Como funcionam as paradas dos navios de cruzeiro?

Você sabia que existem paradas dos navios em várias ou algumas cidades durante o seu cruzeiro?

Sim galera… ao comprar o seu pacote de cruzeiro para determinado destino, fará parte do seu itinerário algumas paradas em cidades pelo meio do caminho, além, é claro, da parada no destino final.

Aliás, faz parte da sua escolha de trajeto quando da compra do seu pacote de cruzeiro, por exemplo, você optar por uma viagem de navio para Salvador, na Bahia, onde haverá parada pelo meio do caminho no Rio de Janeiro, Búzios, Ilhabela e etc… seja na ida ou na volta do passeio.

E assim acontecem todas essas viagens, com as paradas dos navios em alguns pontinhos do mapa.

QUER FAZER UM CRUZEIRO MARÍTIMO? CLIQUE AQUI.

As paradas dos navios de cruzeiro
As paradas dos navios de cruzeiro

Bom, ok, o navio partiu e já parou em uma das cidades. E aí? O que acontece?

Os navios chegando nos destinos

Antes de qualquer coisa saiba que o navio, dependendo do destino, poderá atracar em porto, pier ou ainda parar no meio do mar e direcionar os passageiros àquela cidade, neste último caso, por meio das barquinhas do próprio navio, que são os chamados Tenders, desembarcando os navegantes em lote e de acordo com a capacidade dos barcos.

Quando os navios param no meio do mar os botes vão e voltam o tempo inteiro, devendo você aguardar a sua vez na fila, que certamente se formará no deck de desembarque.

Muitas vezes, nos primeiros horários, os navios dão uma senha aos passageiros para evitar que essa fila se forme, desembarcando, assim, lote por lote de senha distribuída.

Fique atento nas paradas dos navios para saber qual será o deck do seu desembarque, tenha o navio parado no meio do mar, em pier ou em porto.

Não se esqueça de levar o seu cartão de bordo – será com ele que você registrará a sua saída e retorno do navio.

Você também tem a opção de não descer do navio durante as paradas e ficar curtindo todo o seu dia a bordo, na piscina por exemplo, que fica bem menos movimentada nesses momentos.

Eu nunca fiz isso mas muita gente faz e aproveita a viagem dessa outra forma.

Horário de chegada dos navios de cruzeiro

Normalmente os navios chegam cedo ao destino, 8:00 hs. da manhã, seja ele intermediário ou final, e você poderá descer assim que o navio chegar ou mais tarde, na hora que quiser (salvo excursões contratadas no navio), devendo apenas calcular o tempo para aquilo que pretende fazer na cidade para aproveitar ao máximo aquele lugar.

Se você contratou alguma excursão oferecida pelo próprio navio, dirija-se ao ponto de encontro dentro do navio no horário combinado – informado quando dessa sua compra.

Se você vai descer por conta própria, optando por pegar algum passeio em terra mesmo, você poderá sair do navio na hora que quiser – eu sugiro, lógico, que desça cedo.

Horário de saída dos navios

As paradas dos navios de cruzeiro
As paradas dos navios de cruzeiro

Também normalmente os navios partem daquele destino para o próximo por volta das 17/18 horas do mesmo dia, devendo todos os passageiros estarem a bordo no horário marcado.

Portanto, calcule o seu tempo, considerando inclusive o deslocamento para a volta ao navio, para chegar ali no horário previsto para a partida.

Saiba que os navios não esperam pelos passageiros, devendo todos ficarem bem atentos a isso para não perderem o embarque na volta.

Quando do seu retorno ao barquinho, você passará por uma porta detectora de metais e os seus pertences por uma esteira de RX, não se assuste!

Mas e se eu perder o navio pois me atrasei para a volta?

Já foi… dirija-se, de alguma forma, ao próximo destino do itinerário do seu cruzeiro e tente ali embarcar. Só assim você conseguirá prosseguir viagem.

É sério isso gente, portanto, atenção!!

Quanto tempo tem para explorar o destino durante as paradas dos navios?

Você vai ter o tempo que o navio vai ficar parado naquela cidade para fazer o passeio que quiser.

Calcule o tempo exato da sua saída do navio com o passeio para voltar no momento certo e não ter problema com o horário para o embarque.

Comprar a excursão do navio ou descer por conta própria durante as paradas?

Quando você já estiver embarcado vai encontrar várias opções de passeios para fazer nos destinos durante a parada do navio, são as conhecidas excursões do cruzeiro.

Você poderá adquirir essas excursões se quiser, mas terá que pagar por isso, pois esses passeios são extra pacote.

Normalmente essas excursões são caras e os preços estão em dólar, valendo mais a pena, no meio ponto de vista, você descer por conta própria e fazer o passeio que quiser na cidade de parada do navio.

E você? Já viajou de navio? O que costuma fazer durante as paradas do navio? Conta pra gente nos comentários do blog.

QUER FAZER UM CRUZEIRO MARÍTIMO? CLIQUE AQUI

E agora salve essa dica no seu pinterest:

Como funcionam as paradas dos navios de cruzeiro?
As paradas dos navios

Clica e vem ver o vídeo comigo:

Compartilhe este post:

26 comentários em “Como funcionam as paradas dos navios de cruzeiro?”

  1. Boa tarde, poderia esclarecer algumas duvidas sobre portos:
    Porto de southampton na Inglaterra como descemos pq é um Porto grande para se deslocar.
    Porto Le Havre na frança idem
    Porto de Bruges na Belgica idem
    Porto de Zeemburge na Holanda idem
    Todos esses, se eu pedir um Uber eles conseguirão me pegar dentro do Porto.
    Agradeço se puder me ajudar.

    Responder
  2. Boa tarde querida, se puder me ajudar, tenho dupla cidadania italiana e brasileira, e compramos uma viagem de cruzeiro para Italia, saindo do porto de Santos. Fizemos a compra com as informações do passaporte italiano, porém a dúvida, a imigração irá nos exigir passagem de volta de avião? já que temos o passaporte italiano e não temos intenção de retorno ao Brasil.

    Responder
    • Oi…olha, imigração é sempre uma caixinha de surpresa mas penso que não vão exigir nada…acabei de voltar da Itália, passaporte brasileiro e nada me foi exigido na imigração, nem vacinação, nem seguro, nem passagem…nada…Vá tranquila ; )

      Responder
  3. Andrea, vou fazer um cruzeiro com minhas duas filhas pequenas de 8 e 10 anos, imagina a situação eu saio com elas e sabe como é criança, e antes do horário de retorno ao navio eles querem retornar? como funciona os retornos, tenho que esperar ate o horário combinado no final do dia ou ha possibilidade de retorno antes?
    Obrigada.

    Responder
    • Olá Rosi…fique tranquila quanto ao retorno ao navio pois vc pode voltar o horário que quiser…se desceu do navio e após 10 minutos quiser voltar para dentro, pode voltar; Se não quiser descer tb, pode ficar a bordo.

      Responder
  4. Andrea, bacana seu blog – parabéns!!! Sou cruzeirista apaixonadapor barquinhos e já presenciei diversas vezes, inclusive no exterior, passageiros perderem o navio. É um momento tenso, pois os oficiais anunciam no alto falante os ausentes, anunciam diversas vezes….todos os passageiros ficam debruçados em suas varandas e áreas externas torcendo para que os atrasadinhos cheguem.,…mas geralmente se atrasam mesmo e perdem o barquinho.

    Responder
    • Oi Fernanda…
      Que bom que gostou do blog…brigadinha…
      É…o momento de espera pelos atrasadinhos não é fácil…todo mundo fica aflito mesmo e na torcida e então o melhor a se fazer é se programar direitinho para não correr o risco né?!
      Obrigada pela visita…bjs.

      Responder
  5. Olá Andrea! Adorei os seus posts sobre cruzeiro! Vou fazer um cruzeiro dentro do Brasil, pela empresa Costa, com saída de Santos e gostaria de uma ajuda:
    1) A primeira parada será em Camboriú (8h)..vc sabe me dizer quanto tempo eu levarei pra desembarcar ao chegar? Estou perguntando isto, porque marquei um compromisso às 09horas em Camboriú e queria saber se vai dar tempo;
    2) No dia dessa primeira parada a hora da partida do navio está marcada para 18horas, entao eu posso chegar pelo menos até 17h30 no cais? Ou tenho que chegar antes? Nao basta ta na fila esperando pra voltar ao navio até 18h?
    3) Vc saberia me dizer se o desembarque em Camboriú é através de barcos menores ou no próprio porto?
    Desde já agradeço muuito a sua ajuda!
    Beijos e parabéns!!
    Marina Caldeira

    Responder
    • Oi Marina, que bom que gostou dos posts…fico feliz… : )

      Vamos as respostas e vou começar pela pergunta 3 (vc vai entender…rs):

      3- o desembarque em Camburiú é em pier, tendo as barquinhas do navio como transporte dos passageiros do mar à terra;

      1- a previsão de chegada é as 8hs mas as vezes acontece do navio atrasar (temos que contar com essa possibilidade) e como o desembarque é pelas barquinhas, descer logo que o navio ancora não é fácil e muitas vezes são distribuídas senhas aos passageiros para pegar os barcos. Acho arriscado manter o compromisso paras as 9hs. Caso tenha essa alternativa, marque as 10hs para ficar mais tranquilo;

      2- sim, vc pode chegar às 17:30hs, porém, se o navio está partindo às 18hs a última barquinha deverá sair do pier às 17:30hs. Confirme o horário de saída da última barquinha com a tripulação se programe para chegar ali a tempo.

      Espero ter ajudado. Boa viagem, aproveite e volte sempre!
      Bjsss

      Responder
  6. Olá, boa tarde!
    Sábado que vem farei meu primeiro cruzeiro e estou com algumas duvidas , gostaria que me ajudasse. 🙂
    Meu destino será Buenos Aires, Punta del este e Ilha grande … vamos lá as duvidas ;).

    1 – O Navio ficará dois dias em Buenos aires, posso retornar a hora que eu quiser, tipo de madrugada?

    2 – Sai de manhã , posso retornar ao navio para tomar um banho e sair de novo do navio para conhecer lugares a noite?

    3 – Se eu adquirir vinhos argentinos para trazer pro Brasil, posso entrar com eles a bordo ?

    4 – Alfajor , temperos , também posso comprar e levar comigo no navio?

    Bom, é isso, obrigada desde já pela atenção prestada 🙂

    Responder
    • Ai que delícia….bom, vamos as respostas:
      1- sim, vc poderá retornar a hora que quiser ao navio, desde que antes da partida;
      2- sim, vc pode sair e voltar quantas vezes quiser;
      3- sim, apenas, por se tratar de bebidas, elas ficarão retidas e entregues a vc no momento do desembarque;
      4- sim, vc pode comprar e levar para o navio o que quiser.
      Aproveite muito…vc vai amar demais viajar de navio!!!

      Responder
  7. Oi são muito interessante suas dicas para fazer um cruzeiro agora, eu tenho uma dúvida si perde a hora é o navio for embora como vamos consegui si locomover no país si nosso passaporte fica com eles poderia tira essa dúvida minha

    Responder
    • Olá, td bem?}
      Obrigada pela visita e te digo que se isso acontecer vc terá um problema de fato.
      Vc deverá procurar algum representante do navio no pp porto que se de alguma forma não conseguir lhe ajudar com a “captura” de seu passaporte, irá lhe encaminhar para a embaixada/consulado do país no local aonde estiver, para que seja solicitado um passaporte provisório de urgência, ou seja, não perca o retorno ao navio para não ter essa dor de cabeça.

      Responder
  8. medinhooo de perder o navio, uma amiga perder num cruzeiro dem buzuios e teve q pegar um bus ate uma outra cidade ,,, maior confusao!
    Eu quero muitoooo fazer um cruzeiro, msm com medo de enjoar resrsees

    Responder
    • Tá vendo só, atenção ao retorno…tem que ter…Quanto a enjoar, eu já fiz um artigo falando só sobre isso, que é difícil acontecer e que para teste é bom que se faça primeiro um mini cruzeiro… tenho ctz que vc vai gostar.

      Responder
  9. Conhecemos alguns lugares muito legais aprontamos as paradas dos cruzeiros que fizemos, são uma maneira de estarmos em ilhas que talvez não fôssemos se não pelo fato de fazerem parte do itinerário do cruzeiro. Adoramos cruzeiros e as paradas influenciam demais em nossas escolhas.

    Responder
  10. Eu nunca viajei de navio, mas de vez em quando pegamos amigos que aportam aqui em Salvador para dar uma voltinha na cidade. Uma vez deixamos alguns no Campo Grande para curtir umas horinhas com o Chiclete durante o carnaval. Em outra ocasião demos uma volta no Pelourinho e almoçamos por ali… 🙂 Sempre ficaram muito atentos ao horário de voltar para não perder o barco. rsrs

    Responder

Deixe um comentário