Alguém já pensou nisso? Alguém já passou por isso?

Afe……doi só de pensar, fala sério?!

E pensando nessa situação dolorida que sim, pode acontecer com qualquer um, resolvi postar sobre o que fazer se isso acontecer durante a sua viagem.

Antes de qualquer coisa, sempre recomendo que todos tenham uma cópia de tudo nas viagens, passagens aéreas, cartões de crédito e, principalmente, os nossos documentos… não custa nada levar um backup, em uma xerox ou mesmo bater uma foto e guardar no celular para qualquer emergência (é prudente ser prudente, sempre!).

De qualquer forma, caso você esteja no meio da sua super, mega e planejada viagem e perca seu passaporte (ou tenha ele por roubado), fique calmo e tome as providências devidas.

E quais são elas?

1- Fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia local relatando o ocorrido;

2- Acessar o site Portal Consular para preencher um formulário online de solicitação de passaporte;

3- Levar o BO e o formulário ao Consulado Brasileiro ou Embaixada do país aonde você estiver;

4- Aguardar a emissão do novo passaporte – de 7 a 10 dias úteis. Caso não possa aguardar pela nova emissão, por estar com passagem de retorno ao Brasil marcada para esse meio tempo, solicitar a emissão de Autorização de Retorno ao Brasil , que é feita em caráter emergencial, permitindo que você retorne em voo direto para cá. Essa autorização leva, em média, 03 dias úteis para ficar pronta.

Se você tiver outros vistos no passaporte extraviado, infelizmente eles serão perdidos em conjunto…

Ok… E isso custa quanto?

Independentemente da dor de cabeça monstro, o serviço de emissão de novo passaporte pelo extravio tem uma taxa correspondente ao valor do dobro do que custa a emissão do documento aqui no Brasil.

Portanto pessoal, como disse acima, é prudente ser prudente e nisso inclui um cuidado extra na guarda do nosso querido documento de viagens.

E você? Já teve problema com isso? Resolveu de forma rápida? Conta pra gente.

Imagem principal do post: viajando.expedia.com.br