Quer dica de passeios indispensáveis em Lisboa?

Navegou até o lugar certo…

Neste post vou fazer um “pout pourri” dos lugares indispensáveis a se conhecer na cidade de Lisboa, sendo 16 dicas do que se fazer por lá.

É claro que os lugares indicados abaixo não são os únicos, porém, os que considero indispensáveis sim.

OBS: maiores explicações dos passeios/lugares indicados serão dadas em posts específicos, que conforme eu for publicando, eu vou linkando aqui ok?

Bora lá…

1- Praça Marquês do Pombal – é uma importante e conhecida praça em Lisboa, com o monumento a Marquês de Pombal, que foi inaugurado em 1934. O Marquês de Pombal, ou Conde de Oeiras, foi Sebastião José de Carvalho e Melo, um nobre e diplomata, além de secretário do Reino de Portugal de D. José I.

Praça Marquês de Pombal - Lisboa

Praça Marquês de Pombal – Lisboa

2- Praça do Comércio – é uma das maiores praças da Europa e fica a beira do Rio Tejo, que antigamente – século 16 – era o Terreiro do Paço, onde estava o Palácio da Ribeira de D. Manoel I.

3- O Arco Triunfal da Rua Augusta – cartão postal de Lisboa, é a entrada da cidade baixa e está localizado na Praça do Comércio e sai direto na Rua Augusta, que hoje em dia é um burburinho do comércio.

Arco Triunfal - Lisboa

Arco Triunfal – Lisboa e lá atrás a Praça do Comércio

4- Castelo de São Jorge – E salve Jorge!!! Santo do exército português, por isso recebeu esse nome. Foi construído para proteger a cidade dos romanos no século 14 a mando de D. João I.

Castelo de São Jorge em Lisboa

Castelo de São Jorge em Lisboa

5- Elevador Santa Justa – é um monumento localizado na baixa Lisboa, valendo a pena uma subida para se apreciar a vista lá de cima.

Elevador Santa Justa - Lisboa

Elevador Santa Justa – Lisboa

6- Museu do Azulejo – passeio também bastante conhecido lá, apesar de menos procurado que outros, rendendo a visita, além da linda decoração do lugar em ajulejo, um pouco da história e de sua representação ao povo português,.

7- Monumentos históricos pela cidade inteira – faça um tour pela cidade de Lisboa, que para cada canto que você olhar vai se deparar com um monumento rico em história para conhecer ou se recordar.

8- Monumento dos Descobrimentos – ou Padrão dos Descobrimentos, também localizado no bairro de belém e a margem do Rio Tejo, erguido para homenagear as figuras históricas portuguesas ligadas aos descobrimentos pelo mundo. Poderia deixar o Padrão dos Descobrimentos como incluído no item acima, mas como estamos intimamente ligados a ele, achei que valia a pena a destacada.

Monumento dos descobrimentos - Lisboa

Monumento dos descobrimentos – Lisboa

9- Ponte 25 de abril – está sobre o Rio Tejo, ligando Lisboa a cidade de Almada. Já foi considerada a 5ª ponte mais alta do mundo.

Ponte 25 de abril - Lisboa

Ponte 25 de abril – Lisboa

10 – Mosteiro dos Jerônimos – incrível arquitetura na obra erguida em 1496, por vontade de D. Manoel I, para perpetuar a memória de D. Henrique. O Mosteiro está localizado no bairro de Belém.

Mosteiro dos Jeronimos - Lisboa

Mosteiro dos Jerônimos – Lisboa

11- Pasteis de Belém – o tradicional e desde 1837. O local é super concorrido, com fila na porta mas imperdível de estar lá e não degustar da gostosura doce, que é um espetáculo. Comi meia dúzia e levei mais meia para “casa”. Site oficial: Clique aqui para saber mais.

Pasteis de Belém - Lisboa

Pasteis de Belém – Lisboa

12- Torre de Belém – está a margem do Rio Tejo e é um monumento lindo e ícone arquitetura do reinado de D. Manoel, que foi construída com a função de defesa da barra. Clique aqui e saiba mais.

Torre de Belém - Lisboa

Torre de Belém – Lisboa

13- Mercado da Ribeira – é uma grande praça de alimentação abrigada num prédio histórico, com inúmeros restaurantes para todos os gostos. Local também bastante visitado pelos touristas.

14- Parque das Nações – é uma área moderna em Lisboa e que foge de sua arquitetura trivial e histórica, tendo sido construído para a exposição da Expo 98.

Parque das Nações - parte moderna de Lisboa

Parque das Nações – parte moderna de Lisboa

15- Teleférico – aproveite a ida ao Parque das Nações e pegue o Teleférico de lá. Trecho curtinho mas com uma vista bastante interessante dessa parte moderna da cidade.

Teleférico em Lisboa

Teleférico em Lisboa

16- Oceanário de Lisboa – já contei sobre ele nesse post e considero um dos passeios indispensáveis em Lisboa, tamanha lindeza dos oceanos que está ali retratada.

Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa

Gostou das ideias?

E você? O que considera indispensável de se conhecer em Lisboa?

 

Please follow and like us: