X

6 dicas para ajudar você a evitar roubo em viagem. O que fazer se isso acontecer?

Pesquisar um pouco sobre o lugar para aonde vai e saber sobre os arredores é apenas uma das 6 dicas que vão lhe ajudar a evitar roubo em viagem

Você sabe o que fazer para evitar roubo em viagem?

É um assunto chato e complicado e que assusta muita gente…

E não é para menos, afinal de contas estamos lá toda feliz viajando e o que menos esperamos é que algo nos aconteça ou mesmo àquilo que estamos levando, certo?

Estar sempre atento enquanto viajando, esteja aonde você estiver, é a palavra chave para evitar roubo em viagem, pois a cara de turista já está nos acompanhando né, então, bora ligar as anteninhas além dos pontos turísticos para evitar qualquer acontecimento nesse sentido.

E bora as dicas…

1-CONHECER O LUGAR PARA ONDE VAI E OS ARREDORES

É sempre bom a gente dar uma pesquisada de como é a vida naquele lugar para onde vamos, se é uma cidade violenta, com roubos e furtos e/ou qual o tipo de crime que tem por ali (se é que existe).

Já fiz um post aqui no blog sobre um site que traz um comparativo de custo dos lugares e nele também pode ser encontrado o índice de violência de tal local.

Não é legal, eu sei, mas temos que pensar nisso e nada “melhor” do que nós brasileiros, infelizmente – mas real, para estarmos preocupados ou pensando nesse tipo de coisa.

O Brasil é um país que exige um cuidado e atenção especial dependendo do lugar, mas tenha a ciência de que não é porque você vai sair do Brasil, que nada vai lhe acontecer…

Opa, pode acontecer sim, dentro ou fora do nosso país.

Comigo nunca rolou nada, ainda bem, mas meu irmão, por exemplo, foi assaltado dentro do metrô de Paris, na mãozona mesmo, sem perceber, enquanto estava dentro de um vagão…vai vendo…

E então, é sempre bom ficar atento, conhecer a questão da segurança naquela cidade e ligar as antenas aos arredores.

pesquisar sobre os lugares – evitar roubo em viagem

2-PESSOAS QUE OFERECEM AJUDA

Ok, a presunção é de que as pessoas estão de boa fé, mas também – infelizmente – não são todas e então fique bem atento a quem lhe oferecer ajuda durante a sua viagem, seja ela pra onde for, pois você pode ser vítima de algum golpe que nunca tenha ouvido falar.

ajuda de estranhos – dicas para evitar roubo em viagem

3-ROUPAS

Eu sei que muitas vezes a gente gosta de caprichar um pouco mais no visual, seja pelo lugar que vamos ou até mesmo pra sair mais “bunitinha” nas fotos, mas o ideal para fazer turismo é vestir roupas confortáveis e básicas.

Nada de sair por aí vestindo coisas caras ou jóias para chamar a atenção além da conta.

roupas básicas – docas para evitar roubo em viagem

4-AEROPORTOS, RODOVIÁRIAS, HOTÉIS, TÀXIS

Sempre ficar ligado nesses lugares, onde o movimento de gente chegando e saindo é grande, sendo então uma “bela” oportunidade para alguma eventualidade.

Nunca desgrude de sua mala, seja a que vai ser despachada, seja a bagagem de mão. As malas sempre devem fazer parte do seu campo de visão, fora o cadeadinho básico, que é sempre recomendado.

dica para evitar roubo em viagem

5-ITENS DE VALOR ALTO

Evite colocar na mala que vai ser despachada itens de alto valor como notebooks, máquinas fotográficas ou celulares, prefira levar com você na sua mala de mão.

Cada vez mais a atenção nos aeroportos e afins quanto a eventuais problemas de roubo de malas ou mesmo de itens de dentro delas aumenta mas ainda não é 100% evitado.

É prudente ser prudente!

dica para evitar roubo em viagem

6-DINHEIRO SEMPRE PERTO DE VOCÊ

O ideal é que os valores em espécies sejam levados junto com a gente naquelas bolsinhas de pano, tipo pochetes sabe (?) e de preferência por debaixo da roupa, ficando assim bem próximos ao corpo.

De qualquer forma, ainda que levado desse ou de outro jeito, evite sair com grande quantia em dinheiro, assim como manusear na rua, a vista de todos.

Dinheiro uma vez “perdido” ou “roubado” já era e a tristeza é grande!

