10 lembretes do que fazer antes da sua viagem?

Dicas de viagens são sempre úteis.

Eu adoro ler muitas delas por aí e sempre estou aprendendo alguma coisa.

Também tenho as minhas dicas, como coisas que eu acho importante de se fazer e, como no post de hoje – antes de viajar – e por isso eu fiz o ckecklist abaixo, com 10 lembretes, para facilitar a vida de vocês.

São itens com dicas bem práticas para vocês começarem a fazer uns 10 dias antes da viagem.

Alguns deles, como vocês vão ver – e de forma ilustrada na imagem – é para ser feito no próprio dia da viagem, como desligar a energia dos eletrodomésticos, por exemplo.

Outros, de forma diferente e com antecedência, como ir organizando toda a documentação.

Todos os 10 itens eu faço e sempre anoto para não esquecer, principalmente se a minha viagem for um pouco mais longa e para fora do Brasil.

É obvio que as dicas não se esgotam nesses lembretes, mas estes são essenciais, que você não deve esquecer e fazer para viajar de uma forma mais tranquila.

São eles:

1- DOCUMENTOS: parte fundamental da viagem, temos que estar com tudo em dia e em ordem, sejam documentos pessoais como os da própria viagem, inclusive o seguro viagem. Imprima tudo e coloque em uma pasta para levar com você. Não se esqueça também de tirar cópia dos documentos pessoais (é prudente fazer isso).

2- DINHEIRO: sempre é bom viajar com (pelo menos) um pouco da moeda local, além dos cartões que você vai levar e isso pois por óbvio muita coisa na sua viagem vai ser pago em dinheiro e não em cartão, principalmente quando a quantia é destinada a locomoção.

3- CARTÃO DE CRÉDITO: vai para o exterior? Não se esqueça do conhecido “aviso de viagem” à administradora do seu cartão de crédito, para que você não encontre nenhum empecilho ao digitar a sua senha lá fora e ter que perder um tempão em ligação internacional para resolver o problema.

4- CONTAS A PAGAR: nós vamos viajar mas os nossos compromissos permanecem por aqui, então lembrem-se de agendar diretamente no Banco o débito em conta das faturas que vencerão enquanto estiverem viajando ou deixar alguém responsável por isso.

5- CHIP DE CELULAR: se você vai viajar com o seu próprio número, verifique com a sua operadora os valores das ligações e pacote de dados do seu destino para não ser surpreendido na hora da conta.

6- ROUPAS: separe, ou pelo menos pense com antecedência nas roupas que você vai levar e isso para que todas elas estejam devidamente limpas e passadas no dia em que for colocar na mala.

7- EM CASA: tire tudo da tomada pois o “stand by” dos aparelhos gasta uma energia desnecessária. Além disso, pode faltar luz na sua ausência e isso evitará que alguns aparelhos sejam queimados. Sugiro que só a geladeira fique ligada e isso se tiver algum congelado dentro e que não vai estragar durante a sua viagem.

8- CHAVES: vai ficar bastante tempo fora? Deixe a chave de casa (e também do carro) com algum conhecido para qualquer eventualidade. Isso será útil para desde a necessidade de molhar algumas plantas, até ver as janelas em possível temporal no período.

9- NECESSAIRE: compre todos os produtos de higiene pessoal, repelentes, protetores solares e remédios que vai levar na viagem com antecedência para que nada seja esquecido.

10- CÂMERAS FOTOGRÁFICAS: baixe todas as fotos do seu celular no seu computador, fazendo o backup, para liberar a memória e separe todos os apetrechos das câmeras que vai levar (pau de selfie, carregadores, lentes, baterias extras, etc.).

A ilustração abaixo mostra os 10 lembretes para facilitar ainda mais:

10 lembretes para antes de viajar

10 lembretes para antes de viajar

Clique aqui e faça download dessa imagem, imprima de seu próprio computador e tenha esse checklist em mãos.

E você? Tem algum lembrete para antes de viajar?

Deixe nos comentários que vou adorar aumentar a lista.