Viagem de navio: como ficam os fusos horários durante a viagem?

Fusos horários durante a viagem de navio?

Do que se trata?

Já parou para pensar que numa viagem de navio, principalmente em uma travessia, você vai de um continente ao outro, passando por vários lugares que possuem fusos horários diferentes de onde você partiu?

Pois é gente…

fuso horario
Mudança de fuso horário nas viagens de navio

A gente só pensa nisso quando acontece né?

É!

E como isso funciona a bordo?

Como em um avião, onde você parte de um horário e quando chega no destino já deve arrumar o relógio na hora local?

Não…

Num cruzeiro é diferente.

Como ficam os fusos horários durante a viagem de navio?

Como você vai navegar por diversos lugares, o navio tenta encaixar o horário a bordo com o do local do destino, e assim  faz desde a primeira parada.

Isso significa dizer que se você partir de tal horário no Brasil e a primeira parada do barquinho tem o fuso 2 horas antes daqui, a bordo o pessoal solicitará que durante a navegação, em tal dia e a partir de tal horário, o relógio seja atrasado em 1 hora e na noite seguinte mais 1 para esse primeiro “stop” acontecer no horário local.

E isso numa travessia ocorre o tempo inteiro e pelo simples fato de que o fuso horário do destino é completamente diferente do Brasil.

E como ficar sabendo da alteração no horário?

Principalmente pelo diário de bordo.

Assim, durante toda a navegação, no diário de bordo – já falei sobre como ficar por dentro de tudo o que acontece a bordo nesse post – é avisado quando os relógios deverão ser ajustados e em quanto tempo para regular corretamente as horas.

E para que as pessoas não se esqueçam disso, é também falado no Teatro e em outros locais de entretenimento do navio, tudo para garantir que ninguém perca nada da programação a bordo ou em terra pelo simples fato de ter esquecido de mudar a hora.

Isso não é muito agradável?

Não, pois você acaba se perdendo um pouco no tempo, ficando com o relógio biológico confuso mas, de qualquer forma, eu penso que é melhor do que o impacto de adiantar ou atrasar tantas horas de uma vez só, como acontece nos vôos por ai.

A importância de estar com o seu relógio no fuso horário exato ao do navio

A partir do momento em que o relógio do navio está funcionando em determinado horário local, toda a programação a bordo assim seguirá, ou seja, shows no teatro, horário para o jantar e etc.

Além disso, o tempo em que o navio permanecerá atracado em determinado destino também seguirá o fuso horário indicado por ele e então, esteja bem atento a isso para não perder o horário para o seu reembarque no navio caso esteja em algum passeio em terra em qualquer destino por aí, ok?

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR A SUA VIAGEM DE NAVIO

Salve essa ideia:

Como ficam os fusos horários na viagem de navio?
Como ficam os fusos horários na viagem de navio?

 

Compartilhe este post:

22 comentários em “Viagem de navio: como ficam os fusos horários durante a viagem?”

  1. Pô, que interessante, não tinha pensado nisso… tudo bem que nunca fiz um cruzeiro, então realmente não parei para pensar.

    Quando viajo ou planejo uma viagem, normalmente eu já incluo no celular todas as cidades que vou visitar e ele mostra o horário certo de cada uma, já ajuda.

    Responder
  2. Nunca fiz um cruzeiro e nunca tinha parado pra pensar nisso hahaha. Mas, confesso, eu iria ficar toda perdida e iria fazer meu marido prestar bem atenção, pois ele é o centrado aqui de casa, então a programação ficaria por conta dele, já que se dependesse de mim nós iríamos chegar no término de todas hahahaha. Sério, eu já me imagino perdida no tempo.
    Beijo.

    Responder
  3. Sabe que eu nunca tinha parado pra pensar nisso? Realmente muito curioso, achei super interessante e aprendi muito. Nunca fiz viagem longa de navio, mas agora já comecei a imaginar como vai ser legal ir ajustando os horários ao longo do percurso 😀

    Responder
  4. Gente que interessante! Nunca viajei de navio e, claro, nunca havia pensado nisso. Deve ser realmente confuso pro nosso organismo, mas sinceramente acho que eu tentaria viver uns dias sem relógio. Parece uma ótima oportunidade pra se desligar completamente do mundo, dos horários e tals. 🙂

    Responder
    • Curioso né Niki…viver sem relógio tb é bacana, desencanar de tudo mas quando temos horário para voltar a bordo não tem como… temos que ficar plugados de qq jeito… Obrigada pela visita. Bj.

      Responder

Deixe um comentário