Viagem de navio e o treinamento de segurança aos passageiros

Você sabia que antes do navio partir a gente tem que fazer um treinamento de segurança a bordo?

Sabe aquela atenção básica e especial aos comissários antes do avião decolar?

Então… nas viagens de navio também tem isso…

Sim, claro, pois faz parte da segurança, sendo obrigatória a participação de todos no treinamento.

Como é o treinamento de segurança nas viagens de navio?

Normalmente os navios partem dos portos por volta das 17 hs ou 18 hs aproximadamente.

Um pouco antes desse horário, todos os navegantes são chamados pelo alto falante do navio e convidados a irem a sua cabine, pegar o colete salva vidas (sim, eles estão ali localizados), para participar do tal treinamento de segurança.

Eu disse “convidados” mas não, a participação de todos é obrigatória e os tripulantes ficam nos corredores do navio a “caça” para a participação.

Com o colete em mãos, bora para o lugar (ponto de encontro pré determinado) aprender como colocar o colete salva vidas e suas funcionalidades no caso de uma emergência.

As pessoas são agrupadas por deck, no tal ponto de encontro (teatro, bares, parte externa, etc.), que normalmente está informado no seu cartão de bordo e ali tem uma aulinha rápida do que fazer em caso de “pane a bordo”.

treinamento de segurança
treinamento de segurança a bordo do navio

Foto: canal do porto de santos

O treinamento em si não demora mais do que 10 minutos. O que demora é a chegada de todos os passageiros ao ponto de encontro para o início disso tudo.

Curiosamente, durante a travessia que fiz com o Monarch, teve uma outra chamada durante a viagem para reunião no ponto de encontro, mas só, sem necessidade de se apresentar ali com o colete, porém, normalmente o treinamento de segurança é um só e acontece, como eu disse, antes do navio partir do seu porto de embarque.

Antigamente dava para “fugir” desse treinamento (consegui algumas vezes) mas hoje não, sendo controlado de forma rígida pela tripulação a participação de todos.

É lei galera, estando todos sujeitos ao atendimento.

Sinais sonoros no navio

Além do treinamento de segurança a bordo obrigatório, na nossa cabine é deixado um manual com demais explicações sobre a segurança de uma maneira geral, onde podemos achar por explicado, inclusive,  sobre os sinais sonoros que podem ser emitidos durante a viagem e seu significado.

Vamos entender também um pouco sobre os sinais que existem e o que eles significam.

2 TOQUES LONGOS – EMERGÊNCIA DE INCÊNDIO

Se você detectar um incêndio, ative o alarme imediatamente ou avise a qualquer pessoa da tripulação.

7 TOQUES CURTOS SEGUIDOS POR 1 TOQUE LONGO – EMERGÊNCIA GERAL A BORDO

Se ouvir esse sinal vá para a sua cabine e coloque o seu colete salva vidas, seguindo as instruções do pessoal da tripulação, dirigindo-se a eventual ponto de encontro (onde demais instruções serão passadas a todos).

3 TOQUES LONGOS – EMERGÊNCIA HOMEM AO MAR

Se você presenciar uma pessoa caindo no mar jogue imediatamente um salva vidas para ela e grite: “homem ao mar” – para que o pessoal da tripulação tome as providências necessárias.

É sempre importante saber sobre a segurança a bordo

Apesar dessa segunda chamada para o treinamento de segurança que citei acima, que aconteceu durante a minha travessia para a Europa, nenhum outro sinal foi emitido em nenhuma viagem que eu fiz, assim como não será em nenhuma de vocês mas, conhecer um pouco mais sobre o assunto não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Portanto minha gente, bora entender sobre a segurança a bordo um pouquinho, fazendo o treinamento e lendo as instruções que são deixadas na nossa cabine, por mais que a ideia não seja se utilizar dela durante a viagem.

E bom voyage a todos!!!

Salve essa ideia no seu pinterest:

Viagem de navio e o treinamento de segurança
Viagem de navio e o treinamento de segurança

E bora dar um play no vídeo para assistir comigo:

Compartilhe este post:

Deixe um comentário