O que fazer em Porto de Galinhas/PE? Dicas de 7 passeios pela região

O que fazer em Porto de Galinhas?

Vai para a região e quer dicas?

Chegou no lugar certo pois eu vou te dar dicas de 7 passeios em Porto de Galinhas, para você aproveitar tudo de mais bacana que tem por lá.

Porto de Galinhas, para quem não sabe, não é uma cidade e sim um distrito que fica no município de Ipojuca, litoral de Pernambuco e então para chegar lá você tem que se dirigir à capital Recife, para depois pegar um traslado até Porto de Galinhas (o que vai acrescentar o tempo de mais uma hora na sua viagem – 60 km de distância).

Porto de Galinhas é conhecida pelas piscinas naturais que existem em suas águas cristalinas e mornas, como também pelas belezas de toda a região, atraindo inúmeros turistas, de todos os cantos do mundo, nas mais variadas épocas do ano.

Eu acabei de voltar de lá e estupidamente encantada com tudo o que vi naquelas curvas de praias infindáveis e cheias de coqueiros arrebatando todo o cenário do litoral pernambucano…

Origem do nome “Porto de Galinhas”:

A “cidade” antigamente tinha o nome de Porto Rico e era o principal porto do nordeste por onde chegavam os escravos da África, em navios repleto de galinhas D´Angola.

Com a proibição do trafico e a continuação na vinda dos escravos, um código ficou estabelecido entre todos que assim diziam quando os navios aportavam por ali: “tem galinha nova Porto, tem galinha nova no Porto”…

Dessa forma, popularizou-se a vila de Porto Rico com o nome de Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas e a região para os passeios:

As regiões por onde estão os 7 passeios que vou listar aqui como dicas sobre o que fazer em Porto de Galinhas estão assinaladas no mapinha abaixo e são bem próximas, veja:

Porto De Galinhas Mapa o que fazer em Porto de Galinhas
Porto de Galinhas – mapa

Localização “ticada” com sucesso, vamos aos passeios…

7 passeios em Porto de Galinhas:

1- CONHECER AS PISCINAS NATURAIS

Passeio obrigatório de se fazer em Porto de Galinhas é conhecer as piscinas naturais que, com a maré baixa, se formam entre os arrecifes que existem pelo meio do mar, a 200 metros da costa.

Dependendo do nível da maré (consulte no site “Climatempo”) você pode chegar a elas caminhando pelos arrecifes a partir da praia ou então fazer o tradicional passeio de jangada, que em cinco minutinhos chega à belezura para você nadar com muitos peixinhos.

Saiba como consular a tábua das marés.

Além dos inúmeros peixes brincando com você nas piscinas, tem o mapa do Brasil desenhado pelos arrecifes no meio do cenário. Se você não achar, peça ao jangadeiro para lhe mostrar pois é bastante interessante pela semelhança ao contorno do nosso país.

O passeio de jangada, incluindo a ida e a volta à beira da praia, dura 1 hora e é imperdível!!!

Clique para saber mais do passeio passeio nas piscinas naturais de Porto de Galinhas.

Piscinas Naturais O Que Fazer Em Porto De Galinhas
Piscinas Naturais – o que fazer em Porto de Galinhas
Mapa Do Brasil Nas Piscinas Naturais - o que fazer em Porto de Galinhas
Mapa do Brasil desenhado nas piscinas naturais

2- CAMINHAR PELAS RUAZINHAS DA VILA

A vila de Porto de Galinhas é um encanto por si só e por ali você vai (e deve) caminhar muito durante o dia e a noite.

Ruazinhas charmosas e cheias de restaurantes, bares com músicas ao vivo, comércios em geral e artistas de rua, sendo uma delícia passear por ali e se perder no clima quente e bem a vontade do lugar.

Vila De Porto De Galinhas
Vila de Porto de Galinhas
Vila De Porto De Galinhas E A Rua Dos Guardas Chuvas
Vila de Porto de Galinhas e a famosa rua dos guardas chuvas

3- BUGGY DE PONTA A PONTA

Ai que delícia, como eu amo andar de buggy… (vou trazer um para São Paulo – já pensou a marginal + eu + o buggy? #sqn rs…).

Passeio indispensável de se fazer em Porto de Galinhas é o chamado “Buggy de ponta a ponta“, que vai te pegar cedo no hotel e te levar para percorrer 16 km de praia pelo litoral de Pernambuco.

O buggy passa pela Praia da Gamboa, Muro Alto, Cupe, Maracaípe – onde tem os coqueirais mais bonitos da face da terra – e finaliza no Pontal do Maracaípe para o por do sol mais lindo da região – é realmente de babar!!!

Os lugares por onde passamos durante esse passeio são simplesmente indescritíveis, valendo cada minuto de contemplação e que, conforme a sua escolha, poderá durar de 4 a 6 horas, levando o buggy até 4 pessoas.

Praia Da Gamboa
Praia da Gamboa – o que fazer em Porto de Galinhas
Praia Do Muro Alto
Praia do Muro Alto
Praia Do Cupe
Praia do Cupe
Maracaípe
Maracaípe e os coqueirais deslumbrantes
Por Do Sol No Pontal Do Maracaípe
Por do sol no Pontal do Maracaípe

4- CABO DE SANTO AGOSTINHO

Outra região lindíssima que vale a pena conhecer é o Cabo de Santo Agostinho e suas praias de águas mornas e cristalinas.

Diferente de Porto de Galinhas, Cabo de Santo Agostinho é uma cidade de Pernambuco e está a 51 km de lá e então reserve um dia para esse passeio, que para ser melhor aproveitado deverá incluir catamarã e buggy.

