Como vencer o medo de avião? O que fazer?

Você sabe o que é preciso fazer para vencer o medo de avião?

Vencer o medo de avião
Vencer o medo de avião

É terço na mão, reza, remédio e se vela acesa fosse possível com certeza teriam algumas lá em cima durante o voo.

Brincadeiras a parte, infelizmente muitas pessoas sofrem com isso, sendo uma realidade triste e que as impede, muitas vezes, de viajar por causa desse mal.

Inclusive escrevo esse post por uma conversa que tive com uma amiga que simplesmente ama viajar mas tem medo de voar, confessando ela que nem pensa em uma viagem para a Asia, por exemplo, pelo tempo que vai enfrentar durante o voo do Brasil até lá.

Muita gente acaba deixando de viajar por causa disso ou mesmo opta por ir de ônibus ou outro meio de transporte mais demorado, aproveitando menos tempo no destino, pelo medo de voar.

Esse é o seu caso?

Eu confesso que não sento no avião como se estivesse no sofá da minha casa mas viajo tranquila e penso que se algo tiver que acontecer vai ser “lá em cima” ou “lá embaixo mesmo” e então.. simbora pensar no destino.

Antes de qualquer coisa é preciso entender o que se passa com você, qual o seu real medo/ansiedade, pois a maioria das pessoas quem tem medo de avião na verdade tem medo de um acidente aéreo.

Já outras são claustofóbicas, tendo fobia a ambientes fechados, podendo ainda algumas possuir algum tipo de pânico ou também simples enjoos.

Mas e aí?

O que fazer para vencer o medo de avião?

Galera, preambulo necessário: eu não sou terapeuta, muito menos médica e nem tenho a pretensão de ser, indicando a vocês que tem um problema de saúde real, como fobia ou pânico, consultarem um especialista que possa ajudar de maneira profissional, tentando eu aqui apenas, de alguma forma, traçar um entendimento simples do que acontece durante o voo e possível relaxamento.

Belê?!

Entenda que o avião é um meio de transporte seguro

Primeiro de tudo o que você tem que ter em mente é que estatisticamente falando as chances de acontecer um acidente aéreo são muito menores do que em qualquer meio de transporte.

Os aviões são grandes e seguros, além de contarem com toda uma equipe preparada para qualquer problema.

Tá, ok, mas quem tem algum tipo de receio não pensa nisso nem por um instante…

“Tá, ok”….mas tente pensar… rs.

Não ver filme ou ler reportagens sobre acidentes aéreos nas vésperas da viagem

Entendido isso e estando com a viagem programada, não veja nenhum filme ou leia matérias a respeito de acidentes aéreos com a ideia de que isso vai fazer você entender a dinâmica do voo.

De maneira alguma, isso só vai lhe aumentar a ansiedade e lhe fazer mal, portanto, ignore essa possibilidade.

Saiba que barulhos e mexidas – turbulência – são comuns durante o voo

O que você tem que saber sobre o voo, de forma simplificada e que pode lhe dar algum tipo de aflição, é que na decolagem do avião haverá uma aceleração de velocidade considerável e natural e no pouso o inverso e que durante o voo turbulências podem acontecer.

Mas o que é turbulência?

É o avião passando por uma zona de instabilidade do lado de fora, fazendo o avião balançar, e que nenhuma turbulência derruba um avião, continuando ele a ser seguro mesmo durante o balanço.

Barulhos e estalos

Barulhos e estalos são comuns durante o voo mas isso apenas significa que o avião está funcionando…o motor do carro ou mesmo o painel não fazem barulho? Então…

Tente respirar de forma calma

Técnicas de respiração para baixar a ansiedade são indicadas (inspire pelo nariz e solte pela boca), repetindo isso sempre que necessário, sendo uma forma de oxigenar mais o cérebro e baixar a adrenalina.

Distraia-se durante o voo

Tente se distrair durante o voo fazendo coisas que lhe agradam do tipo: ouvir uma música, ver um filme, ler um livro, algo que lhe desvie a atenção daquela sua preocupação maior. Se conseguir dormir então, melhor ainda. Você vai ver como o tempo passa de forma mais agradável e rápido sem esse seu foco no avião.

Resumindo o que escrevi em dicas práticas para ajudar você a vencer o medo de avião:

  1. entenda qual é o seu problema e procure um médico se necessário;

  2. saiba que o avião é um meio de transporte seguro;

  3. não veja filmes ou leia sobre acidentes aéreos;

  4. entenda o que acontece durante o voo – decolagem, pouso, turbulência, barulhos;

  5. faça técnicas de respiração;

  6. tente se distrair com algo que lhe dê prazer e se possível, durma.

São lições simples mas que ajudam de fato…..tente e depois me conta…..

E então, bora viajar?

E você? Tem alguma técnica para ajudar a vencer o medo de avião? Deixe nos comentários para compartilhar com a gente.

E agora pine essa dica no seu pinterest:

Dicas para vencer o medo de avião
Dicas para vencer o medo de viajar de avião

 

Compartilhe este post:

10 comentários em “Como vencer o medo de avião? O que fazer?”

  1. confesso q sempre fico empolgada quando vou viajar de aviao, amoo aquele friozinho na barriga haueaheu mas sempre fico preocupada com a volta “pelamordedeos me deixa chegar em casa”
    otimas dicas pra quem fica ansioso ou angustiado!

  2. Eu tenho muito medo, mas nunca dei xilique
    hahahahaha
    Precisei fazer terapia para enfrentar o meu primeiro voo, mas mesmo assim, não fico tranquila. Apesar de saber que è o meio de transporte mais seguro, sempre tenho a sensação de ele vai cair.
    O que eu faço? Respiro… pego na mão de meu marido, fecho os olhos e espero ele decolar e pousar. Durante o voo, leio. Tento não pensar muito, senão não viajaria nunca.

    • É…quando o negócio é mais sério que uma simples aflição o ideal é procurar um profissional para ajudar mesmo e bora viajar né? Obrigada pela visita e relato Ju. Bj.

  3. Ótimas sugestões! Para mim também é mais ou menos como você mencionou: não é como estar no sofá de casa, mas viajo tranquila. Acho que tem muito a ver com controle, de a gente se colocar na mão de desconhecidos, aqueles assentos apertados… acho que isso pode ir dando uma sensação de sufocamento.

    Sabe que eu gosto de uma turbulência?! É quase uma sensação de ninar! rsrsr bj

    • hahaha…gostar de turbulência? É a primeira vez que “escuto” isso…. kkkk…Brincadeiras a parte você disse tudo, o tal controle (ou falta de) é o que pesa e então bora abstrair né?! Bjs.

  4. Nossa, Andrea… me identifico super com a sua amiga que ama viajar mas tem medo de avião.
    Nunca deixei que o medo me paralisasse, mas, há alguns anos atrás, só voava depois de tomar um calmante. Com o tempo – e na medida em que fui tendo experiências sempre muito tranquilas – o medo foi melhorando.
    No meu caso, evito ao máximo ver qualquer coisa relaciona a acidentes aéreos, mesmo quando não tenho uma viagem pra já. Me conheço e sei que assim que pisar no bendito do avião vou lembrar de tudo… hahaha!
    No mais, gosto de ficar sempre prestando atenção na equipe… se as aeromoças estiverem tranquilas e circulando pra lá e pra cá, já presumo que posso ficar calma também. 😛

    • hahaha….boa, olhar para a equipe de bordo também tranquiliza… Mas que bom que você tem se superado cada vez mais, pois o medo de avião não pode nos impedir de viajar por aí né? Obrigada pela visita e por compartilhar sua experiência aqui com a gente.

Deixe um comentário