X

Como funcionam as paradas dos navios de cruzeiro?

Os navios param em algumas cidades durante o seu cruzeiro, tendo você horário para voltar a bordo sob pena de perder a sua viagem. Saiba o que acontece durante as paradas dos navios

Você sabia que existem paradas dos navios em várias ou algumas cidades durante o seu cruzeiro?

Sim galera… ao comprar o seu pacote de cruzeiro para determinado destino, fará parte do seu itinerário algumas paradas em cidades pelo meio do caminho, além, é claro, da parada no destino final.

Aliás, faz parte da sua escolha de trajeto quando da compra do seu pacote de cruzeiro, por exemplo, você optar por uma viagem de navio para Salvador, na Bahia, onde haverá parada pelo meio do caminho no Rio de Janeiro, Búzios, Ilhabela e etc… seja na ida ou na volta do passeio.

E assim acontecem todas essas viagens, com as paradas dos navios em alguns pontinhos do mapa.

As paradas dos navios de cruzeiro

Bom, ok, o navio partiu e já parou em uma das cidades. E aí? O que acontece?

Nesse post você vai ler sobre:

Os navios chegando nos destinos

Antes de qualquer coisa saiba que o navio, dependendo do destino, poderá atracar em porto, pier ou ainda parar no meio do mar e direcionar os passageiros àquela cidade, neste último caso, por meio das barquinhas do próprio navio, desembarcando os navegantes em lote e de acordo com a capacidade dos barcos.

Quando os navios param no meio do mar os botes vão e voltam o tempo inteiro, devendo você aguardar a sua vez na fila, que certamente se formará no deck de desembarque.

Fique atento nas paradas dos navios para saber qual será o deck do seu desembarque, tenha o navio parado no meio do mar, em pier ou em porto.

Não se esqueça de levar o seu cartão de bordo – será com ele que você registrará a sua saída e retorno do navio.

Você também tem a opção de não descer do navio durante as paradas e ficar curtindo todo o seu dia a bordo, na piscina por exemplo, que fica bem menos movimentada nesses momentos.

Eu nunca fiz isso mas muita gente faz e aproveita a viagem dessa outra forma.

Horário de chegada dos navios de cruzeiro

Normalmente os navios chegam cedo ao destino, 8:00 hs. da manhã, seja ele intermediário ou final, e você poderá descer assim que o navio chegar ou mais tarde, na hora que quiser (salvo excursões contratadas no navio), devendo apenas calcular o tempo para aquilo que pretende fazer na cidade para aproveitar ao máximo aquele lugar.

Se você contratou alguma excursão oferecida pelo próprio navio, dirija-se ao ponto de encontro dentro do navio no horário combinado – informado quando dessa sua compra.

Se você vai descer por conta própria, optando por pegar algum passeio em terra mesmo, você poderá sair do navio na hora que quiser – eu sugiro, lógico, que desça cedo.

Horário de saída dos navios

As paradas dos navios de cruzeiro

Também normalmente os navios partem daquele destino para o próximo por volta das 17/18 horas do mesmo dia, devendo todos os passageiros estarem a bordo no horário marcado.

Portanto, calcule o seu tempo, considerando inclusive o deslocamento para a volta ao navio, para chegar ali no horário previsto para a partida.

Saiba que os navios não esperam pelos passageiros, devendo todos ficarem bem atentos a isso para não perderem o embarque na volta.

Quando do seu retorno ao barquinho, você passará por uma porta detectora de metais e os seus pertences por uma esteira de RX, não se assuste!

Mas e se eu perder o navio pois me atrasei para a volta?

Já foi… dirija-se, de alguma forma, ao próximo destino do itinerário do seu cruzeiro e tente ali embarcar. Só assim você conseguirá prosseguir viagem.

É sério isso gente, portanto, atenção!!

E você? Já viajou de navio? Teve algum perrengue para descer ou subir durante as paradas? Conta pra gente nos comentários do blog.

Aproveite e compre já o seu pacote de cruzeiro.

E agora salve essa dica no seu pinterest:

As paradas dos navios

 

CHECK LIST DE VIAGEM – PLANEJE TUDO POR AQUI

Resumo
Nome do artigo
Como funcionam as paradas dos navios de cruzeiro?
Descrição
As paradas dos navios fazem parte de todo o itinerário do seu cruzeiro. Você sabe como funciona isso? Quanto tempo ele fica atracado? Clica que eu conto
Autor
Publicado por
Andrea - Top 5 Tour

Este post foi modificado pela última vez em maio 18, 2019 12:19 pm

Categorias: Cruzeiros
Andrea Top5Tour: Ariana, blogueira, apaixonada por viagens! Travel blogger! Travel lover!

Ver comentários (20)

  • Andrea, bacana seu blog - parabéns!!! Sou cruzeirista apaixonadapor barquinhos e já presenciei diversas vezes, inclusive no exterior, passageiros perderem o navio. É um momento tenso, pois os oficiais anunciam no alto falante os ausentes, anunciam diversas vezes....todos os passageiros ficam debruçados em suas varandas e áreas externas torcendo para que os atrasadinhos cheguem.,...mas geralmente se atrasam mesmo e perdem o barquinho.

    • Oi Fernanda...
      Que bom que gostou do blog...brigadinha...
      É...o momento de espera pelos atrasadinhos não é fácil...todo mundo fica aflito mesmo e na torcida e então o melhor a se fazer é se programar direitinho para não correr o risco né?!
      Obrigada pela visita...bjs.

