imagem: dicas da califórnia

Já escrevi muita coisa sobre viagem de navio, inclusive sobre o que, normalmente, está incluído no preço da viagem.

Mas um tema que gera muita dúvida nos navegantes são as gorjetas, certo?

Afinal, temos que dar gorjetas aos tripulantes que nos atendem (muito bem, por sinal), ou não?

Não se pode negar que as gorjetas representam boa parte da remuneração do pessoal do navio e, diferente do que muitos pensam, NÃO é obrigatória.

Faz parte você querer (ou não) gratificar quem lhe atendeu bem durante a sua viagem e uma forma de fazer isso é dando gorjeta.

E como funciona esse sistema de gorjeta?

É bastante variado de Cia para Cia Marítima. Existem ao menos 3 formas clássicas de se cobrar/pagar as gorjetas:

  • valor da gorjeta já embutido no preço da viagem;
  • deixar a quantia em dinheiro dentro de envelopes, que são deixados na cabine no último dia do seu cruzeiro;
  • débito direto no cartão como serviço de bordo.

Normalmente as gorjetas são dadas aos Camareiros (que arrumam a nossa cabine todos os dias), Chefe do Camareiros, Garçons e seus Assistentes (que atendem no restaurante também durante toda a viagem – sim, eles serão fixos pois sua mesa será fixa)… mas é claro que você pode distribuir uma gratificação para o navio inteiro se quiser…

O valor médio, por dia, que se calcula para as gorjetas é:

Camareiro e Garçom: U$ 4,00;

Assistente de Garçom: U$ 2,00;

Chefe dos Camareiros e Garçons: U$ 5,00.

Porém, como eu disse, é uma escolha sua, sendo os valores acima apenas SUGERIDOS pelas Companhias de viagem, quando não já embutidos no preço.

Qual o momento para se dar as gorjetas?

No caso do valor embutido no preço – ok, já foi tudo pago no momento da compra do seu pacote de cruzeiro.

Quando em envelope – o momento é o último dia da viagem – na sua cabine, serão colocados envelopes a disposição para esse fim.  Caso você opte por dar gorjeta, basta colocar o valor sugerido (ou qualquer outro) dentro desse envelope (em dinheiro) e direcionar à pessoa.

Se o valor for cobrado como serviço de bordo – ficar atento ao seu extrato de consumo dentro do navio, pois você pode não concordar com a cobrança ou mesmo com o valor, que é debitado dia a dia. Nesse caso, terá que sinalizar na recepção do navio para cessar a cobrança, ou diminui-la.

Sempre digo para tirar todas as suas dúvidas antes de viajar e essa é uma delas e bem pertinente.

Questione sobre o sistema de gorjetas quando adquirir o seu pacote de cruzeiro. É o melhor que se pode fazer para ficar por dentro de tudo e nada estragar a sua viagem…

Imagem principal do post: queconceito.com.br

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