Pois é gente…

Antes era possibilidade, agora é fato…

A partir de março de 2017 todos os “touristas” terão que pagar pelas bagagens que serão despachadas nos voos que fizerem.

Até hoje o sistema de bagagem despachada aqui no Brasil funcionava (e ainda funciona) por limite de peso, como já expliquei nesse post: clique aqui.

A idéia principal dessa nova regra da ANAC é baixar os preços das passagens aéreas, como já acontece em alguns países por aí, tendo o passageiro que pagar determinado valor, que será considerado pelas Cias Aéreas, caso levem bagagens a serem despachadas.

Todas as taxas deverão estar expressas e discriminadas na hora da compra.

Além de outras mudanças importantes, houve também o aumento do limite de peso para a bagagem de mão (que é a que você leva de forma gratuita dentro do avião) – de 5 kg subiu para 10 kg (bora levar mais bereguetes com a gente e despachar menos…rs.).

Detalhe importante: essa regra á válida para as passagens compradas a partir do dia 14 de março de 2017. Caso você compre uma passagem, por exemplo, ainda esse mês (dezembro de 2016), para viajar em maio de 2017, a regra válida é a de agora, ou seja, sem pagamento extra pelas bagagens despachadas.

A pergunta que não quer calar: será que os preços das passagens aéreas serão baixados? Torcemos que sim mas  teremos que esperar para ver o efeito prático disso tudo.

E você? O que achou dessa mudança?