O catamarã, em primeiro lugar, vai te levar a navegar por todo o contorno da cidade, passando pelas praias e manguezais, parando para mergulho na praia da Cocaia.

Já em terra é a vez de passear de buggy, parar no letreiro da cidade para um clique e em dois mirantes estratégicos que ajudam a compor todo o cenário: o mirante Paraíso e o de Nazaré.

A praia de Calhetas e seus dois bancos de areia também vale a pena conhecer. E porque não finalizar o dia por ali com um petisco no Bar do Arthur, que é um ponto de apoio que existe nessa praia?!

OBS: pelas fotos dá para ver que eu não peguei um dia muito bacana quando estive por lá, mas mesmo assim me encantei com a região, imaginando em como seria o passeio em um belo dia de sol (mais um motivo para eu voltar, né não?).

Passeio De Catamarã Em Cabo De Sto Agostinho
Passeio de catamarã em Cabo de Sto Agostinho

Buggy Em Cabo De Sto AgostinhoBuggy em Cabo de Sto Agostinho

5- GALÉS DE MARAGOGI

Mas como assim, você está em Pernambuco e vai para o estado de Alagoas?

Sim minha gente, pois Maragogi/AL é muito mais próximo a Porto de Galinhas/PE (fica a 1:30 hs. de lá) do que à própria capital de Alagoas, que é Maceió e que fica a 2:30 hs. em distância no tempo e, por tal razão, fazer um bate e volta até Maragogi para conhecer as Galés, que são as piscinais naturais, também é dica sobre o que fazer em Porto de Galinhas.

Do ponto de apoio em Maragogi, indicando o Pontal do Maragogi, um Beach Club bacanérrimo, em catamarã “#partiu Caribe brasileiro”, as Galés, que ficam a 6 km da costa.

Um espetáculo a parte é com o que nos deparamos quando chegamos nos aquários naturais. Um cenário incrível de águas cristalinas, calmas, corais e muitos peixinhos e então, simbora brincar com eles em seu habitat, dentro do tempo que o catamarã ali permanece, que é por 1:30 hs.

Para esse passeio também é super importante a consulta a tábua das marés para que você melhor aproveite o mergulho – maré até 0,5 vale a pena.

Galés de Maragogi - o que fazer em Porto de Galinhas
corais nas Galés de Maragogi
Galés De Maragogi
Galés de Maragogi

6- PRAIA DOS CARNEIROS

Outra aberração da natureza, sendo dica imperdível de o que fazer em Porto de Galinhas é conhecer a Praia dos Carneiros, que fica a 46 km da Vila aproximadamente.

Praia lindíssima, onde o mar é calmo, a areia é branca e que possui o seu contorno desenhado por inúmeros coqueiros (uma boniteza só!!!) e que são, na verdade, os cartões postais de lá, além, é claro, da famosa Capela de São Benedito – quem aqui nunca ouviu falar dela?

A conhecida e pequena igrejinha já foi cenário da mini série da Rede Globo “Verdades Secretas”, como também já serviu de palco para uma reportagem do Luciano Huck, sendo por isso super disputada no clique.

O ideal para se aproveitar bem a Praia dos Carneiros é pegar um catamarã e ver a costa a partir do mar, sendo que até jacaré de boca aberta você pode encontrar pelo caminho…rs.

A praia possui opções de restaurante como ponto de apoio, além de arrecifes que são plenamente vistos quando a maré está baixa.

Praia Dos Carneiros
Praia dos Carneiros
Capela De São Benedito Praia Dos Carneiros
Capela de São Benedito – Praia dos Carneiros

7- RECIFE E OLINDA

E que tal Recife e Olinda?

Uma outra opção de passeio em Porto de Galinhas para quem quer ter um conhecimento mais de perto da parte histórica do Brasil, é um bate e volta até essas duas cidades.

É bem verdade que o ideal para se conhecer bem Recife e Olinda é ficar hospedado em Recife e/ou Olinda e traçar um roteiro com calma por ambas, para melhor aproveitar a região, mas nada impede a você curtir as duas em um dia só a partir de um city tour que sai de Porto de Galinhas, que tal?

Recife Letreiro
Recife – letreiro

Imagem: Luck Receptivo

O que eu achei dos passeios em Porto de Galinhas

Todos os passeios que fiz por lá foi com a Luck Receptivo, empresa super conceituada na região e que possui os melhores programas para se aproveitar por lá.

Eu me surpreendi de forma completamente positiva com toda a logística, pontualidade, guias atenciosos e que estavam a disposição dos turistas e passeios que experimentei com eles, recomendando a todos pois, independentemente da região ser linda por si só, o trabalho deles é, de fato, excelente!

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR OS SEUS PASSEIOS EM PORTO DE GALINHAS.

E você? Tem mais alguma dica sobre o que fazer em Porto de Galinhas? O que mais gostou por lá? Deixe nos comentários e compartilhe com a gente…

E agora salve essa dica no seu pinterest:

O que fazer em Porto de Galinhas?
O que fazer em Porto de Galinhas?

Compartilhe este post:

14 comentários em “O que fazer em Porto de Galinhas/PE? Dicas de 7 passeios pela região”

  1. Morri de saudades de Porto de Galinhas vendo seu post, Andrea! guardei aqui porque não fiz todos esses passeios e se já tinha vontade de voltar, agora tenho mais!

  2. Que legal o seu post! Acabei de voltar de uma temporada de 1 mês em Recife, mas acredita q ficou faltando Cabo de Santo Agostinho e Maragogi? hehehe Mil motivos para voltar rs Fui pra Porto tanto para passar o dia e voltar pra Recife como pra dormir então aproveitei bastante a vilinha fofa.

Deixe um comentário