e isso pela depredação natural que o material do cadeado causa ao patrimônio público com o passar do tempo.

De contrapartida tem outras cidades que assim permitem, como é o caso de  Montevideo.

Eu particularmente acho lindo, tanto a intenção dos amantes quanto o cenário que se forma no local.

Aonde fica a fonte dos cadeados em Montevideo?

Instalada na Avenida 18 de julho nº 1249, esquina com a Calle Yi, bem no centro da cidade.

E você? Já esteve por lá ou em algum lugar por aí que tem essa tradição? Conta pra gente onde e o que achou?

Pine agora essa dica no seu pinterest:

a fonte dos cadeados em Montevideo

 

Sair da versão mobile