Golpes nas paradas do navio de cruzeiro.
Quando se fala em golpe todo cuidado é pouco e sim, infelizmente acontece em todo mundo.
E o cuidado que temos que ter, deve ser maior ainda quando estamos viajando, momento de diversão, que um golpe qualquer pode acabar com tudo.
Isso é o tipo de coisa que pode acontecer a qualquer momento, mesmo fora das viagens, portanto, atenção e cuidado é extremamente importante, inclusive durante os cruzeiros, pois alguns golpes podem acontecer nas paradas do navio, em algum destino por aí, principalmente em cruzeiros internacionais, onde estamos fora do nosso “ambiente comum”.
Então falaremos sobre isso, golpes nas paradas do navio de cruzeiro, para todos ficarem cientes e tomarem o máximo de cuidado quando forem descer em algum destino para conhecer a cidade durante as viagens de navio.
Nesse post você vai ler sobre:
GOLPES NAS PARADAS DO NAVIO DE CRUZEIRO
Vamos conhecer alguns golpes onde existem relatos de que já aconteceram com algumas pessoas durante as paradas do cruzeiro marítimo.
QUER FAZER UM CRUZEIRO? CLIQUE AQUI.
TAXIS, UBER, VANS
Na grande maioria dos destinos de paradas do navio, quando não pegamos a excursão do cruzeiro e descemos do navio por conta própria, vamos encontrar muita oferta de passeios, assim como taxis, ubers e vans que ali estão, logo na saída do Porto, oferecendo algum serviço.
É bem tranquilo você pegar algum deles para ir até algum lugar que você queira conhecer naquela cidade, porém, deve ficar atento a qualquer mudança de rota do motorista, já devendo combinar o local que quer ir antes da partida.
E isso porque muitas vezes esses motoristas, dos taxis, vans e afins, tem parceria com algum local de compra ou mesmo restaurantes e levam os turistas para esses lugares para poderem ganhar comissão.
O problema não é a comissão que eventualmente esses motoristas podem ganhar se você fizer alguma compra ali e sim o local que poderá fugir totalmente da rota combinada com você para ir aonde queria.
Portanto, o ideal é que você combine bem o trajeto que será feito para não ter nenhum tipo de problema desse tipo durante o seu passeio na parada do navio de cruzeiro.
COISAS GRÁTIS NA RUA
Não aceite nada grátis na rua enquanto você estiver “turistando” em algum lugar.
Isso é muito comum acontecer nos locais turísticos onde pessoas se aproximam e oferecem alguma coisa, uma pulseira, por exemplo, e nesse meio tempo fica conversando com você para, ao final do papo, pedir dinheiro e se você negar o papo fica mais forte.
Por vezes pode acontecer coisa pior, pois no momento da conversa você se distrai e a pessoa que te abordou leva os seus pertences sem você perceber.
Portanto, o ideal é não dar papo para ninguém na rua que vier se aproximando para oferecer alguma coisa grátis, que de grátis, depois da conversa, não vai ter nada.
ATENÇÃO AOS PERTENCES
Coisa que todos devem ter em todos os momentos durante uma viagem é atenção aos pertences, bolsas, celular, câmera, documentos etc., principalmente em locais turísticos muito movimentados, pois sempre pode ter alguém de olho a qualquer distração dos turistas que ali estão.
PESSOAS QUE ESBARRAM
Outra atenção importante para todos terem nos destinos de parada do navio é em eventual pessoa que esbarra em você na rua e derruba alguma coisa, se oferecendo, gentilmente, a limpar.
Nesse momento você pode ficar distraído e essa pessoa levar o seu dinheiro ou qualquer outra coisa sua, sendo ideal, caso isso aconteça, que você não aceite ajuda e fique atento as suas coisas nessa eventual aproximação.
TICKET FAKE
O cruzeiro marítimo parou naquele destino que você tanto queria conhecer um ponto turístico, mas não comprou ingresso ou mesmo não encontrou ticket disponível para aquele dia.
