Procedimento de desembarque em cruzeiro marítimo, o que rola?

Você sabe?

Já escrevi aqui sobre o procedimento de embarque para a sua viagem de navio e agora é a vez de saber sobre o desembarque em cruzeiro.

Procedimento de desembarque nas viagens de navio

Procedimento de desembarque nas viagens de navio

Como funciona o procedimento de desembarque em cruzeiro (na sua viagem de navio)? 

Sem mistério “touristas”… ocorrendo da seguinte forma:

Na véspera do desembarque

Na noite da véspera do seu desembarque, seja ele aonde for, você receberá em sua cabine etiquetas coloridas (cada deck com uma cor diferente) para colocar nas suas malas.

Receberá também o extrato da sua conta a bordo, com tudo o que foi adquirido com o seu cartão de bordo e lançado no seu cartão de crédito, que habilitado no início da viagem, lembra?

Caso você tenha deixado um valor de caução ao invés de habilitado o cartão de crédito, você deverá comparecer na recepção do navio para acertar a conta – créditos e débitos.

Feito isso e arrumada a bagunça, é solicitado aos passageiros que as malas sejam colocadas para fora da cabine, no corredor mesmo, normalmente até a meia noite, que é o horário em que a tripulação passa para recolher todas as bagagens para o desembarque na manhã seguinte.

Por essa razão, importante: não se esqueça de deixar para fora da mala, levando com você na hora do desembarque, tudo o que for usar ao acordar pela manhã, desde a roupa que vai por, até os produtos de higiene pessoal.

O que fazer na véspera do desembarque, em resumo:

  • colocar etiquetas coloridas na mala;

  • verificar o extrato/conta de bordo;

  • deixar as malas para fora da cabine até a meia noite.

No dia do desembarque

Na manhã do desembarque, também é solicitado aos passageiros que desocupem as cabines, normalmente, até as 7:00 hs., ou seja, na manhã do desembarque você vai ter que madrugar…

Mas ok, coloque o despertador para as 6:00 da manhã (ou antes), se arrume e vá tomar um café, voltando para a cabine apenas para pegar a sua bagagem de mão e escovar os dentes.

Desocupada a cabine, fique nas áreas úteis do navio e atento aos microfones, pois os passageiros são desembarcados por parte, sendo chamados de acordo com a cor da etiqueta da mala que foram deixadas na noite anterior na sua cabine.

É de praxe que os decks mais altos desembarquem primeiro e assim sucessivamente, porém isso não é regra, podendo os passageiros serem chamados apenas pelas cores das etiquetas, sem nenhuma ordem de andar habitado.

O que fazer no dia do desembarque, em resumo:

  • desocupar as cabines cedo;

  • ficar nas áreas comuns do navio e aguardar a chamada para o desembarque;

  • desembarcar.

E em quanto tempo você sairá do navio?

Isso depende, pois atrasos e/ou alguma burocracia pode acontecer quando o navio estiver atracando no porto, o que fará um desembarque mais demorado.

Antigamente todo esse procedimento de desembarque era pior, estando hoje em dia bem mais tranquilo, descendo os passageiros do navio em até 2 ou 3 horas mais ou menos, não que eventualidades não possam acontecer, mas em média é esse o tempo.

Já desembarcado – no armazém

Uma vez desembarcado, as malas estarão em algum lugar fora do navio (armazém) e também serão localizadas pela cor da tal etiqueta.

Malas localizadas e em mãos, bora para casa ou usufruir do destino em que chegou.

Simples não? É isso….

Clique aqui e garanta já a sua viagem de navio.

Dúvidas? Deixe nos comentários que eu respondo.

E bom voyage

Salve este pin para consultar:

O procedimento de desembarque na sua viagem de navio

O procedimento de desembarque na sua viagem de navio

 

CHECK LIST DE VIAGEM – PLANEJE TUDO POR AQUI

Resumo
Viagem de navio: como funciona o procedimento de desembarque?
Nome do artigo
Viagem de navio: como funciona o procedimento de desembarque?
Descrição
Vai viajar de navio? Fique por dentro de como funciona o procedimento de desembarque em cruzeiro marítimo e saiba tudo o que vai acontecer
Autor
Publicado por
Andrea - Top 5 Tour