X

Passeio de Trem de Morretes a Curitiba, será que vale a pena?

Uma dica do que fazer pelos arredores de Curitiba é ir até a cidade de Morretes e conhecer o famoso passeio de trem voltando para a capital

Alguém aqui conhece o passeio de trem de Morretes a Curitiba?

É um dos passeios mais procurados pela região paranaense, tendo sido eleito um dos mais bonitos pois passa pelo meio da Mata Atlântica, proporcionando visões aos passageiros de muito verde, cachoeiras, pedras, montanhas, outras estações de trem pelo caminho, inclusive desativadas, o que também dá um ar meio nostálgico a todo o programa.

E então se você está pela capital do Paraná, não perca tempo e reserve pelo menos um dia para conhecer a cidade de Morretes e fazer o famoso passeio de Trem – eu particularmente adoro explorar os arredores dos destinos para onde vou.

Morretes é uma cidadezinha fofa, com aproximadamente 16.000 habitantes e fica a 70 km de Curitiba, na encosta da Serra do Mar.

Cidade de Morretes

Por estar rodeada de morros e montanhas e cidade de Morretes é quente, o inverso de Curitiba e então, ao ir conhecer a cidade prepare-se para levar uma blusa fresquinha, principalmente se você saiu de Curitiba de casaco (o que não é difícil de acontecer…).

Aquela típica cidade do interior você vai encontrar em Morretes, com casas em arquitetura antiga, coreto na praça, igreja e barraquinhas de rua num centrinho que fica bastante movimentado, sendo que o caminhar tranquilamente por lá é o que há de melhor para se fazer pela cidade.

Aproveite a sua estada por Morretes e experimente o Barreado, que para quem não conhece é um prato típico da região, onde a carne cozinha por 12 horas numa panela de barro e é servida super macia para comer junto com farinha e banana.

Quando estive por lá fui conhecer esse prato tradicional no restaurante Madalozo, que fica na beira do rio e é uma delícia, tanto o restaurante quanto o prato (apesar da “cara” de tutu de feijão que eu, particularmente, não gosto, a carne é boa demais).

Comprar um dos vários tipos bananadas que são vendidas pelas barraquinhas nas ruas também é uma ótima pedida, além de uma bicadinha numa cachaça, que também é bastante característico da região.

Morretes

Cidade de Morretes

Cidade de Morretes

Bom, agora que você já conhece um pouco de Morretes e do que fazer por lá, bora pra cidade?

COMO FUNCIONA O PASSEIO DE TREM DE MORRETES A CURITIBA OU DE CURITIBA A MORRETES?

Existem essas duas opções para você fazer esse passeio de trem:

  • de Curitiba a Morretes;
  • de Morretes a Curitiba.

Minha opinião: escolha apenas um dos 2 trajetos pela distância que existe entre as cidades, pois se você for e voltar de trem no mesmo dia, ficará pouco tempo em Morretes e muito dentro do trem, vez que o passeio de trem dura em média 3/4 horas, o que eu considero cansativo, mas não deixa de ser uma opção.

Fiz o meu passeio de trem de Morretes a Curitiba com a Serra Verde Express, indo de van até a cidade (valor já incluso no pacote) pela estrada da Graciosa e voltando no trem do por do sol, que chega em Curitiba por volta das 19:00 hs.

De onde sai o trem ou a van que vai até Morretes?

Da Estação Rodoferroviária de Curitiba, que está localizada na Avenida Presidente Affonso Camargo, nº 330.

Na estação você vai encontrar um guichê da Serra Verde Express onde poderá adquirir o seu bilhete para esse passeio. De qualquer forma indico que o ticket seja adquirido com antecedência pela internet, pelo próprio site deles, para garantia da vaga no dia que está programando a sua visita.

Você vai ver que existem alguns tipos de trens e com diferentes preços, logicamente, pois uns mais turísticos, outros mais luxuosos e também temáticos, com cervejas a bordo, por exemplo.

Como disse acima, o passeio de trem que fiz foi o de Morretes a Curitiba, e não o inverso, na classe turística e que saiu da estação da cidade às 15:00 hs. com a chegada a Curitiba as 19:00hs.

O trem anda pelo meio da Serra do Mar Paranaense, com paisagens de tirar o fôlego e muito verde da Mata Atlântica, que é cortada por diversos túneis, além da existência de represas, outras estações e quedas d´águas, sendo vários cliques garantidos pelo caminho.

Passeio de trem de Morretes à Curitiba

Mata Atlãntica pelo percurso

Trem por dentro e a galera esperando pelo clique

Pelo tempo que dura o passeio é lógico que o trem conta com banheiro e é servido um lanchinho (bolachinhas) com uma bebida, mas você também poderá comprar algo a mais se sentir necessidade.

