Como sempre existem dúvidas dos “touristas” sobre o tema, hoje resolvi escrever para falar um pouquinho sobre os procedimentos de check in e embarque no aeroporto….
Antes de qualquer coisa saiba que é recomendada a chegada ao aeroporto com – pelo menos – 01 hora de antecedência para voos domésticos (dentro do país) e com 02 horas de antecedência para voos internacionais – (euzinha, particularmente, chego antes de tudo isso….).
Caso seja alta temporada ou haja algum evento que faça você saber ou desconfiar que o aeroporto vai estar mais cheio do que o normal, aumente em uma hora o horário de sua chegada para dar tempo de fazer tudo com tranquilidade!

O início de tudo – o check in:

Balcão de check in
Mas afinal, o que é check in?
Check in nada mais é do que o procedimento de apresentação do viajante ao balcão da Cia Aérea para a devida identificação devendo portar, para isso, seu documento pessoal e bagagens.
*Documentos pessoais aceitos para voos domésticos: RG, CNH, carteira emitida por órgão de classe, CTPS, passaporte.
*Crianças e adolescentes: certidão de nascimento.
*Estrangeiros: passaporte estrangeiro, identidade de estrangeiro.
Desta forma, chegando ao aeroporto, o primeiro passo a dar é dirigir-se ao balcão da Cia Aérea de sua viagem para este procedimento.
OBS: o check in também pode ser feito pelos terminais de auto atendimento, no próprio aeroporto, ou ainda pela internet, antes mesmo de você sair de casa – o que super recomendo (facilita muito pois, geralmente, em frente ao balcão da Cia Aérea, há duas filas: uma para quem vai fazer o check in e outra para quem já fez – e está ali só para despachar as bagagens – que sempre tem menos gente).
É na hora do check in que é marcado o seu assento no voo e emitido seu bilhete de embarque (caso tenha feito o check in pela internet, você poderá imprimir o bilhete ou mesmo gravar no tablet ou  no celular bastando para o embarque que ele seja apresentado, mesmo que salvo no seu aparelho eletrônico).
Também é na hora do check in que você vai despachar as suas bagagens. Se você já fez pela internet e está sem bagagem ou apenas com bagagem de mão, poderá ir direto para o portão de embarque.

Identificação: portões de embarque
Finalizado o procedimento de check in, dirija-se ao portão de embarque no horário informado pela Cia. O número do portão (gate) constará no seu bilhete.

Fique sempre atento aos monitores que estão espalhados pelo aeroporto. Ali constam informações precisas sobre os voos, portão de embarque (que pode ser alterado) e tudo mais que você precisa saber para estar dentro do avião no horário previsto.

Monitores com informação de voos
É isso….mais simples do que você pensava, fala verdade?!

Vai fazer uma conexão? Clique aqui.

Ainda tem dúvida? Deixe nos comentários que respondo ok?

Beijos e boa viagem!!!!