Medellin é a segunda cidade mais populosa da Colômbia, ficando atrás somente de Bogotá. Com clima ameno e agradável o ano todo, foi lá o foco da história do traficante Pablo Escobar.

Com a chegada à Netflix da série Narcos, cresceu o número de turistas que vão à Colômbia e tem interesse em conhecer lugares por onde ele passou.

Eu particularmente não assisto a série mas meu marido sim e assim como ele várias outras pessoas gostam dessa obra de ficção (que baseado, obviamente, na história real do traficante).

Por causa disso, algumas agências de viagem oferecem aos “touristas” visitas a locais emblemáticos de sua história criminosa.

Entre os passeios estão:

FAZENDA NÁPOLES – há 3 horas de Medellin, hoje é um parque aquático e zoológico, com animais trazidos por ele da África. O local abrigou na época o QG do narcotráfico. Se quiserem, há opção de hospedagem no local.

fazenda-napoles

CEMITÉRIO JARDINES MONTESACRO – onde está o túmulo de Pablo Escobar.

tumulo-pablo-escobar

Lápide de Pablo Escobar

FAVELA PABLO ESCOBAR – foi uma obra erguida com o dinheiro sujo de seus crimes.

CASA MUSEU – visita a mansão que hoje vive o seu irmão Roberto Escobar, podendo os “touristas” interagirem com ele, além de contar com algumas relíquias da época.

Para quem não vai até Medellin, parando em Bogotá, o MUSEU DA POLÍCIA também traz um pouco da história, exibindo a Harley-Davidson por ele contrabandeada.

museu-da-policia

Imagens da internet.

E porque está se falando em turismo polêmico?

Exatamente pelo fato de algumas pessoas dizerem que com isso está se “enaltecendo” a história de um criminoso.

Como disse, não vejo a série e não fiz os passeios, pensando ser uma rota alternativa do turismo e creio que, com suas particularidades, naturalmente, deve ser sombrio e curioso ao mesmo tempo, fazendo um paralelo, nesse momento, à visita que fiz a Alcatraz, famosa prisão de segurança máxima, localizada em São Francisco, na Califórnia, onde estiveram presos criminosos muito perigosos, como Al Capone, por exemplo.

E você? O que acha? Faria esses passeios?