Dinheiro por perto – dica para evitar roubo em viagem

Mas e se você for roubado? O que fazer?

BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Providência indispensável de se fazer, esteja você viajando para dentro ou fora do país.

Tal procedimento além de registrar o acontecimento, será necessário para eventuais reembolsos em seguros ou cobranças judiciais dos itens extraviados/roubados.

E se os itens furtados forem os seus documentos pessoais, o Boletim de Ocorrência também será necessário para se retirar uma nova via.

Clique aqui e saiba o que fazer se o documento extraviado/roubado for o seu passaporte e você estiver no exterior.

SEGURO VIAGEM

Se você viajou com um seguro viagem fique tranquilo, bastando você acionar o seguro, apresentar a documentação que for pedida e aguardar o reembolso que esse tipo de contratação lhe garante.

O seguro viagem serve também para esse tipo de cobertura pipol e não somente para atendimento em casos de doenças como muita gente pensa.

Considere adquirir um seguro viagem também por essa razão e garantir mais tranquilidade durante o seu passeio.

CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO

Quanto aos cartões que lhe acompanham nas viagens, a primeira coisa a se fazer é ligar para o seu Banco para pedir o cancelamento/bloqueio.

Caso já tenha havido algum saque/gasto, você deverá informar isso ao Banco e apresentar o Boletim de Ocorrência para que se proceda ao estorno da quantia.

CELULARES E CÂMERAS

Alguns desses itens permitem o bloqueio imediato e então tome essa providência o mais rápido possível.

Pode ser que você não consiga reaver esses itens, mas pelo menos eles não vão ser tão uteis assim na mão de quem estiver se já bloqueado

Eu espero, realmente, que nada de ruim aconteça com ninguém durante as viagens, mas atenção é sempre bem vinda e essas dicas são para ajudar a todos nesses momentos em que só queremos diversão.

E você? Já passou por algum perrengue desse tipo durante uma viagem? O que aconteceu? Conte pra gente pelos comentários do blog.

E agora que tal pinar essa dica no seu pinterest:

6 dicas para evitar roubo em viagem

 

Bora viajar com o Top 5 Tour?

É só clicar nos links dos parceiros do blog aqui embaixo, que você acessa os serviços com tranquilidade, não pagando nada mais por isso.

Hospedagem: Booking.com

Seguro de viagem: Seguros Promo

Alugue um carro: RentCars.com

Passagens aéreas: Menor preço

Cruzeiros: LogiTravel

Resumo
Nome do artigo
6 dicas para ajudar você a evitar roubo em viagem. O que fazer se isso acontecer?
Descrição
Confira as 6 dicas do blog que vão ajudar você a evitar roubo em viagem, ficando sabendo também sobre o que fazer se isso acontecer.
Autor
Publicado por
Andrea - Top 5 Tour

Categorias: DicasDiversos
Tags: dicas de viagemextraviofurto em viagemroubo em viagem
Andrea Top5Tour :Ariana, blogueira, apaixonada por viagens! Travel blogger! Travel lover!

Ver comentários (12)

  • Felizmente eu nunca passei por esse estresse. Mas conheço gente que teve mala ou bolsa roubada por falta de atenção em locais de grande movimento, principalmente aeroporto e estações. Não pode descuidar nem um minuto!

  • ótimas dicas como sempre, eu também fico muito atenta com os meus pertences e sempre olho ao meu redor pra ver se estou sendo seguida ou algo do gênero, não estar chamando atenção é sempre ótimo!

  • Ótimas dicas, Andrea! A gente tem sempre que ficar atento, especialmente em locais muito cheios e com pessoas solícitas demais....

  • Gostei bastante das dicas. Infelizmente todos estamos sujeitos a isso, aqui ou no exterior. O meu irmão, por exemplo, foi furtado dentro do JFK durante o processo de raio X.... Enfim, todo o cuidado é pouco e esse tipo de dica ajuda muito a ficarmos bem alertas.

  • Estas dicas são bem úteis! Eu costumo dizer que temos de ficar mais alertas quando estamos no dia a dia, mas já tive boas surpresas! Quando cheguei à Malásia, tinha deixado a bolsa com tudo - dinheiro e documentos - dentro do avião... recuperei tudinho!

  • eu sempre seeempre tranco tudo o que eh possivel no hostel, as vezes escondo quando n tem armario com cadeado e levo todo o dinheiro comigo e não desgrudo nuuunca da mochila