Você comprou a sua viagem dos sonhos para navegar pelo mar do Caribe, passando por lugares paradisíacos e….. de repente, um dos destinos saiu da rota…

O Comandante do navio anuncia que não mais irá parar em “X” lugar como programado e como, óbvio, você comprou a sua viagem…

Mas e aí? O que fazer? Isso e possível?

Sim gente…

Para quem não sabe o Comandante é a autoridade máxima a bordo e por alguma razão decidirá se irá parar ou não em determinado local.

capitao-de-navio

É claro que isso tem que ser justificado, afinal de contas você comprou a viagem da forma inicialmente anunciada e se programou para isso, inclusive com a possibilidade de passeios já adquiridos nesse destino e somente um caso fortuito ou força maior poderá assim permitir a alteração (se você se sentir lesado por alguma razão, naturalmente poderá acionar o Juizado Especial Civil para uma composição).

Normalmente isso acontece por causa das condições climáticas, principalmente em lugares onde não há parada no porto e você chega ao pier do local pelos barquinhos do navio – botes salva vidas.

E inevitável que se o mar estiver mexido não seja possível fazer esse percurso…. e nem mesmo você vai querer estragar a sua viagem criando confusão com o Comandante por causa disso, afinal de contas ele está ali, principalmente, para garantir a segurança de todos a bordo.

Mais de uma vez isso aconteceu comigo… A última foi na viagem que fiz exatamente pelo Caribe….

Essa minha viagem inicial estava programada para parar em Falmouth na Jamaica e, pelas condições do tempo, acabamos parando em Ocho Rios.

Posso dizer que apesar do dia de chuva intensa que me acompanhou em Ocho Rios, como contei nesse post, não sinto que perdi nada por esse novo destino escolhido pelo Comandante.

Portanto, se isso acontecer com você fique tranquilo, não será novidade e você poderá curtir mais, inclusive, o novo local de parada.