Passaportes retidos nas viagens de navio, não se assuste!

Passaportes retidos nas viagens de navio?

Que história é essa?

Navios em paradas durante a viagem
Navios em paradas durante a viagem

Sim, isso acontece nos cruzeiros internacionais.

O nosso documento de identificação para qualquer viagem internacional, seja por terra, mar ou ar é o passaporte, certo?

É com ele que a gente se apresenta em todo e qualquer país de destino.

E aí você embarca no seu cruzeiro internacional, apresenta o seu passaporte e ele fica retido com a cia de viagem.

Mas como?

Passaportes retidos nas viagens de navio – porque?

Sim, gente… os passaportes ficam retidos e como eu disse no título do post: não se assuste!!!

É procedimento dos navios, em viagens internacionais, reter os passaportes de todos os navegantes, devolvendo apenas quando do desembarque definitivo e isso por uma razão muito simples: praticidade.

Não são todos e nem em todas as viagens mas as vezes acontece (experiência própria).

Explico…

As viagens de navios normalmente possuem várias paradas e em países diferentes e, por tal razão, para facilitar na hora da imigração nos portos de todos nos países de destino, há a retenção dos passaportes por eles.

Você já pensou se em cada lugar de parada do navio tivessemos que fazer aquela fila monstra (com mais de 2000 passageiros normalmente) para passar pela imigração?

Inviável, concorda?

E principalmente em viagem de navio, porque as horas que se tem nas paradas intermediárias não são tão extensas e as tais filas certamente inviabilizariam o desfrute total daquele tempo naquele lugar.

Mas e a “minha” identificação?

E dentro do navio, como eu já disse em vários posts, o seu documento de identificação e dinheiro é o cartão de bordo e é com ele que você também irá se identificar para descer e subir no navio novamente durante essas paradas.

Por isso gente, é recomendável que você viaje com ao menos uma cópia válida do seu passaporte (ou mesmo foto – eu faço isso – apesar de nunca ter precisado) para qualquer eventualidade enquanto em trânsito em algum lugar por ai.

E se ao descer no lugar eu quiser comprar algo com o meu cartão de crédito e me exigirem a identidade?

Os destinos que recebem os cruzeiros estão acostumados com o trânsito dos navegantes em terra e, por isso, não há o costume de exigir ID quando se compra alguma coisa.

De qualquer forma, a tal cópia que mencionei acima servirá num momento como esse, caso aconteça.

E se eu perder o horário de retorno ao navio e estiver em terra sem o documento? O que acontece?

Como eu disse no post sobre as paradas dos cruzeiros, salvo a excursão do próprio navio, se você não estiver a bordo no horário marcado para a saída do navio daquele destino, problema encontrado pois eles não vão te esperar, tendo você que tentar se locomover para o próximo local de parada para embarcar novamente.

Se você estiver em terra sem o seu passaporte, naturalmente, essa locomoção ficará inviável, concorda?

Infelizmente sim e isso pode acontecer, tendo você um problema…

  • 1- Procurar pela Cia Marítima em terra

Nesse caso você deverá procurar por alguém da Cia. Marítima no próprio porto/pier do local em que está, para tentar reaver, de alguma forma, o seu documento que está a bordo.

  • 2- Buscar pela embaixada/consulado do Brasil

Caso isso não seja possível, você deverá procurar a embaixada/consulado do Brasil no local em que está e providenciar um passaporte provisório o mais rápido possível, ou mesmo tentar viabilizar junto a esse órgão a retirada do seu documento original de dentro do navio.

Isso é rápido?

Provavelmente não e então você vai perder o resto da viagem…

E então…. como é prudente ser prudente, bora prestar atenção no horário de retorno ao barquinho para que essa eventualidade não estrague toda a sua “trip”, certo?

Clique aqui e garanta já a sua viagem de navio.

Pine agora essa dica no seu pinterest para lembrar depois:

Retenção dos passaportes nas viagens de navio
Retenção dos passaportes nas viagens de navio

Compartilhe este post:

10 comentários em “Passaportes retidos nas viagens de navio, não se assuste!”

  1. Olá!
    Tenho muito receio de deixar meu passaporte com o navio e eles perderem , pois tenho residência em outro país do exterior e sem o passaporte não consigo retornar! É possível optar por não deixar o passaporte com o navio ?

    • O caso de perda é muito sério e desconheço relatos sobre isso (sobre a pp Cia perder o documento).
      De qualquer forma, uma vez que o passaporte é deixado com eles para facilitar a imigração nos países, penso ser obrigatório apresentar o documento se solicitado.

  2. Olá, pela primeira vez, irei fazer um cruzeiro que passará pelo Uruguai e Argentina, saíndo do Brasil, nossos passaportes serão carimbados? Sabe me dizer?

    • Oi…tudo bem Amabilin…provavelmente não haverá o carimbo na medida em que nem mesmo o passaporte é exigido para essa viagem.
      De qualquer forma eu confesso que estou atrás de uma informação mais precisa com relação a isso (juntamente às Cias Marítimas) pois já viajei com o passaporte para a Argentina e Uruguai e tive o carimbo da Argentina (não do Uruguai) e então, qual o critério, não é mesmo?
      Estou buscando saber exatamente se há um critério nisso e qual é. Assim que tiver essa informação farei um post específico.
      E tenha uma ótima viagemmmm!!!! (com ou sem carimbo…rsrsr).

  3. Oi tudo bem? Seu post é incrível muito bem exclarecido, eu só fiquei com uma dúvida se eu por exemplo perde o navio como vou fazer pra viajar na Europa sem meu passaporte?

    • Olá, td bem?}
      Obrigada pela visita e te digo que se isso acontecer vc terá um problema de fato.
      Vc deverá procurar algum representante do navio no pp porto que se de alguma forma não conseguir lhe ajudar com a “captura” de seu passaporte, irá lhe encaminhar para a embaixada/consulado do país no local aonde estiver, para que seja solicitado um passaporte provisório de urgência, ou seja, não perca o retorno ao navio para não ter essa dor de cabeça.
      Vou até aumentar esse post com essa explicação que é bem útil a todos.

    • Estranho mesmo pois o carimbo de entrada no país, seja ele qual fosse, tinha que ter no seu passaporte. Nessa minha última travessia, eu sai de Cartagena das Índias (Colômbia) com destino a Portugal e o carimbo estava lá, providenciado pela Cia. Marítima. De qualquer forma boa sorte e boa viagem.

  4. Fiz um cruzeiro internacional, com destino final em Veneza. Não houve nenhuma checagem de passaporte no desembarque. De lá segui viagem pra Paris, e depois Londres. Quando deixei Paris, tive problemas no embarque pra Londres, porque não havia carimbo de entrada na Europa. Mesmo explicando, o agente ficou embaçando. Meu marido, que estava em outra fila, não teve nenhum problema. Vou novamente no início do ano, e gostaria de saber como faço pra evitar esse problema. Você saberia me dizer?

    • Que curioso isso Regina…Mas você saiu de onde? De qual país? Brasil? Podemos dizer que Paris, por ser “foco de terrorismo”, tem uma segurança além do trivial dos outros países na Europa….De qualquer forma atente-se quando da imigração nos lugares para indagar de imediato à autoridade competente e não ter nenhuma dor de cabeça (seja o responsável no aeroporto ou no porto de embarque/desembarque).

Deixe um comentário