Viagem de navio: como é o procedimento de embarque em Cruzeiro?

Saiba sobre os documentos, check in e até aonde entregar as suas malas no porto de embarque

Check in em Cartagena das Índias, Colombia

Assim como existe procedimento de embarque em cruzeiro nas viagens de avião, obviamente, ele também está presente nas viagens de navio.

O que saber sobre o procedimento de embarque em cruzeiro marítimo

Documentos em mãos, antes de tudo

Antes de embarcar é sempre bom lembrar de ter em mãos, e de forma fácil, a documentação da viagem, seja de identificação pessoal (RG ou passaporte original), dinheiro, cartões e o próprio voucher do cruzeiro.

cartão de bordo Monarch

Importante checar também se a sua bagagem está devidamente etiquetada, com a identificação de seu nome, contatos (como todas em geral), além do número da cabine.

O horário de embarque vem indicado no voucher e, normalmente, a partir de 4 horas de antecedência do horário de saída do navio ele já pode ser feito (e eu recomendo que assim seja, porque uma vez a bordo já começamos a desfrutar das delícias do navio, inclusive das refeições).

Pronto….preambulo feito, bora para o Porto…

Chegando ao Porto e embarcando no navio

Fazer o check in no balcão da Cia Marítima

No porto do embarque, verifique aonde é o balcão do check in da sua Cia Marítima.

Uma vez identificado, veja se existe um local específico para deixar a sua bagagem, antes de pegar a fila para o check in (o que normalmente ocorre), se será feito tudo junto (check in + despacho), ou depois do check in.

No porto de Santos (litoral de São Paulo), por exemplo, os navegantes primeiro se dirigem a um armazém “geral” para despacho das bagagens (sem ter separação por Cias Marítimas), para somente após entrarem na fila do check in da Cia na qual vão viajar.

Em outro exemplo, Cartagena da Índias (na Colômbia), o despacho e embarque acontece tudo junto – uma verdadeira confusão – clique aqui e saiba mais.

Seja de um jeito ou de outro, a mala despachada logo chegará a sua cabine (as vezes demora um pouco – não se assuste – isso é normal).

Feito isso, seja em viagem nacional ou internacional, no momento do check in é cadastrado pela Cia. o seu cartão de crédito ou, se viajando sem, um depósito em dinheiro deve ser feito como garantia das despesas a bordo.

Em substituição ao cartão de crédito cadastrado ou à caução dada, será fornecido o seu cartão de bordo (na foto acima), que será a sua identificação, chave da cabine e a moeda válida dentro do navio.

A partir daí passa-se pela Polícia e Receita Federal, porta detector de metais e esteira para as bolsas/bagagens de mão e pronto, a próxima passada é só para dentro do navio.

Como já adiantei acima, cada porto de embarque tem alguma peculiaridade e falarei mais especificamente dos que eu conheço por aí. Conforme eu for publicando eu vou “linkando” aqui, combinado?

Em resumo, o que você tem que saber e/ou providenciar para o procedimento de embarque em cruzeiro marítimo é:

  • estar com a documentação da viagem em mãos;

  • chegando no Porto fazer o check in no balcão da Cia Marítima que vai viajar;

  • deixar as suas malas no lugar indicado pela Cia Marítima para despachar;

  • cadastrar o cartão de crédito e/ou caução para os gastos a bordo;

  • passar pela Polícia Federal na porta detectora de metais;

  • entrar no navio.

E você? Tem alguma dúvida quanto ao procedimento de embarque em cruzeiros?

Deixa nos comentários que eu respondo, ok?

Aproveite e compre já o seu pacote de cruzeiro.

E agora pine essa dica:

Procedimento de embarque em cruzeiros

CHECK LIST DE VIAGEM – PLANEJE TUDO POR AQUI

Resumo
Nome do artigo
Viagem de navio: como é o procedimento de embarque?
Descrição
Sabe como é o procedimento de embarque em cruzeiro marítimo? O que deve fazer? Clique e fique por dentro de tudo da sua viagem de navio
Autor
Publicado por
Andrea - Top 5 Tour

Este post foi modificado pela última vez em maio 21, 2019 1:38 pm

Andrea Top5Tour: Ariana, blogueira, apaixonada por viagens! Travel blogger! Travel lover!

Ver comentários (22)

  • Olá, como nas viagens de avião, posso levar uma bagagem de mão, ou uma bolsa maior, junto ao check-in?
    Grata

  • Preciso tirar uma dúvida.
    Embarcarei com minha filha no porto de Santos, mesma cidade em que moramos.
    Neste mesmo dia ela tem uma prova inadiavel.
    O navio parte as 17h. Se fizermos o check in cedo e ela for fazer a prova, será que ela consegue embarcar as 16:30?

    • Oi Renata... eu penso que sim, que é possível ela embarcar mais tarde já com o check in feito, mesmo pq os navios estão saindo de Santos lá pelas 18 hs., apesar de estar marcada a saída para as 17hs.
      De qualquer forma sugiro que vc pegue esse informação 100% correta com a pp Cia Marítima, para saber inclusive o horário de fechamento do portão para embarque e não tenha qualquer problema ok?
      Aproveitem!!!

  • Muito útil seu post para quem pensa em fazer um cruzeiro. Só viajei uma vez de navio, num bate e volta, mas faz tanto tempo que não me lembro mais como foi o embarque.

    • rsrsrs....sempre é importante ficar por dentro dos procedimentos de embarque para não ser pega de surpresa. Obrigada pela visita.

  • Legal ver essas dicas por aqui! Nós trabalhávamos em navio e escrevemos sobre coisas do tipo também, mas é legal ver isso do lado do passageiro! :)

    • Ai que legal trabalhar em navio....conheço algumas pessoas que fazem ou fizeram isso...e as referências são sempre bacanas.

  • Otimo post!
    Nunca viajei de navio, mas me lembro que certa vez, em Genova, eu estava em um mirante e fiquei um bom tempo observando o vai e vem do pessoal no porto marítimo. Naquele momento, fiquei imaginando que os procedimentos eram parecidos com o dos aeroportos!

    • É, cada procedimento tem alguma peculiaridade né? É sempre bom ficarmos atentos a isso para não sermos pegos de surpresa na hora da viagem, seja ela de que forma for.

  • Ótimas dicas. Eu me lembro que no nosso primeiro cruzeiro eu tive muitas dúvidas e um post como o teu é uma mão na roda nestas horas. Obrigada por compartilhar.

  • Informação muito útil. Realmente nunca andei de navio assim e não fazia ideia que havia esses procedimentos de check-in!

  • Nunca viajei de navio só em ferry...não fazia ideia que haveria tantos procedimentos !

  • Que legal!! Como nunca viajei de navio, manobrinha ideia de como era o procedimento de embarque... Parabéns pelo post!!!

  • Bem legal esse tipo de informação. De navio ainda não viajei, mas como é bom ter esse tipo de orientação/explicação de alguém que já passou por isso :)

    • Sim Mariana...é sempre importante tiramos todas as dívidas antes de viajar, seja de que forma for. Vlw pela visita.

  • Que post bacana e util! Eu que nunca viajei de navio, não tinha a menor ideia dos pormenores do processo de embarque! Agora deu pra ter uma ideia e já não ficarei mais tao perdida hehe