Consultar a tábua das marés é algo que nós viajantes temos que fazer quando estamos nos dirigindo para determinados destinos praianos.

Praia Da Gamboa Pe

Praia da Gamboa – PE

E por quê?

Pelo simples fato de que muitos dos passeios daquele destino específico depende do nível do mar para poder acontecer, principalmente se o lugar para onde você vai tem piscinas naturais, como por exemplo em Porto de Galinhas/PE, Maragogi/AL, Maracajaú/RN, etc…

Com a maré baixa as piscinas naturais se formam no meio do oceano pela existência de arrecifes ou corais na região, proporcionando aos turistas a possibilidade de ali estar e brincar com os peixinhos, um passeio que é uma delícia.

Além disso, se a maré estiver alta muitas praias – faixas de areia – podem “desaparecer” também.

Por tal razão fique atento a isso quando for programar a sua viagem.

O que quer dizer consultar a tábua das marés?

É exatamente você verificar o nível do mar em determinado local, dia e horário.

Saiba que quanto mais a maré estiver próxima a zero melhor e isso pode acontecer em qualquer momento do dia, seja de manhã, de tarde ou de noite, incluindo a madrugada.

Vários fatores influem no nível do mar, como as condições climáticas, fases da lua, mas como a ideia aqui não é “astronômica” e tão somente saber sobre a altura da água, bora para os números.

Vamos ao exemplo prático no print abaixo do site Climatempo:

Inseri a cidade de Recife/PE para buscar a tábua das marés nos próximos dias…

Tábua Das Marés Recife

Veja que no sábado, dia 11.05, o nível da água mais baixo do dia acontecerá às 15:03 da tarde, com 0,55m.

Dentre essas duas semanas listadas no print a maré mais baixa será no dia 18.05, sábado, às 9:19 da manhã com 0.02m de nível.

E então, se você estiver em algum destino pelo Recife, como no exemplo dado, tente combinar o seu passeio às piscinas naturais para esse dia.

Mas nos dias em que estarei naquele destino não vai ter maré tão baixa assim. Isso significa que não vai rolar o passeio? Não vai valer a pena?

Dependendo do destino o passeio acontece ou não, por isso é super importante consultar a tábua das marés antes, sendo prudente, mesmo assim, você verificar no próprio lugar as condições do passeio para àquele dia.

Marés até 0,5m valem o passeio, mas isso não significa dizer que se estiver mais alta e ele acontecer, que você não vai curtir…

Vai sim, mas certamente não da mesma forma que nos dias de maré baixa, pois com o nível da água elevado os peixes não vão se concentrar tanto nas piscinas naturais, como no exemplo dado.

Sabendo o dia e horário exato da maré mais baixa, programe-se para chegar ao local do passeio com – pelo menos – 1 hora de antecedência, assim você conseguirá estar dentro das piscinas no horário do menor nível da água daquele dia.

Viu como é fácil?

Agora que já como consultar a tábua das marés, bora programar a sua viagem praiana para os dias em que o nível do mar estiver mais baixo e assim poder melhor aproveitar o destino.

Salve agora essa dica no seu pinterest:

Saiba Como Consultar A Tábua Das Marés

Saiba como consultar a tábua das marés

CHECK LIST DE VIAGEM – PLANEJE TUDO POR AQUI

Resumo
Como consultar a tábua das marés?
Nome do artigo
Como consultar a tábua das marés?
Descrição
Saiba como consultar a tábua das marés e ver como estará o nível do mar de determinado destino e poder aproveitar melhor os passeios
Autor
Publicado por
Andrea Top 5 Tour