Uma dúvida muito comum dos viajantes é como arrumar a mala de viagem….


Tenho certeza que todo mundo antes de viajar pensa nisso, certo?


Então….. para facilitar essa dúvida cruel, mas cabível, dos touristas, vou dar 10 diquinhas básicas que podem ajudar nesse momento…


Primeiro passo: vai pra onde? (Bruno de Luca, kd vc??? rs)….


O que levar, obviamente, depende do seu destino: Praia? Campo? Calor? Frio? Brasil? Exterior? Viagem longa? De final de semana?


E essa pergunta é pertinente por quê? As dicas abaixo vão esclarecer…….


1- TIPO DE MALA A LEVAR
Se a viagem é longa, opte pelas malas tradicionais; se a viagem é curta, podem ser as famosas sacolas, mochilões. Para viagens em Cruzeiros recomendo as malas tradicionais.


Malas tradicionais


Sacola/mochilão de viagem
2- IDENTIFICAÇÃO
Super, ultra, mega e indispensável….as famosas TAG BAGS contendo o seu nome, endereço, telefone, email, etc. Caso não tenha Tag Bag, sem problema algum, faça em qualquer pedaço de papel, mas não viaje sem a identificação.
Tag Bags


3- PROCURE SEMPRE DIFERENCIAR A SUA MALA
A maioria das malas tradicionais de viagens são pretas e isso, numa esteira de aeroporto, é um transtorno. Por isso, caso a sua seja preta, coloque fitas coloridas na alça ou adesivos, além da etiqueta de identificação, para melhor visualizar.
4- TIPO DE ROUPA PARA LEVAR
Prefira roupas que pouco amassem. Se tiver levando alguma peça que amasse muito, deixe para colocar por último na mala e dobre o menos possível (quanto mais dobra, mais marca ok?!). Ter um ferro de viagem a mão, “ainda que não seja nenhuma brastemp” é sempre é bom!!. Um dica: quando terminar de arrumar sua mala, coloque por cima de tudo uma toalha de banho, como se estivesse envelopando as roupas…não é milagre….mas ajuda um pouco a não amassar.
5- PENSE COM ANTECEDÊNCIA
Vá pensando com antecedência no que pretende levar. Veja o que está limpo ou sujo para que ao arrumar sua mala, tudo já esteja devidamente passado. Faça uma lista do que for lembrando.
6- O QUE LEVAR
Dependendo do destino e do clima leve: calcas jeans/outras, moletons, leggings, malhas, blusas/blusinhas, vestidos, saias, casacos, shorts, biquinis, toalha de praia, acessórios, bijus (prefira bijus a jóias) meias, cintos, chinelos, maquiagem, perfume, cosméticos… Sapatos: pense pelo menos em 3 tipos: um mais formal, um mais casual e tênis para as andanças….A quantidade de cada item vai depender, obviamente, de quantos dias vai ficar no lugar.


7- COMBINANDO AS ROUPAS
Leve o maior número de peças básicas. Faça opção por cores harmônicas entre si, para menor número de peças, isso vai te garantir mais combinações e menos espaços ocupados na mala.
8- ARRUMANDO A MALA
Comece pelos sapatos – deixe eles por baixo de tudo (há quem prefira levar os sapatos em uma mala separada – mas aqui a idéia é otimizar espaço ok?!). Em cima dos sapatos coloque as calças ou casacos (eu prefiro colocar os casacos, que são mais pesados e por cima deles as calças). Na sequencia coloque as malhas, blusas. Separe as lingeries, meias, biquinis e cintos em sacos e complete os “cantinhos” da mala com eles. Leve sacos plásticos para roupas sujas.


9- LEMBRE-SE DE LEVAR
Kit de costura, remédios e primeiros socorros, necessaire de maquiagem e banheiro, adaptador de tomadas – mega importante), secador/chapinhas. OBS: por mais que o site do hotel (ou similar) diga que tem secador a disposição, como é “prudente ser prudente”, sempre levo o meu (se o seu não for bivolt, lembre-se de checar a voltagem do lugar).


10- MALA DE MÃO
É sempre bom levar com o que mais utiliza, como por exemplo: maquiagem, remédios, absorventes, pasta e escova de dente, guias turisticos, ipad, máquina fotográfica, etc. OBS: não é possível levar líquidos na mala de mão ao viajar de avião. Lembre-se de despachar na mala tradicional, no check in. OBS 2: mesmo a mala de mão deve ter identificação, ok?!


Dá um play e confira o vídeo de Néia Trivelato – Consultora em organização – em entrevista para o Jornal Hoje – Rede Globo.


E você? Tem alguma dica? Deixe nos comentários para compartilhar aqui com a gente….