O que posso levar na minha bagagem de mão?

E lá vamos nós viajar com a nossa bagagem de mão

Esse tema nunca foi tão importante quanto agora, momento em que é permitido às Cias Aéreas aqui no Brasil, cobrar pelas malas despachadas além do valor pago pela passagem aérea.

Até pouco tempo atrás, em qualquer voo pelo Brasil o preço das passagens já incluía a possibilidade de você viajar com uma mala despachada e uma mala e mão sem alteração no preço, mas agora não mais, infelizmente…

E, por causa disso, o controle quanto ao tamanho e peso das nossas malas de mão também está sendo feito de forma rigorosa nos aeroportos, sendo que uma vez ultrapassado os limites permitidos, a sua mala obrigatoriamente será despachada (e será cobrado por isso).

E então, saber o que pode ser levado na mala de mão e o que não pode é parte fundamental da sua viagem hoje em dia…

Quem acompanha o blog sabe que eu já escrevi vários posts sobre bagagem, seja sobre o tamanho permitido para a mala de mão (25, 35 e 55cm), a importância da identificação em todas as bagagens, o que fazer se houver extravio, além de dicas de como arrumar a mala na hora da viagem.

Hoje vou falar sobre o que pode e o que não pode ser levado dentro de sua bagagem de mão.

Mas antes…

O que é a bagagem de mão?

A mala de mão, ou bagagem de mão, nada mais é do que a mala que vai com você dentro do avião, te acompanhando durante toda a viagem a bordo.

Ou seja, é aquela outra mala que NÃO vai ser despachada…

Como é uma mala que vai dentro da aeronave com você, existem regras sobre o que pode ter dentro dessa bagagem.

E o assunto sobre o que pode ser levado nessa mala confunde muita gente e, por isso, resolvi fazer esse post, para tentar facilitar na hora da arrumação da nossa malinha de bordo, tanto para os voos nacionais quanto para os internacionais.

O que é a bagagem despachada?

Ao contrário, a bagagem despachada é aquela que você deixa aos cuidados da Cia Aérea no momento do check in, que viaja com você no bagageiro do avião.

Você pegará de volta a sua mala despachada quando chegar no destino da sua viagem.

O que posso levar na bagagem de mão nas viagens nacionais e internacionais?

Vamos aos itens:

OBJETOS CORTANTES OU PERFURANTES

Em geral, seja em voo nacional ou internacional, OBJETOS CORTANTES OU PERFURANTES, como tesoura, NÃO podem ser levados na mala de mão, devendo ser colocados dentro da bagagem a ser despachada.

OBS: já entrei com uma tesoura na bolsa mas que, entretanto, só não me foi retida pois as pontas eram arredondadas.

GUARDA CHUVA

Desde que não seja pontiagudo é permitido.

LÍQUIDOS

Se em frascos acima de 100 ml. também NÃO podem e os medicamentos líquidos em quantidade superior a isso só com prescrição médica.

Os frascos de até 100 ml também devem seguir a regra que determina que devem ser transparentes se forem transportados na bagagem de mão.

ISQUEIROS/FÓSFORO

Em regra NÃO é permitido (mas as vezes passa).

COSMÉTICOS SÓLIDOS

São permitidos.

APARELHOS ELETRÔNICOS EM GERAL

De uso pessoal pode ser carregado dentro da bagagem de mão.

MAMADEIRA E OUTROS MEDICAMENTOS PARA O BEBÊ

Podem ser levados mas em quantidade a ser utilizada durante o voo, lembrando que o peso máximo da mala de mão é de 10 kg.

BEBIDAS E PERFUMES

Adquiridos no free shop serão transportados junto com os passageiros desde que selados, com nota fiscal, na embalagem da própria loja.

Os perfumes levados de casa entram na regra do frasco de até 100 ml.

Nova regra para compras de líquidos no Free Shop

A partir de junho de 2020, os líquidos acima de 100 ml, mesmo que comprados no Free Shop, deverão ser colocados dentro da mala despachada, não mais sendo admitido o transporte na bagagem de mão.

Essa regra atingirá apenas os passageiros que fizerem conexão para um outro destino internacional no aeroporto de Guarulhos/SP.

Clique aqui e leia mais sobre isso.

Essas são “regrinhas gerais” da mala de mão

Como eu disse, essas são algumas das regrinhas gerais do que pode e do que não pode ser levado dentro da sua bagagem de bordo.

De qualquer forma eu aconselho a todos a ficarem atentos, pois a lista acima não é exaustiva, podendo variar de Cia para Cia Aérea.

Além disso, poderá ser solicitada a retirada de algum item que seja considerado perigoso pelos agentes de segurança de dentro da sua mala.

E o que você vai fazer com esse item?

Jogar fora, não tendo outra opção….

Portanto, atente-se sempre às permissões das Cias Aéreas.

E agora pine essa ideia:

bagagem de mao
O que levar na bagagem de mão?

Compartilhe este post:

Deixe um comentário