Quais os documentos pessoais que são necessários para viajar? Você sabe a resposta?

A idéia desse post, mega simples mas extremamente útil, é concentrar aqui as informações sobre os documentos pessoais aceitos e necessários para o embarque em viagens nacionais e internacionais.

Bora lá conferir:

DOCUMENTOS PARA EMBARQUE NACIONAL
Para brasileiros:
Documento oficial com foto – RG, CNH, carteira expedido por órgão de classe, carteira de trabalho, passaporte nacional, cartões de identificação expedidos pelo Poder Judiciário e Legislativo Federal/Estadual, documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, licenças de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo emitidas pela Anac.
Menores de 18 anos – certidão de nascimento + autorização para viajar (se a viagem for desacompanhada dos pais – de ambos).
OBS: são aceitas cópias autenticadas.
Para estrangeiros:
Passaporte estrangeiro, cédula de identidade de estrangeiro.
DOCUMENTOS PARA EMBARQUE INTERNACIONAL
Para brasileiros:
Passaporte válido – clique aqui e saiba como tirar/renovar o seu passaporte.
Carteira de Identidade Civil (RG) – para viagens com destino a Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Equador, Colômbia e Venezuela.
Menores de 18 anos viajando sem a companhia dos pais – os mesmos documentos + autorização para viajar (se viajando com um deles, é necessária a autorização do outro).
Para estrangeiros:
Passaporte válido com visto consular + cartão de entrada e saída devidamente preenchido. Este cartão de entrada é fornecido pela Cia Aérea ou disponível nos postos de controle.
Para estrangeiros residentes no país de forma temporária ou permanente:
Passaporte válido + cédula de identidade de estrangeiro ou protocolo de pedido de regularização expedido pela Polícia Federal.

Dúvidas? Deixe nos comentários ok?