Nesse momento alguém pode dizer que tem entrada para aquele local que você tanto quer conhecer e você confia e compra. Chegando lá, o ticket é fake, você não consegue entrar no local, perdendo tempo e dinheiro na viagem.
Portanto, não aceite nenhum ticket que garantam a entrada para algum lugar se for oferecido na rua e não no local oficial de venda, ok?
PAGAR ANTECIPADO
Outra coisa para prestar atenção em taxis, ubers e vans nos destinos de parada do navio, são as cobranças antecipadas – ida e volta – ao local que você quer ir na cidade.
Quando combinar o pagamento do trajeto com algum motorista que já esteja ali no Porto a espera dos passageiros do navio, pague a ida ao local na ida e a volta somente na volta.
Parece obvio, mas muitas vezes os turistas pagam o valor cheio logo no começo do passeio, chegam no local para curtir o dia e, na hora da volta, não há ninguém esperando para trazer de volta ao Porto.
PESSOAS A CARÁTER
Algumas pessoas se vestem a caráter e ficam na frente de pontos turísticos se oferecendo para tirar fotos com os turistas.
Esse tipo de abordagem acontece e após a foto, o valor “solicitado” por aquela foto é muito além do que foi dito, quando não acontece coisa pior, pois essas pessoas podem começar a intimidar o turista para tirar mais dinheiro ou roubar mesmo.
Não aceite esse tipo de “lembrança” da viagem que de boa não terá nada.
FOTOS NA RUA
Isso é uma outra coisa para prestar atenção, principalmente se você estiver viajando sozinho e quer tirar alguma foto sua na rua.
Alguém se oferece para fazer isso para você, você entrega seu celular desbloqueado para a pessoa ou mesmo sua câmera fotográfica e quando vê a “pessoa gentil” que se ofereceu para tirar a sua foto saiu correndo com o seu objeto.
O ideal, nesse caso, é que você solicite a alguém que conhece para tirar essa foto ou mesmo a algum passageiro do navio, que pode estar no mesmo lugar turístico que você, para não ter nenhum tipo de problema.
TROCA DE MERCADORIA
Quando você for comprar alguma coisa em alguma loja durante a parada do navio e a pessoa da loja for embrulhar o objeto comprado, preste atenção ao que está sendo embrulhado ou colocado na sacola antes de sair do local.
Há relatos de lojas que trocam a mercadoria comprada pelo turista, embalando outra no lugar, principalmente se já estiver próximo do horário do navio sair do Porto pois, dessa forma, você não vai ter nem tempo de voltar na loja para reclamar quando perceber que a mercadoria foi trocada pois vai perder o navio.
Dessa forma, fique atento ao que foi comprado, principalmente se tiver um valor alto e se já estiver próximo do horário do cruzeiro partir.
GOLPE DO SORTEIO
Mais um tipo de abordagem que pode acontecer na rua, durante as paradas do navio é o golpe do sorteio.
Alguma pessoa (ou pessoas) se aproxima de você num ponto turístico, numa praia, aonde for que você estiver passeando naquele destino e começa a conversar como se estivesse navegando junto com você.
Você, acreditando que a pessoa também está a bordo, começa a confiar no papo e, a partir daí, a pessoa fala para você que vai ter um sorteio a bordo imperdível, que muita gente está participando, perguntando se você não quer participar também.
A partir daí ela fala que basta você pagar “X” valor que já estará participando d0o sorteio, bastando você comparecer a algum lugar do navio a noite, a “tal” hora, para conferir o resultado.
Você “compra” a sua participação, chegando a noite no navio para conferir a brincadeira e o ganhador e simplesmente não existe, você caiu num golpe.
Por isso é importante ter toda a atenção, em todos os momentos, quando estiver viajando.
QUER FAZER UM CRUZEIRO? CLIQUE AQUI.
E você? Já conhecia algum desses golpes nas paradas do navio de cruzeiro? Já passou por algum? Conta nos comentários.
E salva essa dica no Pinterest para compartilhar com todo mundo que vai fazer um cruzeiro marítimo por aí.
E bora dar um play no vídeo para assistir comigo: