Edição de fotos? Impossível não curtir…

Eu particularmente adoro a brincadeira e concordo que edição faz toda a diferença, apesar de confessar que não tenho muita paciência para usar vários aplicativos para editar uma só foto, como muitas outras pessoas fazem. Ao contrário, quando cismo com um aplicativo eu edito as minhas fotos tão somente nele.

Normalmente as minhas fotos – que vocês veem em posts ou redes sociais – foram tiradas com o celular (iphone 7 no momento) sendo que eu também edito “só” pelo celular. É verdade que o tamanho da tela dos smartphones não se compara com a do computador, porém, acho mais prático dessa forma.

No final da edição eu curto o resultado das minhas fotos, por mais que eu tenha tirado com a câmera do celular e/ou usado só um aplicativo de edição.

Mas afinal, quais são os aplicativos?

Simbora a eles…

1- FACETUNE – aplicativo que possui uma versão gratuita e outra paga, mas a opção grátis já se presta bem ao fim da edição de fotos.  Com inúmeras opções de filtros você pode brincar bastante e testar qual deles você mais gosta nas suas fotos. Além disso retoques na pele podem ser aplicados, como suavizar um pé de galinha por exemplo (o que não é o meu caso, é claro!!! rs). É um app que eu acho que realmente vale a pena, tanto a versão gratuita, quanto a paga.

Facetune - app para edição de fotos

Facetune – app para edição de fotos

2- SNAPSEED – eu estava usando muito o Snapseed antes de mudar o meu queridinho do momento – mais abaixo vocês vão saber qual é – mexia bastante nele nas curvas (cores). Também é um aplicativo grátis e fácil de usar e que garante uma boa edição final.

Snapseed - app para edição de fotos

Snapseed – app para edição de fotos

3- VSCO – a interface desse aplicativo não tão simplificada assim mas muita gente gosta e indica o VSCO como um aplicativo para edição de fotos e que também é gratuito. Com muitas opções de filtros e outros recursos muito bons.

VSCO - app para edição de fotos

VSCO – app para edição de fotos

4- PHOTOSHOP MIX – o próprio nome já sugere que o app é bacana e isso pelo seu tradicional Photoshop, só que na versão mobile, grátis e com recursos diversos. Vários filtros também bacanas e diferentes, recortes e lógico com todos os recursos de brilho e contraste.

Photoshop Mix - app para edição de fotos

Photoshop Mix – app para edição de fotos

5- LIGHTROOM CC – definitivamente é esse o meu queridinho do momento – chegamos até ele. Aplicativo para edição de fotos também gratuito e muito fácil de manusear, intuitivo e prático, dispensando, para mim, qualquer outro – a não ser o facetune caso você queira fazer algo mais específico, como alterar a cor da sua pele. O app te oferece uma gama de possibilidades de edição e o resultado final é fantástico, foto profissional, tenha ela origem no seu celular ou em qualquer outra câmera.

Lightroom CC - app para edição de fotos

Lightroom CC – app para edição de fotos

Abaixo uma foto de Paris “antes e depois” tirada com o celular e editada tão somente no Lightroom CC:

Paris - Antes e Depois - edição de fotos

Paris – Antes e Depois – edição de fotos

Baixe um deles e teste a brincadeira… só mexendo é que você vai se tornar craque nisso.

Mas e como eu edito as minhas fotos?

Os filtros aplicados em cada foto vai do gosto de cada um. Tem gente que gosta da foto mais rosa, outros mais amarela, clara, escura e assim por diante…

Eu não uso o mesmo filtro em todas as fotos, na verdade eu não uso filtro, fazendo de forma manual a edição de cada uma delas – a não ser alguma foto específica que eu queira deixar com uma cara “X”, tipo preto e branco ou vintage que não tem erro, mas mesmo assim alterar um pouco o brilho/sombras pode valer a pena.

Também pode ser que você pegue uma foto e ache que não precisa editar e isso é verdade, as vezes não precisa mesmo pois a luz do dia ajudou naquele click, porém (entretanto, contudo, todavia…) tente editar mesmo assim, ainda que você mexa só um pouquinho na foto… você vai ver que fará uma diferença no resultado final.

Essa foto de Paris, por exemplo, sinceramente eu acho que está linda, não precisando de edição – cheguei até a publicar no insta ela de forma original – mas concordamque  a edição deu um “up”?!

Confira no vídeo que fiz para os stories do instagram como foi a edição dessa foto no Lightroom CC:

Outra coisa que eu acho importante falar aqui é sobre os Presets do Lightroom que muitas gente está vendendo na internet.

Mas o que é isso?

São filtros criados por determinada pessoa e que são por isso padronizados, sendo colocados a venda.

Eu gosto disso?

Acho legal mas não concordo que o resultado final da sua fotografia vai ser exato ao filtro comprado e pelo simples fato de que isso vai depender, por exemplo, da iluminação original da sua foto, ou seja, mesmo com um preset específico, muitas vezes você vai ter que alterar alguma coisa (contraste, curvas) para deixar a foto daquele jeito que está no filtro.

Bom galera, essas são as minhas dicas de aplicativos e edição de fotos para ajudar vocês um pouco mais na brincadeira gostosa de colorir um click…

E vocês? Curtiram as dicas? Usam algum desses aplicativos de edição de fotos? Qual vocês mais gostam? Conta pra gente deixando um comentários aqui no blog.

E agora salvem essa dica no seu pinterest para consultar sempre que precisar:

Apps para edição de fotos

Apps para edição de fotos

 

 

Bora viajar com o Top 5 Tour?

É só clicar nos links dos parceiros do blog aqui embaixo, que você acessa os serviços com tranquilidade, não pagando nada mais por isso.

Hospedagem: Booking.com

Seguro de viagem: Seguros Promo

Resumo
Dica de 5 aplicativos gratuitos para edição de fotos
Nome do artigo
Dica de 5 aplicativos gratuitos para edição de fotos
Descrição
Gosta de edição de fotos? Clique e confira dicas de 5 aplicativos gratuitos para quem curte a brincadeira, além de algumas dicas de edição.
Autor
Publicado por
Andrea - Top 5 Tour