Um dos posts mais visitados aqui do blog é sobre o cuidado ao viajar com a nota de 100 dólares americanos.

 

Por causa desse post tenho recebido algumas dúvidas sobre a nova alteração que aconteceu nessas notas em 2013.
Bom, é o seguinte touristas:
Mais uma vez, para evitar a falsificação, o Banco Central dos Estados Unidos (FED) resolveu alterar as já conhecidas “carudas” – notas de U$ 100,00 – inserindo nelas novos itens de segurança.
Um dos itens mais evidentes e fácil de se identificar por qualquer pessoa foi a inserção de uma tarja colorida na transversal da nota, como a imagem abaixo mostra.
Nota de 100 dólares “caruda” com tarja
Nessa tarja há imagens em 3 dimensões, que se alteram a partir do movimento na luz.
Outras alterações de segurança foram feitas, como o tipo de papel, e as já existentes permaneceram, tudo isso para evitar a ação de falsificadores.
Logo quando da alteração em 2013, as operações com essas novas notas estavam sendo feitas apenas entre as Instituições Financeiras, sendo colocadas pouco a pouco no mercado em geral.
A substituição de todas as notas demora anos e anos para ser finalizada, permanecendo as notas anteriores completamente válidas e legais.
Para vocês terem uma idéia, a alteração da “carinha” pela “caruda” já aconteceu há tempo – 1996 – e ainda encontramos a antiga circulando por aí, mesmo que não mais aceita fora dos EUA.
Resumo da ópera people: podem viajar tranquilos, de olhos fechados, seja para dentro ou fora dos EUA pois não há qualquer problema com a aceitação das “carudas” por aí – seja com ou sem tarja colorida.

Please follow and like us: