O II Encontro do Japão.br aconteceu na cidade de São Paulo

E nesse final de semana – nos dias 20 e 21 de outubro – aconteceu o II Encontro do Japão.br na cidade de São Paulo, onde euzinha que vos “fala”, pelo Top 5 Tour, tive a honra em participar.

II Encontro do Japão.br em São Paulo – Museu da Imigração Japonesa

O que é o Japão.br?

O Japão.br é um projeto da Patrícia, do blog Bagagem de Memórias que, aproveitando os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, travou ideias para botar em prática a difusão da cultura nipônica, reunindo 15 blogueiros de viagem para passar por lugares assim temáticos na capital do estado.

E lá fomos nós, um grupo bacana demais e super entrosado, desbravar todos os encantamentos da cultura japonesa.

O que aconteceu no II encontro do Japão.br?

Conhecemos o Bunkyo

O 1º dia foi iniciado no BUNKYO, Sociedade Brasileira da Cultura Japonesa, onde em uma palestra com a Coach Carla Okubo, tivemos um conhecimento mais afundo da cultura e de todos os valores que guiam os japoneses, o que fez com que eu entendesse melhor toda a disciplina, os motivos da tradição que impera há anos.

Um pouco da cultura japonesa – Carla Okubo

Visitamos o Museu Histórico da Imigração Japonesa

Após essa introdução, a história da imigração teve foco, onde em um passeio guiado pelo MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA com a Lídia Yamashita, Vice Presidente do Museu e que foi quem recebeu a Princesa do Japão quando aqui esteve presente no Festival, que aconteceu em julho desse ano – chique isso né minha gente : ) – voltamos no tempo.

Museu Histórico da Imigração Japonesa – Lídia Yamashita

Andamos um pouquinho pelo Bairro da Liberdade

Cultura absorvida, bora caminhar um pouco pelo bairro da Liberdade, onde está o maior reduto da comunidade na cidade de São Paulo.

É claro que um bairro fofo com semáforos e ruas temáticas não poderia faltar no nosso roteiro.

Bairro da Liberdade em São Paulo

Almoço na Peixaria Mitsugi

Hora do almoço, pausa para o momento na PEIXARIA MITSUGI, tradicional local em SP e com patrocínio de, nada mais nada menos, AZUMA KIRIN, aquele saquê espetáculo que todo mundo gosta e que agora conta com um lançamento: SPARKLING – sabe aqueles Ices?

Então, é isso só que na versão saquê.

Bom demais!

Azuma Kirin e Peixaria Mitsugi

Exploramos o Pavilhão Japonês

Seguimos ao Parque do Ibirapuera para uma visita ao PAVILHÃO JAPONÊS, que fica ali dentro (a entrada mais próxima é pelo portão 10), onde tivemos um aprofundado na arquitetura japonesa, instrumentos e músicas com Shen Ribeiro, mestre em Shakuhachi e Presidente da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa.

Pavilhão Japonês

Jantar no Hoko Restaurante

No início da noite mais um momento gastronômico para abrilhantar esse 1º dia no HOKO RESTAURANTE.

Restaurante de comida asiática, num ambiente descolado e intimista, que com maestria serve pratos deliciosos aos presentes e que, com certeza, voltarei em breve.

Chicken Karê – a minha pedida – Hoko Restaurante

Café da manhã no Mercure SP Bela Vista

O 2º dia de encontro se iniciou com um delicioso café da manhã no MERCURE SP BELA VISTA, seguindo com uma visita técnica ao hotel, onde conhecemos todos os ambientes disponibilizados aos hóspedes, além do heliponto que, de verdade, me deixou sem palavras quando vi a cidade de SP de cima em 360º graus, que mesmo num dia cinza é linda demais!

Heliponto do Mercure SP Bela Vista – II Encontro do Japão.br

Exposições na Japan House

E é lógico que a JAPAN HOUSE não poderia faltar no nosso roteiro.

Com exposições que duram de 3 a 4 meses, tivemos a oportunidade de passar por duas delas, tendo a casa a proposta de difundir a cultura através da arte.

Fomos recebidos e guiados por Claudio Kurita, Diretor de Operações e acompanhados pela Consul do Japão em São Paulo, Reiko Nakamura (veja que a “chiquesa” continua…).

Japan House

Ali ainda tivemos uma conversa bacana com a Cláudia (YOMITAI) e Fernando Matsumoto, que contaram um pouco para a gente sobre a recente viagem que fizeram ao Japão.

Mais gastronomia? Temos…

Abeuni Food Experience

A ABEUNI FOOD EXPERIENCE, proposta da ABEUNI – que é uma associação sem fins lucrativos, foi um evento gastronômico beneficente e que reuniu chefes renomados como JIANG PU, GUILHERME CARDADEIRO, TELMA SHIRAISHI, WALDOMIRO DOS SANTOS E CESAR YUKIO.

Passamos por ali e acho que não preciso dizer que pratos maravilhosos foram servidos né?

O que eu achei do II encontro do Japão.br

Fiquei realmente encantada com tudo o que vi e aprendi, recomendando a todos pelo menos uma visita aos lugares que passei, ficando como dica de turismo por São Paulo também ligado à cultura japonesa.

Deixo aqui um agradecimento especial à Patrícia, que com todo o cuidado e carinho nos guiou pelo weekend, difundindo, de fato, através do que nos trouxe, a cultura japonesa da proposta inicial.

Agora estou com mais vontade ainda de estar in locu nesse país pelo qual só aumentou a minha admiração.

A disponibilidade e boa vontade de todos os parceiros também foi um ponto muito forte no evento, pois encontramos pessoas felizes em estar compartilhando todo o conhecimento que tinham a respeito do tema, seja na parte da cultura, arte, arquitetura ou gastronomia.

Intensão de encantamento da cultura japonesa realizado com sucesso!!!!

E que venham outros eventos como esse…

Fizeram parte dessa II edição do evento os blogs:

Parceiros do II encontro do Japão.br:

OBS: os demais links dos parceiros estão no próprio texto.

Aproveite e salve essa dica no seu pinterest:

II Encontro Do Japão.br Em São Paulo
II Encontro Do Japão.br Em São Paulo

Compartilhe este post:

6 comentários em “O II Encontro do Japão.br aconteceu na cidade de São Paulo”

  1. Que encontro bacana esse, demais mesmo! Foi um reforço naquilo que eu pensava e imaginava sobre a cultura japonesa. Voltei dele com a certeza de que temos sim, que preservar e cuidar de nossas memórias, valores e história! E conhecer a turma foi um plus nisso tudo!! Beijos

  2. Eu estou mega feliz por saber que vc gostou tanto do evento e se encantou por essa cultura que sou muito suspeita para falar, mas eu admiro demais.
    1 dia e meio é pouco tempo para mostrar tudo, o encontro foi uma pequena introdução à esse mundo que tem coisa pra aprender que não acaba nunca.
    Muito obrigada pela sua participação e animação!
    Quando for planejar sua viagem para o Japão, pode contar comigo.

    • Tenho certeza que ainda há muito o que conhecer – e sempre… e tenha a certeza de que o meu roteiro pelo Japão terá a sua participação especial hahahaha….Bjs.

Deixe um comentário