O trajeto do novo trem até o aeroporto de Guarulhos

O novo trajeto de trem até o aeroporto de Guarulhos já está em funcionamento desde março deste ano, saindo da cidade de São Paulo. 

Há tempo esse projeto existe e enfim começaram a operar os tais trens até o aeroporto internacional.

E não era para menos, afinal de contas é inadmissível uma cidade grande como São Paulo e um aeroporto tão movimentado como o de Guarulhos não dispor de um serviço como esse – pelo menos ter essa opção aos passageiros.

Será que vale a pena encarar o trajeto até o aeroporto de Guarulhos?

Bom, o que você tem que saber desde o início é que o trem até o aeroporto de Guarulhos sai de São Paulo, da ESTAÇÃO ENGENHEIRO GOULART.

E o que isso significa?

Significa que esteja aonde você estiver na capital, no bairro que for, a sua primeira locomoção terá que ser até essa estação para então ali pegar a LINHA 13 – JADE – que é a linha do trem que efetivamente vai te deixar no aeroporto de Guarulhos.

O trajeto da ESTAÇÃO ENGENHEIRO GOULART até o aeroporto dura cerca de 15 minutos.

E como chegar à estação Engenheiro Goulart?

Esse é o problema pois é uma estação que exige algumas baldeações para se chegar até lá.

Localize-se pelo mapa do metrô abaixo (Estação Engenheiro Goulart e Jade indicada em verde, acima e a direita do mapa):

Metrô SP - trem até o aeroporto de guarulhos
mapa do metro de são paulo

OBS: ainda haverá a expansão dessa linha 13 até a Estação de metrô da LUZ, no centro de São Paulo, o que facilitará, e muito, a locomoção dos passageiros até o aeroporto.

O trem não vai direto ao terminal de embarque

Outra coisa que você deve saber ao optar em pegar esse trem até o aeroporto de Guarulhos é que ele não chega até os terminais de embarque propriamente ditos.

Você vai chegar a uma “estação final” e pegar um ônibus do próprio aeroporto para se dirigir ao seu terminal.

Esse serviço é disponibilizado pelo próprio aeroporto e é gratuito.

Trem até o aeroporto de guarulhos
Trem até o aeroporto de guarulhos

O meu ponto de vista – prós e contras:

O bom dessa opção para se chegar ao aeroporto de Guarulhos é que o valor gasto no percurso vale a pena – R$ 4,00 (quatro reais até a data de hoje) – o que é bastante em conta para o bolso de todos nós, mas eu considero que toda a locomoção entre as estações tem que ser levada em conta.

Se eu estou com apenas uma mochila nas costas ou bagagem de mão simples, ok, bora encarar o trajeto até o aeroporto, saindo eu de onde for de São Paulo.

Porém, se com mais malas de viagem, pelas baldeações necessárias, nem pensar em encarar, certamente optando eu por um táxi ou uber, ainda que mais caro.

Eu considerei exatamente dessa forma quando estive em Paris.

Para ir até a estação de trem com destino à Amsterdam, como estava com pouca bagagem, fui de metrô, perambulando pelas estações, subindo e descendo escadas e ok, lá cheguei tranquilamente.

Já quando voltei à Paris, para ir até o aeroporto Charles de Gaulle, como estava cheia de malas, optei por um táxi, que me foi caro, sim, mas que era o que me convinha diante do “pacote maleiro” que eu trazia comigo…rs.

E então, veja você o que lhe é conveniente de acordo com as suas possibilidade, tanto financeiras quanto “físicas” para perambular com malas por ai e simbora pro aeroporto.

Conforme esse serviço de trem até o aeroporto de guarulhos for modificando eu vou atualizando o post para deixar a informação completa para todos, ok?

E agora que tal pinar essa dica:

novo trem até o aeroporto de guarulhos
novo trem até o aeroporto de guarulhos

Compartilhe este post:

11 comentários em “O trajeto do novo trem até o aeroporto de Guarulhos”

  1. Nossa, super explicativo o post, Andréa! Ajuda e muito a esclarecer as dúvidas sobre como a linha opera e pretende operar no futuro. Ainda bem que estão começando a querer facilitar algo, pois para quem mora em SP seria uma mão na roda uma comodidade dessas.

  2. Andrea, achei ótimo o post e principalmente o fato de esclarecer que o trem para o aeroporto não chega aos terminais, o que na minha opinião é um absurdo! Será que é tão difícil facilitar a vida da gente? Li em algum lugar que eles estavam cogitando de transferir a bagagem da estação direto aos terminais para as pessoas seguirem no ônibus sem malas, mas não sei quem pagaria pelo serviço (a gente, claro).

    • Que bom que gostou do post, fico feliz….
      É…a linha ainda está em expansão e então esperamos que coisas melhores venham para, de fato, facilitar a vida dos viajantes. Obrigada pela visita.

Deixe um comentário