Além disso, achei bacana também que cada vagão vai com um guia que fica entretendo os passageiros, avisando também quando vai pintar alguma paisagem e de que lado do trem para que todo mundo fique antenado para os cliques.

OBS.: nesse trem de Morretes a Curitiba tem cenários lindos dos 2 lados, mas se concentram mais do lado direito do trem e então torça para pegar um assento por lá (não é possível escolher). Obviamente que se você for de Curitiba a Morretes o lado mais interessante, ao inverso, será o esquerdo.

O trem não para durante o trajeto para que você possa tirar fotos, mas dá uma reduzida na velocidade em lugares estratégicos para que os cliques sejam feitos e a chegada a Curitiba no por do sol é realmente especial.

Por causa disso, se eu tiver que dar uma outra dica sobre qual passeio de trem escolher – ida ou volta – digo para pegar a volta de trem de Morretes a Curitiba, o tal “trem do por do sol“, o mesmo que peguei para você se deparar com o céu laranja lindíssimo do sunset quando estiver chegando na capital paranaense, que é bacana demais!!

Trem do por do sol – chagando em Curitiba

Foto: blog – O diário de uma viajante

Trem do por do sol – chegando em Curitiba

Foto: blog – Recordações de viagens

E como fui até Morretes?

De van, pela estrada da Graciosa – PR 410 – que também já foi eleita uma das mais bonitas do Brasil, pois em meio a Mata Atlântica e cheia de flores em suas curvas e paralelepípedos.

Alguns mirantes você vai encontrar pelo caminho da Graciosa, apenas torça para não estar com serração no dia em que escolheu para fazer esse passeio pois as paisagens são lindíssimas, desde que não estejam embaçadas com o cinza da neblina.

Dica extra: no caminho de Curitiba a Morretes você vai encontrar um parque temático, o Hisgeopar, que conta a história do Paraná, ficando aqui como dica também do que se fazer por lá.

O pacote que você compra com a Serra Verde Express já inclui a ida de van e a volta trem e vice versa, se assim você quiser, é claro!

Você também tem a opção de fazer esse passeio ficando hospedado por uma noite em Morretes, voltando no dia seguinte de trem à Curitiba, que tal? Não fiz isso mas deve ser bem bacana também…

Procure já o seu hotel em Morretes com desconto.

Reserve já o seu hotel em Curitiba.

Fiz esse passeio durante o ERBBV 2018 que aconteceu na cidade de Curitiba – clique aqui se quiser saber mais como foi o maior evento de blogueiros de viagem do Brasil.

E você? Já fez esse passeio? Foi ou voltou de trem? O que mais gostou do cenário?

E agora que tal pinar essa dica no seu pinterest para consultar quando quiser:

Passeio no trem do por do sol – de Morretes a Curitiba

 

Bora viajar com o Top 5 Tour?

É só clicar nos links dos parceiros do blog aqui embaixo, que você acessa os serviços com tranquilidade, não pagando nada mais por isso.

Hospedagem: Booking.com

Seguro de viagem: Seguros Promo

Alugue um carro: RentCars.com

Passagens aéreas: Menor preço

Cruzeiros: LogiTravel

Resumo
Nome do artigo
Passeio de Trem de Morretes a Curitiba, será que vale a pena?
Descrição
Faça o passeio de trem de Morretes a Curitiba e se encante com a Serra do Mar Paranaense, além de conhecer uma cidade fofa, que é Morretes.
Autor
Publicado por
Andrea - Top 5 Tour

Este post foi modificado pela última vez em fevereiro 20, 2019 2:02 pm

Categorias: América do SulBrasilCuritibaMorretesParaná
Tags: Barreadodicas de passeiosMorreteso que fazer em curitibapasseio de tremserra verde expresstrem de morretes a curitiba
Andrea Top5Tour :Ariana, blogueira, apaixonada por viagens! Travel blogger! Travel lover!

Ver comentários (10)

  • Adorei as dicas! Não conheço quase nada do sul do Brasil, Morretes e Curitiba com certeza estão na lista, principalmente depois de ver tantas fotos lindas.

  • Passeio delicioso que, realmente, deve fazer parte do roteiro de quem vai para Curitiba! As paisagens e a cidade de Morretes tornam a viagem ainda mais perfeita!

    • Sim...uma cidade que é uma graça e ainda com o "point" do trem que faz o trajeto entre as cidades - Morretes x Curitiba ou vice versa.

  • Adoro viajar de trem, quando estivemos em Curitiba queríamos ter feito essa viagem até Morretes mas tínhamos pouco tempo na cidade, ficaria muito corrido. Gostei da sua dica para escolher apenas um trajeto para ganhar tempo, quando formos levarei isso em consideração. As fotos estão lindas.

  • já fiz esse passeio várias vezes e cada vez é diferente! e nessa tava cheio de blogueiros malucos sahuehae