É galera…

Aqui no litoral de São Paulo também tem uma estrada que beira a costa brasileira, tipo Highway 1 na Califórnia, saca?!

Quem está afim de conhecer praias lindas com lugares aconchegantes, que tal pegar a Rio – Santos?

Para quem não sabe, apesar do nome “Rio – Santos” (BR 101), a estrada não liga a cidade de Santos ao Rio de Janeiro e sim Guarujá ao Rio, com mirantes e praias por todo o caminho, valendo muito uma viagem de carro por lá.

Apesar de morar em São Paulo e ir bastante para o litoral norte, fiz essa viagem de carro, por todo o percurso, uma vez e partindo do RIO DE JANEIRO até chegar em SANTOS. Para chegar a SANTOS você pode pegar a estrada Piaçaguera, que liga as duas cidades – SANTOS e GUARUJÁ – ou atravessar de balsa e, óbvio, como a ideia da viagem é apreciar a vista, bora pelo mar né?!

Falarei do percurso contrário, ou seja, saindo do GUARUJÁ para chegar ao RIO, mas a viagem vale a pena seja do RIO ao GUARUJÁ/SANTOS ou de SANTOS ao RIO.

Abaixo o mapinha para facilitar:

rio-de-janeiro-santos

Logo que você entra na BR 101 – Rio – Santos – a vista não é tão interessante assim e o primeiro destino é BERTIOGA, que faz parte da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Quem nunca ouviu falar do famoso pastel do Trevo? Pasteis enormes que ficaram mais conhecidos quando da visita de Ana Maria Braga no local, que, lórrrrico, super aprovou a gostosura….

A praia logo na sequencia é a RIVIERA DE SÃO LOURENÇO, que é um bairro do Município de Bertioga. Se quiser aproveitar para parar, além da praia, há um shopping center por lá….

Continuando… chega-se a BARRA DO UNA, já no Município de SÃO SEBASTIÃO. Alguns dizem que é a praia mais bonita do Estado de São Paulo.

Saindo de BARRA DO UNA é que o visual da viagem começa a ficar mais bacana.

Até chegar ao centro de SÃO SEBASTIÃO, passa-se pelas praias da JUREIA, JUQUEÍ – que é uma praia com grande extensão de areia e bastante indicada para familia – CAMBURÍ, PRAIA PRETA, BARRA DO SAÍ, BOIÇUCANGA, a super famosa e badalada praia de MARESIAS, TOQUE TOQUE GRANDE e PEQUENO e BAREQUEÇABA.

O visual por todo esse trajeto é master people….de um lado o verde da mata e do outro o azul do mar…. Pode parar para bater foto (eu deixo!!!)….

Após BAREQUEÇABA está o centro de SÃO SEBASTIÃO e bem a sua frente está ILHABELA, por onde eu, particularmente, sou apaixonada (é só pegar a balsa em SÃO SEBASTIÃO e dar uma esticadinha até lá).

Depois de SÃO SEBASTIÃO vem CARAGUATATUBA, UBATUBA e???? Welcome to Rio !!! Chegamos em PARATY, com seu centrinho antigo e ruas de paralelepípedos enormes… puro charme, gostoso mesmo!

Um pouquinho mais a frente está ANGRA DOS REIS, MANGARATIBA e, enfim, o RIO DE JANEIRO.

Porque não tirar uma semaninha para fazer esse passeio? Sim, 7 dias são suficientes.

Escolha de 2 a 3 praias para se hospedar pelo caminho e bora…

Todas as praias contam com inúmeras pousadas super gostosas. Garanto que vão aprovar o passeio. Eu super chancelo!!!

E você? Conhece o litoral norte de são Paulo? Qual praia mais gostou?

Pine essa ideia:

Conhecendo o litoral norte de São Paulo pela Rio-Santos

Conhecendo o litoral norte de São Paulo pela Rio-Santos