A volta das bagagens despachadas gratuitas – Será?

Será que vão voltar as bagagens despachadas gratuitas?

Nessa semana foi aprovada pela Câmara dos Deputados uma medida que traz de volta a possibilidade de você viajar de avião com, além da mala de mão, uma bagagem despachada de forma gratuita.

bagagens despachadas gratuitas
bagagens despachadas gratuitas

Relembrando o que aconteceu com as bagagens despachadas

Para quem não se lembra, até o ano de 2016 – isso mesmo – 2016 – todo o viajante poderia embarcar num voo aqui no Brasil, em destino nacional ou internacional, com a possibilidade de despachar uma mala de forma gratuita.

Se o voo fosse nacional o peso permitido para essa bagagem despachada era de até 23 kg, enquanto o internacional permitia até 30 kg.

Além disso, de forma gratuita também, naturalmente, era permitido você viajar com uma bolsa e uma mala de mão para levar com você dentro da aeronave.

Chegando no aeroporto, no balcão de check in das Cias Aéreas, a bagagem era pesada e caso o peso da mala ultrapassasse o permitido, era cobrada uma taxa extra do viajante.

E então, em 2016 veio a lei que acabou com tudo isso, permitindo ao viajante embarcar no avião, de forma gratuita, APENAS com uma bolsa e/ou mala de mão de até 10 kg.

Qual a finalidade de retirar a gratuidade da bagagem despachada?

A ideia inicial dessa lei era ter uma diminuição no preço das passagens aéreas, já que as Cias Aéreas não teriam mais “tanto peso para carregar” nos aviões durante as viagens (o peso das malas aumenta o gasto das aeronaves).

Caso o viajante despachasse alguma mala, pagaria por isso e recomporia o gasto extra das Cias por isso.

E é isso que está valendo até os dias de hoje.

Qual o resultado prático dessa lei?

E qual o resultado disso?

O que já prevíamos = NÃO HOUVE DIMINUIÇÃO NO VALOR DE QUALQUER PASSAGEM AÉREA.

Sabemos que passamos por pandemia, mas mesmo antes disso, lá em 2016 , nenhum valor mudou.

Pelo contrário, com a inflação tudo aumentou, ainda mais por causa do período que passamos – ainda estamos na verdade – e isso não seria diferente com as passagens aéreas.

Nova medida para as bagagens despachadas gratuitas

Por causa disso, por não ver resultado prático na ideia inicial, uma medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados prevendo a volta das bagagens despachadas gratuitas, da forma como era antes.

A medida foi para o Senado, que também aprovou o texto, voltando para a Câmara para nova apreciação, indo depois para sanção ou veto do Presidente da República para passar a valer.

Achei interessante a ideia já que o objetivo não foi atingido, agora a pergunta que ainda fica no ar é: será que isso não vai fazer aumentar o preço das passagens, embutindo as Cias Aéreas o valor das bagagens despachadas de “forma gratuita” nesse valor?

Resta aguardarmos para ver se essa medida, primeiramente, vai ser aprovada para depois vermos na prática o resultado de tudo isso…

E você? O que acha? Gostou da ideia das bagagens despachadas voltarem a ser de forma gratuita? Acha que isso que isso vai encarecer as passagens aéreas? Conta pra gente o que você acha pelos comentários do blog.

Salve essa dica no pinterest:

mala despachada gratis
bagagens despachadas gratuitas

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário