Viagem de navio: o procedimento de desembarque em Cruzeiro

Procedimento de desembarque em cruzeiro marítimo, o que rola?

Você sabe?

Já escrevi aqui sobre o procedimento de embarque para a sua viagem de navio e agora é a vez de saber sobre o desembarque em cruzeiro.

Procedimento de desembarque nas viagens de navio

Como funciona o procedimento de desembarque em cruzeiro (na sua viagem de navio)? 

Sem mistério “touristas”… ocorrendo da seguinte forma:

Na véspera do desembarque

Na noite da véspera do seu desembarque, seja ele aonde for, você receberá em sua cabine etiquetas coloridas (cada deck com uma cor diferente) para colocar nas suas malas.

Receberá também o extrato da sua conta a bordo, com tudo o que foi adquirido com o seu cartão de bordo e lançado no seu cartão de crédito, que habilitado no início da viagem, lembra?

Caso você tenha deixado um valor de caução ao invés de habilitado o cartão de crédito, você deverá comparecer na recepção do navio para acertar a conta – créditos e débitos.

Feito isso e arrumada a bagunça, é solicitado aos passageiros que as malas sejam colocadas para fora da cabine, no corredor mesmo, normalmente até a meia noite, que é o horário em que a tripulação passa para recolher todas as bagagens para o desembarque na manhã seguinte.

Por essa razão, importante: não se esqueça de deixar para fora da mala, levando com você na hora do desembarque, tudo o que for usar ao acordar pela manhã, desde a roupa que vai por, até os produtos de higiene pessoal.

O que fazer na véspera do desembarque, em resumo:

  • colocar etiquetas coloridas na mala;

  • verificar o extrato/conta de bordo;

  • deixar as malas para fora da cabine até a meia noite.

No dia do desembarque

Na manhã do desembarque, também é solicitado aos passageiros que desocupem as cabines, normalmente, até as 7:00 hs., ou seja, na manhã do desembarque você vai ter que madrugar…

Mas ok, coloque o despertador para as 6:00 da manhã (ou antes), se arrume e vá tomar um café, voltando para a cabine apenas para pegar a sua bagagem de mão e escovar os dentes.

Desocupada a cabine, fique nas áreas úteis do navio e atento aos microfones, pois os passageiros são desembarcados por parte, sendo chamados de acordo com a cor da etiqueta da mala que foram deixadas na noite anterior na sua cabine.

É de praxe que os decks mais altos desembarquem primeiro e assim sucessivamente, porém isso não é regra, podendo os passageiros serem chamados apenas pelas cores das etiquetas, sem nenhuma ordem de andar habitado.

O que fazer no dia do desembarque, em resumo:

  • desocupar as cabines cedo;

  • ficar nas áreas comuns do navio e aguardar a chamada para o desembarque;

  • desembarcar.

E em quanto tempo você sairá do navio?

Isso depende, pois atrasos e/ou alguma burocracia pode acontecer quando o navio estiver atracando no porto, o que fará um desembarque mais demorado.

Antigamente todo esse procedimento de desembarque era pior, estando hoje em dia bem mais tranquilo, descendo os passageiros do navio em até 2 ou 3 horas mais ou menos, não que eventualidades não possam acontecer, mas em média é esse o tempo.

Já desembarcado – no armazém

Uma vez desembarcado, as malas estarão em algum lugar fora do navio (armazém) e também serão localizadas pela cor da tal etiqueta.

Malas localizadas e em mãos, bora para casa ou usufruir do destino em que chegou.

Simples não? É isso….

Clique aqui e garanta já a sua viagem de navio.

Dúvidas? Deixe nos comentários que eu respondo.

E bom voyage

Salve este pin para consultar:

O procedimento de desembarque na sua viagem de navio
O procedimento de desembarque na sua viagem de navio

 

Compartilhe este post:

16 comentários em “Viagem de navio: o procedimento de desembarque em Cruzeiro”

  1. Boa noite.

    Preciso a vossa orientação, pois estou preocupado com a seguinte situação: voltarei de um cruzeiro no Porto e Everglade, em Fort Lauderdale, com a chegada estimada às 07:00h.

    Como tenho um embarque, no mesmo dia, no aeroporto de Miami, para Cancun, às 12:12h, peço que esclareça como devo proceder em relação à saída do navio e ao modo de deslocamento mais rápido entre as cidades, de forma a não perder o voo. obrigado

    • Oi Aleixo…
      O horário é realmente próximo… Sugiro vc explicar a situação no balcão de informações do navio de modo a eles lhe garantirem uma saída prioritária quando aportar em Fort Lauderdale, sem precisar de qq senha para descer do navio.
      Aproveite bastante a viagem…
      Abs.

  2. Se vc ainda estiver respondendo depois de algum tempo vou fazer um questionamento sobre o tempos entre desembarque e aeroporto!
    Vou desembarcar em Miami e estou pensando seriamente em voltar no mesmo dia, meu navio chega as 7:00 e o vôo é as 17:00! Pergunta> Daria tempo? Afinal alfandega do aeroporto de Miami é jogo duro e a alfândega do porto para entrar em Miami, como é?

    • Oi Eduardo…sim, estou respondendo sempre…todos os comentários eu recebo por email, independentemente de quando é o post…
      Vc vai chegar e sair de Miami mesmo? Nenhuma cidade próxima?
      Em caso positivo eu penso que sim, dá pra vc desembarcar cedo do navio e pegar o voo as 17:00hs.
      Os desembarques não demoram tanto quanto já demoraram um dia, mesmo em Miami…acreditando eu que na pior das hipóteses até 13hs vc está fora do navio.
      Boa viagem!!

  3. Oi Andrea! estava pensando em fazer a viagem no navio apenas com uma mala pequena, sabes se os padrões de bagagem de mão são os mesmos dos aviões?
    E também, o desembarque estando marcado para 7h, quanto tempo leva, em média para realmente estar saindo do porto? Estou com receio de marcar um voo que tem ao meio dia, por exemplo, e acabar perdendo…

    • Oi Gabriela,
      Fique tranquila com a sua bagagem, seja de mão ou não, pois não há limite de tamanho ou tipo para viagens em navios (farei um post sobre isso…).
      Quanto ao desembarque: antigamente demorava-se mais para desembarcar (considerando possível atraso do navio e burocracia para atracar no porto) mas hoje em dia está mais tranquilo descendo os passageiros do navio em até 2 ou 3 horas mais ou menos (não que eventualidades não possam acontecer…).
      Considerando isso e o horário para o embarque no seu voo acho arriscado, a não ser que o aeroporto seja bem próximo ao porto e você desça do navio assim que atracar, levando a sua mala.

  4. Não tinha ideia! Achei que é bem organizado o desembarque, não?! Eu nunca viajei de navio e achei interessante a metodologia usada. Além do mais, parece funcionar muito bem em um navio cheio de passageiros né?! bjs

    • Sim Ana, tudo acaba saindo de forma tranquila e organizada. As pessoas gostam de viajar mas quando chegam no destino querem logo sair do navio e nada do que um procedimento assim para não ocasionar tumulto né? Bj.

  5. Gente, que legal! Eu não fazia ideia de como era complexo o desembarque de um navio grande! Só fiz cruzeiros pequenos e não precisávamos de etiquetas por cor para desembarcar, mas a parte de ir acertar antes de partir do barco era igual! hehehe. Muito legal vc contar tudo isso, assim já podemos embarcar preparados para esse momento final! Beijo grande.

    • Pois é…os procedimentos são diferentes em todos os tipos de viagens e sempre é bom sabermos um pouquinho mais…Fico feliz que tenha gostado e agradeço a viagem até aqui…rs. Bj.

  6. Muito interessante! Achei simples a forma que você relatou. Legal ler sobre esse procedimento já que quase ninguém fala sobre né?Obrigada pelas dicas e informações úteis!

    • rsrsrs….esse receio de largarmos o que é nosso, ainda mais num corredor soa estranho num primeiro momento não é mesmo? Mas é assim mesmo e nunca tive problema com isso e também desconheço se alguem já teve. Obrigada pela visita. Bj.

Deixe um comentário