Ilha Porchat em São Vicente/SP – Mirante dos 500 anos

Que tal conhecer a Ilha Porchat em São Vicente, litoral de São Paulo?

Aposto que vocês já ouviram falar dela, se não ouviram, apresento…. tendo a certeza de que todos vão querer conhecer quando estiverem pela baixada santista.

A Ilha Porchat em São Vicente

É uma Ilha na cidade de São Vicente, que ficou famosa há alguns anos, pelos bailes de carnavais glamourosos que existiam no Clube Ilha Porchat, que está bem no início da Ilha. No passado todos queriam passar o carnaval por ali, sendo onde toda a mídia da época estava presente.

Mas a Ilha Porchat não é e nem nunca foi só o Clube, tendo sido sempre conhecida pela linda vista que se tem de lá de cima, da cidade de São Vicente e um pedacinho da cidade de Santos, tudo no litoral de São Paulo.

Como chegar na Ilha Porchat

Para chegar na Ilha Porchat em São Vicente é só seguir a avenida da praia que você vai desembocar no início da subida da Ilha.

Ao lado esquerdo do início da subida (para quem está subindo) está a praia do Itararé e ao lado direito a praia do Gonzaguinha e dos Milionários – mas a praia do Gonzaguinha você só vai conseguir ver direito quando chegar lá em cima.

A subida da Ilha Porchat

A subida da Ilha Porchat é bem tranquila e sinalizada, tendo uma única mão para subir e outra para descer.

Você chegará lá em cima após percorrer uns 2 kms mais ou menos, sendo que, por isso, muitas pessoas resolvem subir a Ilha a pé mesmo e ir apreciando a vista durante todo o trajeto pois existem vários mirantes pelo caminho.

Mas você também poderá subir de carro, sendo que lá em cima encontrará um estacionamento grande e gratuito para parar, descer e apreciar a vista.

estacionamento ilha porchat
entrada estacionamento Ilha Porchat

Durante a subida você também vai encontrar muitos prédios residenciais que, em sua peculiaridade, possuem uma vista que dá para imaginar.

Chegando no topo da Ilha Porchat

Chegando lá em cima você vai encontrar o Bar e Restaurante Terraço, super tradicional no local e que também possui uma vista incrível – vale a pena reservar um tempinho da sua visita para tomar um chopinho ou degustar algum prato de frutos do mar com essa vista única.

restaurante terraço Ilha Porchat
Restaurante Terraço Ilha Porchat em São Vicente

Além disso você vai se deparar com o Mirante e Monumento dos 500 anos para muitas e muitas fotos.

mirante e monumento dos 500 anos
Mirante e Monumento dos 500 anos

A vista de lá de cima é um verdadeiro espetáculo, conseguindo você ver a cidade de São Vicente e Santos.

Em São Vicente você verá toda a praia do Itararé, Milionários e Gonzaguinha, o morro da Asa Delta, onde tem a rampa de salto, que também já falei aqui, além do comecinho da cidade de Santos, que é bem colada em São Vicente.

ILHA PORCHAT
Praia do Itararé, Milionários e Gonzaguinha em São Vicente
vista ilha porchat rampa de salto
Vista da Ilha com o Morro Voturuá – rampa de salto ao fundo
vista Ilha porchat São Vicente e começo de Santos
Vista Ilha Porchat São Vicente e começo de Santos
vista Ilha porchat de Santos
Vista Ilha Porchat de Santos

Mirante e Monumento dos 500 anos

A vista do topo da Ilha Porchat sempre existiu e atraiu a todos, porém, no ano 2000, data de 500 anos do descobrimento do Brasil, foi projetado por Oscar Niemeyer, o Monumento dos 500 anos, que inaugurado lá em cima após a colocação do deck do Mirante (que não existia antigamente), ganhando o local essa obra e que ficou ainda mais bonito, atraindo mais número de pessoas para lá.

Monumento 500 anos
Monumento 500 anos

Imagem: Wikipedia

A ideia de Oscar Niemeyer com o Monumento dos 500 anos, presente para a cidade de São Vicente e a Ilha Porchat, foi a de que se você projetar uma linha imaginária do bico do monumento para frente, ela chegará até Brasília, atual capital do Brasil, fazendo um paralelo e trazendo um significado ao presente pelos 500 anos do descobrimento do Brasil à Ilha Porchat.

Monumento 500 anos Oscar
Monumento 500 anos

Imagem: São Vicente portal

Agora você já sabe: além da vista deslumbrante que se tem lá de cima, também existe o Monumento dos 500 anos desse famoso artista brasileiro, com todo um significado todo especial ao nosso país, valendo a pena a sua subida a Ilha Porchat também por causa disso.

Vocês vão lá e vão me dizer…

E você já esteve na Ilha Porchat e no Mirante e Monumento dos 500 anos? O que achou? Conta pra gente pelos comentários do blog.

TUDO PARA SUA VIAGEM –RESERVE AQUI.

E agora salve essa dica no seu pinterest:

Ilha Porchat em São Vicente
Ilha Porchat em São Vicente

E dá o play no vídeo abaixo para dar um pulinho lá comigo:

Compartilhe este post:

Deixe um comentário