Viagem de navio: o que é o cartão de bordo e para que serve?

Cartão de bordo em viagem de navio? Sabe o que é?

Vem comigo que eu explico…

Cartão de bordo em viagem de navio
Cartão de bordo em viagem de navio

O cartão de bordo no seu cruzeiro é “tudo”, portanto não o perca por nada desse mundo…

Mas como assim?

O cartão de bordo é isso mesmo, pois serve como sua identidade a bordo, dinheiro e chave da cabine.

Não sei se todos sabem mas não gira dinheiro em espécie dentro do navio e por causa disso o sistema utilizado para o pagamento de todo o seu consumo é o cartão de bordo, que tem a cara de um cartão de crédito qualquer.

Cartão de bordo em viagem de navio - frente
Cartão em viagem de navio – frente
Cartão de bordo em viagem de navio - verso
Cartão em viagem de navio – verso

Cartão para pagar o consumo?

Não está tudo incluído no preço pago pelo cruzeiro?

Eu já fiz um post falando sobre o que está incluído no preço da sua viagem e na grande maioria dos cruzeiros as refeições estão – sim – embutidas no valor, mas as bebidas não, salvo “pacotes de bebidas” adquiridos ou o sistema “all inclusive”, que  utilizados por muitos navios.

Portanto, esse consumo será lançado no seu ship card.

Aliás, mesmo com pacotes de bebidas e afins, para o controle do consumo, qualquer pedido de bebida também será lançado nesse seu cartão, mas que nesses casos, logicamente, virá com o ticket zerado para você assinar.

Mas não só as bebidas, todo o consumo a bordo será registrado ali, desde compras nas lojinhas até o dinheiro gasto no Cassino.

O cartão de bordo vem junto com os vouchers do cruzeiro?

Não. Você estará com o seu cartão em mão apenas no momento do embarque.

Na hora do check in você terá que ceder um cartão de crédito à Cia Marítima para garantir o pagamento de seus gastos a bordo – ou então depositar uma quantia em dinheiro que servirá de caução e para a mesma razão.

Feito isso, o cartão de bordo será dado a você e os valores gastos serão debitados automaticamente no seu cartão (ou descontados do valor da caução) ao final da viagem.

Mas não para por aí…

O cartão como identidade e chave da cabine

O seu cartão de bordo também é a sua identificação ao descer e subir do navio durante as paradas, além de ser a chave da sua cabine.

Veja pelas fotos que nele consta o seu nome, data do seu cruzeiro, número da cabine, localização, além de conter informações sobre a sua mesa e turno do jantar.

Portanto, nunca saia da cabine sem ele, seja para ir à piscina, seja para dar uma volta em terra quando o navio estiver ancorado.

Dúvidas esclarecidas?

Quer viajar de navio? Clique aqui e confira as opções.

Que tal agora salvar essa dica no seu pinterest e consultar sempre que precisar?

O que é e para que serve o cartão de bordo na viagem de navio?
O que é e para que serve o cartão de bordo na viagem de navio?

Compartilhe este post:

15 comentários em “Viagem de navio: o que é o cartão de bordo e para que serve?”

    • rsrsr…é verdade, praticamente tudo está embutido no valor pago na viagem… Fico feliz que tenha gostado do post e obrigada pela visita.

      Responder
  1. Não fazia ideia que existia um cartão para tudo no navio. Nunca fiz um cruzeiro. Sem dúvida fica mais prático para pagar tudo, acessar e se identificar. MAs como você disse: não perca o cartão!!!!!!!!

    Responder
  2. Acho uma maneira muito prática para pagamento, a questão é termos o controle porque é muito fácil gastar né? Fizemos 2 cruzeiros em família autorizamos os meninos a usarem os cartões deles também, conversamos sobre os limites e eles não nos deram trabalho quanto a isso. Foi uma forma até de ‘educá-los’ quanto a gastos numa viagem.

    Responder
    • Sim, controle é bastante importante, sem dúvidas e que bacana que esse sistema ter acabado por “ajudar” na educação dos filhos né? Sempre é bom…

      Responder
    • Oi Camila…
      É bem prático mesmo…
      Como todo documento pessoal e, no caso, cartão de crédito e etc, deve ser comunicada a perda imediatamente no balcão de administração/informação do navio, para que haja o cancelamento do perdido (que possui a respectiva identificação em tarja) e lhe seja providenciado um novo.

      Responder

Deixe um comentário