O é conexão em aeroporto? O que saber sobre isso?

O que é conexão em aeroporto? O que significa isso e o que você precisa saber antes de viajar para não passar perrengue?
.
Pois é, duvida que acomete muito gente por aí quando vai viajar de avião.
.
Já contei aqui a diferença que é fazer uma conexão e escala numa viagem de avião e agora falarei mais precisamente sobre a conexão.
.

O que é conexão em aeroporto?

É, praticamente, a troca de aeronave durante a sua viagem.
.
Como assim?
.
Fazer uma conexão significa dizer que o seu voo pousará em determinado lugar antes de chegar ao destino final da sua viagem, devendo você trocar de avião, ou seja, fazer uma conexão para outra aeronave (conectar com outro avião).
.
Haverá a troca de avião.
.
Você vai descer do avião e entrar em outro para terminar a sua viagem, levando com você todos os seus pertences de bordo.
.
Quanto a bagagem despachada, a própria Cia Aérea se responsabilizará mas, na maioria das vezes, há a necessidade de se pegar também essa bagagem na esteira.
.
.
o que é conexão em aeroporto
O que é conexão em aeroporto?

Tire todas as suas dúvidas sobre a conexão na hora do check in

.
É muito tranquilo fazer uma conexão, sendo certo, apenas, que a sua viagem vai demorar um pouco mais  para chegar ao fim, e todas as suas dúvidas deverão ser esclarecidas no momento do check in, junto a sua Cia Aérea.
.
Sim, o lugar exato para você tirar os fantasmas da sua cabeça é no balcão do check in. inclusive se vai ter ou não, que pegar a sua bagagem na esteira.
.

Lembre-se das seguintes (e básicas) perguntas na hora do embarque

  • Vou precisar pegar a minha mala e despachar de novo para o outro vôo ou vai direto?
  • Vou ter que passar pela imigração (se viagem internacional)?
  • Vou ter que passar pela polícia federal?
  • Vou ficar na área de trânsito do aeroporto ou vou para o saguão?
  • Vou ter que fazer novo check in?
  • Vou ter que pagar nova taxa de embarque?
  • Vou poder sair do aeroporto enquanto espero o outro vôo?
São perguntas bem básicas mas que precisam ser esclarecidas antes do embarque, para que sua viagem seja 100% tranquila!!
.

O voo da conexão vai demorar, será que posso sair do aeroporto para fazer algum passeio na cidade em trânsito?

As vezes acontece de você ter algumas horas no aeroporto até entrar na outra aeronave – isso vai estar indicado na hora da sua compra da passagem aérea.
.
Quanto ao sair do aeroporto para conhecer a cidade em que você está naquele momento, tenha a certeza de que a maioria das pessoas vai dizer que não recomenda e eu também digo isso e explico…
.
Pense no seguinte: supondo que você tenha 4 horas entre um voo e outro…
.
Num primeiro momento, essa quantidade de horas pode parecer “sobrando” para um city tour na cidade de trânsito…
.
Ok, mas só num primeiro momento e isso porque você tem que pensar que você terá pela frente os seguintes procedimentos:
.
  • – desembarcar;
  • – passar pela imigração;
  • – pegar as malas;
  • – passar pela polícia federal.
Ou seja, só aí já se passaram 2 horas daquelas 4 horas iniciais que você tinha, sendo certo, ainda, que você terá que estar com 1 hora de antecedência no portão de embarque para pegar a conexão.
.

E, então, esqueça o city tour de última hora, devendo você pensar  nisso só se o seu espaço de tempo for bem maior do que o exemplo acima.

O que fazer no aeroporto durante o tempo de espera da conexão?

Aproveite o tempo em trânsito para pesquisar preços no free shop, comer, beber, descansar um pouquinho daquela posição sensacional da poltrona do avião = IDÊNTICA a uma cama “king size” …
.
Para passar o tempo de espera no aeroporto, recomendo levar além de Revistas, Notebook/Ipad/Smartphone pois os restaurantes/cafés dos aeroportos (se não o próprio aeroporto) tem rede wi fi e liberam as senhas para os clientes.
.
Lembre-se sempre de que qualquer dúvida com relação a sua viagem, não hesite: pergunte ao pessoal da Cia Aérea. Sempre…
.
Clique aqui e saiba tudo sobre a hora do check in.
.
Ah, e se precisar, a mim também ok?….rsrsrs.
.
E agora pine essa ideia no pinterest:
.
o que é conexão em aeroporto
O que é conexão em aeroporto? Dicas para uma viagem tranquila

Compartilhe este post:

8 comentários em “O é conexão em aeroporto? O que saber sobre isso?”

  1. Ola vou fazer uma viagem essa semana mas to cm medo pq e com escala saindo do rio de janeiro a escala e na bahia e meu destino final e em campina grande so.que vou ter q decer na bahia e esperar outro aviao nu sei oq fazer

    Responder
  2. Oi Diana…
    Pense que no aeroporto, na hora do check in, todo mundo faz perguntas sobre a viagem/conexão, sejam pessoas tímidas ou não……lá está todo mundo na mesma barca….então, respira fundo, vai com fé e tire todas as suas dúvidas, pois todo mundo vai estar fazendo o mesmo!!!!
    Bjs e boa viagem!!!

    Responder
  3. Oi Barbie…
    Caramba, q coisa chata….
    Mas isso é verdade, nem sempre encontramos pessoas com "boa vontade" em ajudar. De qualquer forma, numa maneira geral, durante as viagens que fiz, encontrei mais pessoas bacanas trabalhando nos aeroportos do que ao contrário.
    Esse lance de ter que pegar as malas numa conexão varia, por isso digo que todas as dúvidas devem ser esclarecidas no balcão check in.
    Mas que bom que, apesar do seu problema, acabou dando tudo certo!!!
    Obrigada por relatar isso aqui para a gente!!!
    Bjssss

    Responder
  4. Andrea,

    Vou ser sincera, essa história de conexão foi um problema para mim… E até hoje eu não sei se cada "País/ cia" adota sua regra ou se é padrão… Enfim, vou lhe explicar o motivo.

    Quando eu fiz meu intercâmbio, na ida, seria necessário fazer conexão, mas por muita sorte, meu vôo foi trocado por um direto e esse "problema" mala, deixou de ser "problema"… hehee Mas na volta, eu não tive a mesma sorte e permaneci com a conexão… ou seja, Inglaterra x Espanha – Espanha x Brasil…

    Como aqui no Brasil, tinham dito que se eu fizesse a conexão tinha que pegar as malas, então eu nem perguntei nada na Inglaterra e só quando eu cheguei na Espanha é que fui perguntar aonde eu deveria pegar minhas malas e aonde seria o embarque, aí é que começou o problema, pois eles me trataram mal, me explicaram mal e quando um deles, virou para mim e disse: "vou tentar falar o seu Português!", só explicou o que eu já tinha entendido que era o local de embarque, mas e as malas? Daí quando eu fiz essa pergunta de novo, ele virou para mim e disse: você não sabe Inglês, não sabe Espanhol e muito menos Português… e eu perguntava: My bags? Please, where can I pick up my bags? Depois de muito tempo ele resolveu falar que as malas seriam transferidas automaticamente para o segundo vôo… e até hoje eu acho que ele fez aquilo de propósito, só porquê viu que eu era brasileira. :'( E eu fiquei sem entender muito bem se as malas são sempre transferidas ou se é algo que pode variar de acordo com o país ou cia. Pelo seu post, parece que depende, é isso mesmo?

    beijos e linda noite.

    Responder

Deixe um comentário