Todo viajante já ouviu falar no programa de milhagens, certo?


Apesar desse conhecimento, recebo muitas perguntas a respeito disso, com dúvidas simples e fáceis de serem esclarecidas.


Por isso resolvi fazer esse post onde vou falar de uma forma geral como funciona, ok? Espero que aproveitem..


Bom, o programa de milhas nada mais é do que um programa de relacionamento entre Cias Aéreas, onde o participante – detentor de um cartão fidelidade – vai acumulando pontos, que podem ser trocados por trechos de viagens nacionais e/ou internacionais.


O primeiro passo para participar do programa é se cadastrar no site da Cia Aérea de seu interesse.


Os dois programas mais conhecidos são os oferecidos pela TAM – que pertence a Star Alliance e o da GOL – programa Smile.


Clique aqui para adquirir um cartão TAM FIDELIDADE e para mais informações sobre o programa clique aqui.
Clique aqui para se inscrever no programa SMILE. Conheça mais o programa clicando aqui.


Com o cartão fidelidade TAM, você pode viajar com milhas acumuladas nas seguintes Cias Aéreas:


LAN
– PANTANAL
– ETHIOPIAN AIRLINES
– SWISS
– TAP
– ANA
As Cias Aéreas participantes do programa Smile são:
– KLM
– IBERIA
Naturalmente você pode fazer parte dos dois programas e de tantos outros que quiser, mas pense que as vezes é melhor acumular os pontos/milhas em uma

Ao viajar, com o cartão fidelidade em mãos (ou com o número), no balcão do check in, peça para computar as milhas do trecho que vai percorrer. Faça isso todas as vezes que for fazer o check in (em todos os trechos).


As Cias Aéreas também possuem parceria com as empresas de cartões de créditos, ou seja, toda vez que você fizer alguma compra no cartão (qualquer compra), você acumula pontos. Esses pontos podem ser lançados no seu cartão fidelidade, virando milhas – é só entrar em contato com sua operadora do cartão de crédito e pedir a transferência (geralmente existe um mínimo de pontos que devem ser acumulados no cartão para esse procedimento).


Fique atento ao seguinte:


1- nem todo “1 ponto” adquirido no cartão de crédito (um real gasto) equivale a “1 milha”;


2- as milhas acumuladas devem ser resgatadas quando da “compra” da passagem. Faça isso com bastante antecedência da sua viagem;


3- tanto os pontos acumulados no cartão de crédito, quanto as milhas do cartão fidelidade tem prazo de validade. Cartão de crédito geralmente expira em 1 ano e as milhas em 2 anos;


4- as milhas que necessitará para viajar dependerá, obviamente, do seu destino, se alta ou baixa temporada e da classe de assento escolhida. Informe-se diretamente com a Cia.


5- viagens feitas com milhas NÃO geram mais milhas;


6- visite o site da Cia com frequencia para ficar por dentro das promoções – assinar o feed é uma boa opção.


Além das milhas para passagens aéreas, saiba que existem parcerias diversas neste tipo de programa com, por exemplo: estacionamentos, restaurantes, hotéis, etc…


Os programas, de uma maneira geral são bem interessantes, ainda que você não os utilize para viajar mas… para viajar eu suuuuuuuper recomendo – gera uma economia significativa no final das contas!!!


Bom, em resumo é isso…….qualquer dúvida deixe nos comentários que eu respondo ok?


Bjks a todos.