  • Olá Andrea! Adorei os seus posts sobre cruzeiro! Vou fazer um cruzeiro dentro do Brasil, pela empresa Costa, com saída de Santos e gostaria de uma ajuda:
    1) A primeira parada será em Camboriú (8h)..vc sabe me dizer quanto tempo eu levarei pra desembarcar ao chegar? Estou perguntando isto, porque marquei um compromisso às 09horas em Camboriú e queria saber se vai dar tempo;
    2) No dia dessa primeira parada a hora da partida do navio está marcada para 18horas, entao eu posso chegar pelo menos até 17h30 no cais? Ou tenho que chegar antes? Nao basta ta na fila esperando pra voltar ao navio até 18h?
    3) Vc saberia me dizer se o desembarque em Camboriú é através de barcos menores ou no próprio porto?
    Desde já agradeço muuito a sua ajuda!
    Beijos e parabéns!!
    Marina Caldeira

    • Oi Marina, que bom que gostou dos posts...fico feliz... : )

      Vamos as respostas e vou começar pela pergunta 3 (vc vai entender...rs):

      3- o desembarque em Camburiú é em pier, tendo as barquinhas do navio como transporte dos passageiros do mar à terra;

      1- a previsão de chegada é as 8hs mas as vezes acontece do navio atrasar (temos que contar com essa possibilidade) e como o desembarque é pelas barquinhas, descer logo que o navio ancora não é fácil e muitas vezes são distribuídas senhas aos passageiros para pegar os barcos. Acho arriscado manter o compromisso paras as 9hs. Caso tenha essa alternativa, marque as 10hs para ficar mais tranquilo;

      2- sim, vc pode chegar às 17:30hs, porém, se o navio está partindo às 18hs a última barquinha deverá sair do pier às 17:30hs. Confirme o horário de saída da última barquinha com a tripulação se programe para chegar ali a tempo.

      Espero ter ajudado. Boa viagem, aproveite e volte sempre!
      Bjsss

  • Olá, boa tarde!
    Sábado que vem farei meu primeiro cruzeiro e estou com algumas duvidas , gostaria que me ajudasse. :)
    Meu destino será Buenos Aires, Punta del este e Ilha grande ... vamos lá as duvidas ;).

    1 - O Navio ficará dois dias em Buenos aires, posso retornar a hora que eu quiser, tipo de madrugada?

    2 - Sai de manhã , posso retornar ao navio para tomar um banho e sair de novo do navio para conhecer lugares a noite?

    3 - Se eu adquirir vinhos argentinos para trazer pro Brasil, posso entrar com eles a bordo ?

    4 - Alfajor , temperos , também posso comprar e levar comigo no navio?

    Bom, é isso, obrigada desde já pela atenção prestada :)

    • Ai que delícia....bom, vamos as respostas:
      1- sim, vc poderá retornar a hora que quiser ao navio, desde que antes da partida;
      2- sim, vc pode sair e voltar quantas vezes quiser;
      3- sim, apenas, por se tratar de bebidas, elas ficarão retidas e entregues a vc no momento do desembarque;
      4- sim, vc pode comprar e levar para o navio o que quiser.
      Aproveite muito...vc vai amar demais viajar de navio!!!

  • Oi são muito interessante suas dicas para fazer um cruzeiro agora, eu tenho uma dúvida si perde a hora é o navio for embora como vamos consegui si locomover no país si nosso passaporte fica com eles poderia tira essa dúvida minha

    • Olá, td bem?}
      Obrigada pela visita e te digo que se isso acontecer vc terá um problema de fato.
      Vc deverá procurar algum representante do navio no pp porto que se de alguma forma não conseguir lhe ajudar com a "captura" de seu passaporte, irá lhe encaminhar para a embaixada/consulado do país no local aonde estiver, para que seja solicitado um passaporte provisório de urgência, ou seja, não perca o retorno ao navio para não ter essa dor de cabeça.

  • Nossa! Sou boa pra perder o embarque.... mas se perder o avião, tem outro depois, agora imagina se eu perco o barco, e quando conseguir ir para a próxima parada, ele já saiu de lá...?

  • medinhooo de perder o navio, uma amiga perder num cruzeiro dem buzuios e teve q pegar um bus ate uma outra cidade ,,, maior confusao!
    Eu quero muitoooo fazer um cruzeiro, msm com medo de enjoar resrsees

    • Tá vendo só, atenção ao retorno...tem que ter...Quanto a enjoar, eu já fiz um artigo falando só sobre isso, que é difícil acontecer e que para teste é bom que se faça primeiro um mini cruzeiro... tenho ctz que vc vai gostar.

  • Conhecemos alguns lugares muito legais aprontamos as paradas dos cruzeiros que fizemos, são uma maneira de estarmos em ilhas que talvez não fôssemos se não pelo fato de fazerem parte do itinerário do cruzeiro. Adoramos cruzeiros e as paradas influenciam demais em nossas escolhas.

    • Sim, com certeza... disse tudo: lugares que talvez não fosse sem ser dessa forma....as paradas influenciam bastante na escolha.

  • Eu nunca viajei de navio, mas de vez em quando pegamos amigos que aportam aqui em Salvador para dar uma voltinha na cidade. Uma vez deixamos alguns no Campo Grande para curtir umas horinhas com o Chiclete durante o carnaval. Em outra ocasião demos uma volta no Pelourinho e almoçamos por ali... :) Sempre ficaram muito atentos ao horário de voltar para não perder o barco. rsrs

    • Ai que saudades de estar em Salvador, tb de navio, claro..hehehe e prestando atenção na hora do retorno (claro tb rsrs). Obrigada pela visita Ana.