11 erros para não cometer no Cruzeiro Marítimo

Erros para não cometer no cruzeiro marítimo, você sabe quais são?

Muita gente ao viajar de navio pela primeira vez acaba cometendo alguns errinhos que atrapalham a viagem e, por isso, hoje vamos conversar sobre isso, numa lista com os 11 erros mais comuns que os marinheiros de primeira viagem (ou não) cometem quando fazem um cruzeiro marítimo, para vocês ficarem por dentro de tudo e aproveitarem melhor a viagem.

erros para não cometer no cruzeiro marítimo
erros para não cometer no cruzeiro marítimo

11 ERROS PARA NÃO COMETER NO CRUZEIRO MARÍTIMO

Outros erros além dessa lista podem existir, naturalmente, mas, considero esses 11 erros como os mais comuns e importantes para vocês ficarem atentos e não cometerem na viagem de vocês.

1- Chegar cedo no Porto

É interessante que você veja o seu horário de embarque no seu voucher do cruzeiro e se programe para chegar mais cedo no Porto e isso porque, apesar de você ter feito check in online, você deverá passar por mais um check in no balcão no Porto e que vai ter fila, além de também ter que pegar uma outra fila para despachar a sua mala e nisso vai um tempinho.

Calcule então umas 2hs antes do seu embarque para chegar no Porto, fazer tudo isso com calma e de forma tranquila, ok?

2- Chegar no destino no dia do embarque

Muita gente não se programa para chegar no destino, na cidade de embarque, com antecedência, chegando ali horas antes de fazer o check in no Porto.

É bem verdade que tudo pode correr de forma tranquila, sem nenhum imprevisto mas, sim, problemas podem acontecer na sua locomoção até a cidade do Porto aonde vai ser o seu embarque.

Por isso o ideal é que você se programe para chegar na cidade de embarque com pelo menos 1 dia de antecedência e não ter que sofrer com qualquer eventualidade que venha a acontecer.

3- Esquecer dos itens da mala de mão

Nos cruzeiros marítimos, assim como nas viagens de avião, além da bagagem despachada, podemos levar uma mala de mão, mas lembrar do que colocar dentro dessa mala de mão nas viagens de navio é mais  importante do que no avião.

Por qual razão?

Pelo simples fato de que nas viagens de navio, as vezes, a mala despachada demora para chegar nas cabines e se você precisar de alguma coisa que não esteja com você, vai ter que esperar até a mala chegar.

É importante que você se lembre de colocar na sua mala de mão eventuais medicamentos que esteja tomando, biquini ou sunga para as primeiras horas a bordo caso queira usar a piscina, itens de higiene pessoal e tudo mais que você achar necessário para esse primeiro momento.

4- Levar mala muito grande

As cabines dos cruzeiros marítimos, de uma maneira geral, não são grandes e, por isso, dependendo do tamanho de mala que você levar, você não vai conseguir guardar nem mesmo debaixo da cama.

Por isso o melhor é uma mala M, para que ela caiba embaixo da cama e não fique atravancando a sua cabine durante toda a sua viagem.

5- Comprar pacote de bebidas por impulso

Já contei por aqui sobre os pacotes de bebidas nos cruzeiros, se vale a pena ou não, inclusive com uma conta para ajudar na sua matemática para saber sobre isso.

Acontece que muita gente compra o pacote de bebidas por impulso, sem ao menos fazer uma continha básica e, no final da viagem, acaba vendo que não compensou.

E então, não faça isso por impulso, ok? Considere o quanto e o que você bebe para ver se o pacote é para você mesmo.

CLIQUE PARA COTAR O SEU CRUZEIRO MARÍTIMO

6- Não contratar seguro viagem

É o tal: “o barato sai caro”….

A gente nunca acha que vai precisar de atendimento médico em qualquer viagem, não só nas viagens de navio, mas em qualquer uma porém, pode ser SIM que isso venha a acontecer…

E o que acontece se você precisar de atendimento a bordo?

Dentro dos navios de cruzeiro existe sim um pronto atendimento para qualquer problema de saúde que você tenha porém, caso precise, vai ter que pagar por isso com valores que estão em dólar e que são caros, pois esse gasto é extra pacote de cruzeiro.

Ninguém quer uma continha extra, ainda mais por causa disso né?

Por isso é bem interessante você viajar com um seguro viagem, que já expliquei bastante no post que fiz sobre seguro viagem para cruzeiro marítimo, mesmo que não seja obrigatório para o seu embarque no navio, pois, como sempre falo: é prudente ser prudente.

Clique aqui para cotar o seu seguro viagem marítimo.

7- Achar que o navio vai esperar

Muita gente acha que o navio vai esperar se houver algum atraso no embarque dos passageiros…. e NÃO, definitivamente NÃO….. os navios não esperam os passageiros, seja no Porto de embarque inicial da viagem, seja em qualquer parada durante o seu cruzeiro.

O melhor a se fazer, para evitar esse tipo de problema, é ficar de olho no relógio, seja para embarcar, seja para voltar para o navio durante alguma parada, seja em que momento for, para não passar por esse perrengue e ficar, literalmente, “a ver navios”…..

8- Não se planejar para as paradas do navio

O melhor dos mundos em qualquer viagem, não somente nas viagens de navio (mas também nelas) é a gente otimizar o nosso tempo para aproveitar tudo o que temos e queremos fazer no destino.

Dessa forma, um conselho: planeje o que fazer nas paradas do navio – se você for descer do navio, pois ficar a bordo também é uma opção. Pegue o seu itinerário de cruzeiro, veja por onde o navio vai passar e parar e pesquise sobre aquele destino para saber o que tem para fazer ali e o que você quer fazer ali antes mesmo de começar a sua viagem.

Você também tem a opção de contratar alguma excursão oferecida pelo próprio navio, mas saiba que vai ter que pagar por isso, pois é extra pacote.

Com essa programação em mãos, quando o navio chegar naquela cidade, você já vai sair do cruzeiro num “tiro certo” para chegar naquele local ou ponto turístico que você quer conhecer, sem perder tempo pensando nisso quando já estiver no destino.

Isso é muito importante pois as paradas do navio não demoram muito nos destinos, ficando o navio atracado até, normalmente, às 17hs, e então, a otimização do tempo é fator super importante durante o seu cruzeiro marítimo.

9- Não levar uma blusa de frio

Para quem não sabe o navio é todo climatizado nas áreas internas, ou seja, mesmo que você esteja viajando no verão, com um calor bem forte, é interessante você colocar  uma blusa um pouco mais quentinha dentro da sua mala caso precise por causa do ar condicionado – que vai estar trabalhando sem parar.

10- Esquecer de colocar a mala para fora da cabine

Já expliquei no post sobre o desembarque nos cruzeiros sobre tudo o que você deve saber para desembarcar tranquilamente do navio e, esquecer de deixar a mala para fora da cabine na noite anterior ao seu desembarque é um erro que acontece e que pode gerar problema.

Faz parte do procedimento de desembarque nos cruzeiros marítimos exatamente isso: ter que colocar a nossa mala que vai ser despachada para fora da cabine na noite anterior ao desembarque até a 1h da manhã normalmente. Isso pois o pessoal da tripulação passa para pegar a mala e despachar para todos.

Caso você esqueça de fazer isso, a sua mala “despachada”, seja ela de que tamanho for, vai ter que descer com você do navio, descendo escadas com você, pegando ônibus com você se for preciso e assim por diante…

E então, para evitar esse perrengue, não se esqueça de arrumar a sua mala com antecedência e botar para fora da cabine.

11- Esquecer da roupa para desembarcar

Na sequência da dica acima, você não pode esquecer de deixar para fora da sua mala despachada, que você acabou de colocar para fora da cabine, a roupa que você vai colocar no dia seguinte, no seu desembarque e demais itens necessários, de higiene ou não, para o seu dia.

Dica muito importante e que muitos navegantes esquecem, acabando como mais um erro fazendo parte da lista para você não cometer no cruzeiro marítimo.

CLIQUE PARA COTAR O SEU CRUZEIRO MARÍTIMO

E você? Qual erro já cometeu a bordo? Conta aqui para gente nos comentários do blog.

Salve essa dica no seu pinterest:

erros para não cometer no cruzeiro marítimo
Erros para não cometer no cruzeiro marítimo

E bora dar um play no vídeo para assistir comigo:

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário