É claro que não poderia faltar uma Praça da Independência em Montevideo, na capital do Uruguai, certo?

Certíssimo…

Praça da Independência - Montevideo

Praça da Independência – Montevideo

Praça da Independência em Montevideo

Praça da Independência em Montevideo

Ponto turístico icônico na cidade e que não pode faltar em nenhum roteiro.

Aliás, como eu já disse no post em que dei 17 dicas de passeios por Montevideo, a Praça da Independência deve ser o seu ponto inicial de turismo pela cidade, pois ela é o marco que separa a “cidade velha da nova”, além de ser cheia de pontos de interesses ao redor.

A Praça da Independência foi inaugurada em 1840 e traz no seu centro – atualmente – uma homenagem ao General José Artigas, com uma bela estátua que lhe retrata. O General José Artigas é considerado um herói uruguaio pois trouxe ao país a independência da Espanha no século XIX.

Estátua em homenagem a José Artigas - Praça da Independência

Estátua em homenagem a José Artigas – Praça da Independência

Porém, antes da estátua em homenagem ao libertador Artigas, já esteve no centro da praça uma estátua de Joaquim Suarez de Rondelo e que esta, hoje, se encontra na Praça da Avenida Agraciada.

E os restos mortais do General José Artigas também estão na Praça, depositados em uma urna que está localizada dentro do Mausoléu e que fica bem embaixo da estátua central. Para ter acesso ao Mausoléu basta descer as escadas que estão na lateral. A visita é gratuita e há a troca da guarda de 2 em 2 horas, o que é um outro atrativo que muito interessa aos que por lá passam.

Cinzas do General José Artigas

Cinzas do General José Artigas

Na Praça da Independência você também vai encontrar o antigo Palácio Presidencial – Edifício Estevez – e o novo – Edifício Libertad.

Palácio Esteves - antigo Palácio Presidencial

Palácio Esteves – antigo Palácio Presidencial

Novo Prédio Presidencial em Montevideo

Novo Prédio Presidencial em Montevideo

Ao antigo Palácio, que hoje funciona como um museu em homenagem aos que já foram governantes do país, é possível se visitar e o tour também é gratuito, porém fotos e filmagens são proibidas. Já ao novo Palácio Presidencial não é possível a entrada, podendo ser fotografado apenas pelo lado de fora o belo prédio espelhado.

Mais história na Praça?

Claro que sim…

É na Praça da Independência que você também vai encontrar o portal que restou da murada que protegia a cidade de Montevideo antigamente, na época colonial e que é bem interessante de se ver e imaginar um passado “protegido” por ali.

Portal da Cidadela - Montevideo - Uruguai

Portal da Cidadela – Montevideo – Uruguai

E o conhecido Edifício Salvo também é avistado da praça. Um prédio de uma arquitetura linda e que foi considerado o mais alto da América do Sul por muito tempo (construção de 95 metros de altura). Hoje o edifício funciona como um hotel e é um lindo cenário para a sua fotografia.

O que conhecer em Montevideo -Edifício Savio

O que conhecer em Montevideo -Edifício Savio

Também icônico em Montevideo é o Teatro Solis e uma andada de um quarteirão a partir da praça dá nele. Aproveite quando estiver por lá para fazer uma visita guiada pelo teatro e conhecer as suas belas instalações.

Teatro Solis - Montevideo

Teatro Solis – Montevideo

É da Praça da Independência também que parte a maior avenida da cidade – a Avenida 18 de julho – e uma caminhada por ela, apreciando as construções antigas e visitando os mais variados comércios deve fazer parte do seu passeio.

Então já sabe gente… estando em Montevideo bora colocar a Praça da Independência no seu roteiro e de preferência como ponto inicial para uma boa perambulada pela capital uruguaia.

E você? Já esteve por lá? O que achou do passeio? Conta pra gente nos comentários.

E agora que tal pinar essa dica no seu pinterest:

A Praça da Independência em Montevideo, no Uruguai

A Praça da Independência em Montevideo, no Uruguai

 

Bora viajar com o Top 5 Tour?

É só clicar nos links dos parceiros do blog aqui embaixo, que você acessa os serviços com tranquilidade, não pagando nada mais por isso.

Hospedagem: Booking.com

Seguro de viagem: Seguros Promo

Alugue um carro: RentCars.com

Passagens aéreas: Menor preço

Resumo
A Praça da Independência em Montevideo
Nome do artigo
A Praça da Independência em Montevideo
Descrição
A Praça da Independência em Montevideo é parada obrigatória para quem estiver pela capital uruguaia. Saiba um pouco mais sobre ela.
Autor
Publicado por
Andrea - Top 5 Tour